Planejamento minimiza risco de atraso na entrega do imóvel

Planejamento garante eficiência operacional da obra e minimiza risco de atraso na entrega do imóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/08/2010 14:29 Denise Menezes /Estado de Minas
Gerente-geral de obras da Even, Thiago Pedreira explica que a política adotada pela empresa é fundamental para a qualidade e os prazos - Even / Divulgação Gerente-geral de obras da Even, Thiago Pedreira explica que a política adotada pela empresa é fundamental para a qualidade e os prazos

Com o aquecimento dos negócios no mercado imobiliário brasileiro, a construção civil enfrenta dificuldades para cumprir os cronogramas de obras. Em Belo Horizonte e região metropolitana, a situação não é diferente. Há problemas relacionados ao represamento de projetos remetidos à prefeitura para aprovação, à escassez de mão de obra e ao atraso no fornecimento de material. Para driblar os entraves e garantir a entrega ao cliente, no prazo, das unidades compradas na planta, o setor aposta em planejamento.

O planejamento é o primeiro passo para o controle do custo e do prazo de uma obra. Sem ele é impossível evitar os dissabores. Antes de se iniciar a obra é preciso ter em mãos um orçamento, que será referência para o controle dos custos, e histogramas de material, equipamentos e da mão de obra, direta e indireta, que serão necessários em cada etapa da construção, diz o gerente de Contratos da Construtora Atrium, João Batista Carneiro Teixeira.

Leia mais:
Para garantir agilidade, construtoras adotam mais rigor com fornecedoras
Escassez de mão de obra atrapalha bom andamento das obras


Em linha de raciocínio semelhante, o gerente-geral de Obras da Even Construtora e Incorporadora, Thiago Melo Pedreira, informa que nas empreitadas da empresa o macroplanejamento é essencial para desenvolver o roteiro de atividades e garantir o bom funcionamento da obra, com respeito aos prazos. A política que a empresa adota é a de que o planejamento é tão fundamental para a qualidade e os prazos da obra quanto os insumos certificados, assinala.

Já a diretora comercial da RKM Engenharia, Adriana Bordalo, lembra que as construtoras contam com grandes aliados na hora de planejar suas empreitadas: os programas e ferramentas desenvolvidos por meio da tecnologia da informação (TI). A parte pesada das soluções está no planejamento e, para isso, devemos usar alguns programas gerenciais de TI, fornecidos por empresas especializadas, observa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023