As designers de interiores Juliana Faria e Amanda Haddad alertam para a atenção que o morador deve ter com o acabamento
Depois da colocação dos eletrodomésticos, é possível ter uma noção mais precisa do espaço disponível no ambiente. Daí, parte-se para a estrutura física dos armários e prateleiras. "Com isso, passamos a ter uma noção mais precisa sobre a capacidade de armazenamento dos produtos que precisamos adquirir", diz a empresária Vânia Laporte. De posse de uma lista do que será estocado, é possível organizar tudo de forma prática e funcional. Para isso, a amiga e também empresária Célia Nunes dá algumas dicas simples que devem ser usadas para organização e manutenção do espaço. "Retire os objetos dos armários, um a um, agrupando-os por similaridades", indica.
A seguir, é preciso limpar bem o móvel com produto indicado ao tipo de material com que ele é fabricado. "Depois, selecione os objetos e produtos por categorias: limpeza de cozinha, de banheiro e de vidros, ceras, lustra-móveis, lavar e passar roupas etc.", explica Célia.
Nesta hora, Vânia diz que é preciso olhar com atenção a data de validade de cada produto, descartando o que estiver vencido. Para isso, é necessário deixar no local um saco de lixo para fazer o trabalho. "Ao armazenar os objetos e materiais de volta nos armários, limpe-os também e lembre-se de que tudo o que usamos mais frequentemente deve ser colocado em local de fácil acesso." Tudo deve ser guardado de volta por ordem de uso e de tamanho, com os produtos enfileirados com os rótulos voltados para frente, indica Vânia. "O excesso de coisas e a desatenção com a manutenção diária da organização acabam em segundos com horas e horas de trabalho", alerta.
ACESSÓRIOS
Guardar itens no local correto depois do uso ajuda a manter tudo sempre em ordem
Para organizar o ambiente sem ter dor de cabeça e facilitar o trabalho no dia a dia, a dica é escolher e deixar à mão um kit com os materiais e objetos mais utilizados, como vassouras, produtos de limpeza e panos. "Devemos, também, adquirir, preliminarmente, os acessórios a serem usados", indica Célia Nunes.
A preparação de um plano de trabalho contendo data, atividades, o horário e o tempo previstos para a execução das tarefas é outra boa dica. A medida evita dificuldades na rotina dos moradores, pois não há jeito de organizar sem desorganizar, com lembra Célia Nunes. "Com o planejamento, nos preparamos para a realização da organização, executada em princípio básico para a melhoria da qualidade de vida."
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação