Saiba mais

Conheça alguns estilos mais comuns nos antiquários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/02/2011 17:41 Joana Gontijo /Lugar Certo
Joana Gontijo/Portal Uai/D.A.Press
As antiguidades costumam pertencer a escolas de arte, dentre as quais as mais comuns de serem encontradas são o estilo Luís XV, o vitoriano, o art nouveau e o art déco. Alguns traços são comuns à escolas, e um leigo pode até confundir, já que explicar o que caracteriza cada uma não é tarefa tão simples. Ainda assim, dá para enumerar os principais detalhes notáveis sobre cada movimento artistítico.

Art Nouveau

Movimento característico das primeiras décadas do século 20, aposta em conceitos contemporâneos mas valoriza o trabalho artesanal. Tem ligação com formas orgânicas e tendência simbolista, por isso costuma trabalhar ilustrações da natureza: flores, paisagens. O espaldar de uma cadeira que lembra o tronco de uma árvore, ou um arabesco com motivo natural são características desta escola. Os pés dos móveis muitas vezes são arcados, lembrando as pernas dos animais. Muito simétricos, costumam usar madeira natural, e bastante vidro também, no intuito de denotar nobreza e ostentação.

Art déco

Contemporâneo ao art nouveau, tem forte ligação com a revolução industrial e a arquitetura moderna. Em vez de inspiração orgânica, aposta em formatos geométricos, onde não há predominância de entalhes. A preferência de cores é por preto, prata, cromado, além do vermelho e amarelo, cores fortes. Tecidos lisos, em vez de estampados, ganham espaço em peças singulares - e não em conjuntos combinados. A busca pela simetria, seguindo padrões clássicos, equilibra o peso e a distribuição dos elementos. Ângulos marcados também facilitam o reconhecimento dos objetos em art déco.

Luís XV

Do final do século 18, o estilo Luís XV leva o nome do rei francês do mesmo período. Os móveis costumam ser coloridos, com tons claros, mas que chamam a atenção. Ricos em detalhes, costumam ser móveis grandes, em clima majestoso. O brilho também é marcante na escola, tanto em metais (dourados e prateados), quanto em espelhos e mármores. Os pés curvos, representando patas de animais, e a simetria também aparecem aqui.

Vitoriano


Surgido na metade do século 19, na Inglaterra, teve suas características originais mixadas às culturas locais das colônias para onde foi levado. Móveis de estilo vitoriano no Brasil costumam ser mais escuros e discretos. Fortemente influenciados por motivos religiosos, e inspirados na escola gótica, apostam na simetria como forma de simbolizar a perfeição divina.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023