É preciso prever com o máximo de exatidão a quantidade e o tipo de material necessário a cada etapa da obra. Essa antecedência facilita o trabalho da área de suprimentos da construtora, que pode negociar melhor prazos e preços, diz o gerente de Contratos da Atrium, João Batista Carneiro Teixeira. Ele observa ainda que é fundamental manter um cadastro de bons fornecedores que já tenham um histórico de negócios com a construtora.
Leia mais:
Planejamento minimiza risco de atraso na entrega do imóvel
Escassez de mão de obr atrapalha o bom andamento da obra
Já a Even Construtora e Incorporadora, informa o gerente-geral de Obras, Thiago Melo Pedreira, está mais rigorosa na seleção de seus fornecedores. Além da qualidade e do preço, a negociação para a entrega de suprimentos leva em consideração a capacidade de produção do fornecedor, explica.
Outra medida tomada pela Even para evitar atraso no abastecimento de material é a compra do mesmo produto de mais de um fornecedor. Antes, se tínhamos, por exemplo, uma obra de 35 mil metros quadrados de construção, contratávamos uma empresa para o fornecimento de um produto ou serviço. Hoje, para uma obra desse porte, nossa demanda é dividida entre três e até quatro produtores, assinala.
Agilidade
A contratação de várias empresas para o fornecimento de um produto ou serviço também foi uma das medidas adotadas pela RKM Engenharia para evitar atrasos no cronograma de obra de seus empreendimentos. De acordo com a diretora comercial, Adriana Bordalo, a empresa investe ainda na agilização do desenvolvimento e aprovação de seus projetos para antecipar a compra de material necessário a cada obra.
Ela admite, no entanto, que, mesmo com todas as medidas preventivas, a empresa, eventualmente, enfrenta problemas gerados com o atraso na entrega de material. Procuramos ter todos os projetos aprovados, definidos e detalhados para a compra do material com antecedência e, em alguns casos, compramos o mesmo produto de mais de um fornecedor. Mas, ainda assim, para determinados produtos, enfrentamos problemas de entrega que podem refletir no atraso no cronograma de obra. No fornecimento de pedra, por exemplo, se começamos a aplicar o produto de uma empresa em um ambiente e a quantidade entregue não é suficiente, nem sempre podemos recorrer a outro fornecedor, porque não encontramos um produto rigorosamente igual, explica.