Cozinha em harmonia

Feng Shui aplicado neste ambiente está relacionado à saúde e riqueza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/07/2011 12:36 / atualizado em 30/07/2011 17:17 Joana Gontijo /Lugar Certo
Uso do Feng Shui ajuda a criar um ambiente saudável que influencia na prosperidade de toda a família - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Uso do Feng Shui ajuda a criar um ambiente saudável que influencia na prosperidade de toda a família

Uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 4000 anos, o Feng Shui (do chinês literal vento e água) começa quando os mestres orientais perceberam que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do Chi, sujeita às várias influências do ambiente que a circunda. Segundo os chineses, certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno podem agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tendem a ser prejudiciais. Daí a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários, seguindo esta interpretação da natureza. De acordo com esta corrente, quando as pessoas buscam o equilíbrio com as forças benéficas naturais, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição. Aplicada à arquitetura, a técnica carrega alguns preceitos que buscam mais qualidade de vida.

Para o Feng Shui, a cozinha representa a base da saúde em uma residência. Por ser o lugar onde se prepara a comida que sustenta o corpo, também é tida como o templo onde se alimenta a alma. Por isso está diretamente ligada à saúde. Soma-se isso a tradição oriental, que considera esse cômodo um símbolo de riqueza. E, para manter as energias positivas nesse espaço, é necessário seguir algumas recomendações básicas de harmonização. Como explica a arquiteta e consultora em Feng Shui Valéria Loureiro, este estudo pode ser aplicado na cozinha com a criação de um ambiente calmo, silencioso, resguardado, e com o correto posicionamento do fogão, pia, geladeira, armários. “A cozinha deveria ser, na casa, o cômodo mais afastado com relação à rua. Ela é um espaço muito importante, porque está ligada à nutrição e à saúde. Além disso representa o elemento fogo, que alimenta a força energética que ativa nossa riqueza. Enfatiza a importância do alimento que comemos e o relaciona ao chi saudável em nossos corpos e, portanto, a uma vida feliz e próspera”.

Veja mais fotos de cozinhas

Para atrair boas energias na cozinha, ela deve ser bem iluminada e, se possível, ser o ambiente mais exposto à luz do sol, continua Valéria. “Cozinhas escuras são deprimentes. Ela nunca deve ser o primeiro cômodo a ser avistado quando se entra em uma casa. A proximidade a qualquer banheiro deve ser evitada. A cozinha também não deve ser pequena demais, porque trará a sensação de dinheiro restrito e limitado”. A consultora em Feng Shui Ana Maria Gonçalves acrescenta que a técnica pode ser aplicada com cores, texturas, layout dos móveis e até mesmo com a utilização de espécies vegetais. Ana Maria esclarece que a cozinha é considerada o coração da casa, por isso deve-se ter uma atenção redobrada com esse ambiente, já que é aí que se recupera as energias e onde também está a prosperidade. “O fogão deve receber um cuidado especial. Com isso, é indicado usar todas as bocas, pelo menos alternando de vez em quando, para fazer com que o dinheiro circule. Também é bom manter o forno sempre limpo, e não usá-lo para guardar utensílios. Ele não pode ser usado como armário”. É fundamental manter a cozinha limpa, organizada, com cada objeto no seu lugar, lembra Ana Maria. Geladeira e armários devem conter alimentos e bebidas dentro do prazo de validade. Uma boa fruteira sobre a mesa, potes de grãos, a cor amarela em panos de prato, toalhas e outros acessórios reforçam a cor regida pela saúde, diz a consultora.

A arquiteta Valéria Loureiro frisa que o fogão é considerado uma das três coisas mais importantes da casa. Portanto: não deve ficar confinado por paredes laterais, nem por armários muito baixos; deve ser localizado tendo atrás de si alvenaria cega e não janela (as janelas trazem instabilidade na boca do fogão, o que gera instabilidade financeira); não deve estar localizado no alinhamento Norte/Sul; não deve estar situado em paredes que possuam atrás de si o elemento água, como por exemplo, máquinas de lavar, vasos sanitários, lavatórios; não deve se posicionar no centro da casa; não deve estar localizado atrás ou sob a cama (situada, no caso, no andar superior); deve ser posicionado de tal forma que permita ao cozinheiro ou cozinheira uma visão direta e clara da porta, sem estar em linha reta com ela. “A pessoa que cozinha jamais deverá ficar de costas para a porta. Tal situação cria circunstâncias que deixam a pessoa vulnerável, sem saber o que acontece às suas costas. Esse fato é relevante, uma vez que a energia e a vibração da cozinha irão influenciar intensamente o alimento que é preparado, cozido e consumido pela família”, orienta Valéria.

POSICIONAMENTO

Ana Maria Gonçalves acrescenta que o ideal é que o fogão não esteja alinhado com a pia e nem com a geladeira, pois estes são elementos opostos. Eles devem estar cada um em uma parede, formando um L, mas, se não houver possibilidade de mudá-los de posição, é importante ter entre eles um vaso de violeta.

Já as pias não devem ficar diretamente ao lado ou em frente do fogão, que representa o elemento fogo e a riqueza, enquanto as pias representam o elemento água, explica Valéria. “A água apaga o fogo, o que afeta a energia necessária para estimular as finanças. Quanto às geladeiras, existem controvérsias: alguns acreditam que elas representem o elemento metal, que diminui a energia do fogo (fogão); outros que elas representam o elemento água. De acordo com estes dois princípios, devem ser tratadas da mesma maneira que as pias. Entretanto, existe uma outra corrente que entende que as geladeiras trazem consigo a força do elemento fogo (motor) e, neste caso, não deve haver preocupação, apenas pelo fato de que, caso a geladeira se posicione à frente do fogão, a pessoa que cozinha ora pega calor (pela frente), ora frio (pelas costas), o que predispõe a doenças. Ralos devem ser evitados debaixo do fogão, pois possuem micro-organismos que resistem à limpeza diária e ficam à espera do calor emanado pelo fogão para se alojarem”.

A boa localização de uma cozinha e de seus componentes ajuda os moradores a se manterem bem organizados com relação às finanças, pontua Valéria Loureiro. E, por outro lado, uma cozinha mal localizada pode trazer complicações financeiras e influenciar negativamente os padrões de alimentação da família. “O Feng Shui quando trabalhado na cozinha significa, além de boas energias, prosperidade e principalmente saúde para os moradores”, completa Ana Maria Gonçalves.

Tags: cozinha

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023