Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter22 de outubro de 2010 - Prático, barato e moderno. Não é sempre que essas três características se combinam assim tão fácil, mas é exatamente essa a definição dos especialistas para o piso feito com cimento queimado. E quem imagina que essa é uma proposta apenas para o quintal ou para ambientes abertos, pode ficar surpreso: piso de cimento é uma ótima opção para dentro de casa, pois deixa os cômodos com um ar de requinte.
Veja imagens de cômodos com piso de cimento queimado
A engenheira e designer de interiores Thaís Donato destaca que as pessoas costumam gostar desse tipo de piso principalmente por causa do seu aspecto clean. Ele tem pouca informação e passa uma sensação de limpo, afirma. Mas o fato de ser um piso aparentemente discreto não significa que ele seja simples. Ele dá um ar sofisticado ao local e propicia uma visão moderna e contemporânea, ressalta Donato.
Pano e água são suficientes para deixar o piso de cimento queimado limpo. Nada de longas varreções, cera ou outros métodos complicados. Segundo a designer, até pode-se utilizar produtos de limpeza na hora de limpar o chão, mas a água sanitária está terminantemente proibida, pois reage com o cimento. Por causa da facilidade de limpeza, esse piso é muito utilizado nas casas de pessoas alérgicas, cometa Thaís Donato.
Apesar de sua praticidade, o piso de cimento queimado precisa ser feito com profissionais especializados. É preciso mão de obra específica, pois se não for feito da forma correta pode gerar problemas como rachaduras, manchas e porosidade, afirma Donato. Ainda assim, a obra ainda sai mais barata que a colocação da maioria dos pisos. Outra opção já oferecida pelas empresas é o porcelanato com o aspecto de cimento. Também é uma boa opção para quem acha o cimento queimado vanguarda demais, diz.