Saiba escolher o melhor modelo de cortina ou persiana

Saber escolher a melhor opção para cada ambiente em casa depende de um bom projeto e da avaliação das propriedades térmicas dos produtos, para garantir o conforto da família

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/08/2011 16:58 Júnia Leticia /Estado de Minas
A decoradora Izabel Felix diz que o estilo do cômodo ajuda a definir o tipo de cortina a ser instalada - Eduardo Almeida/RA Studio A decoradora Izabel Felix diz que o estilo do cômodo ajuda a definir o tipo de cortina a ser instalada

Para quem quer instalar cortinas ou persianas sustentáveis, há uma série de opções que agradam a todos os gostos, como garante o diretor da Ana Luiza Decorações, Luiz Felipe Rodrigues Cornélio. “Temos nas cortinas rolo um leque maior de tecidos, chamados screen, 100% isentos de PVC, sendo que sua principal característica é uma ultracamada de alumínio que reveste o tecido. São os chamados tecidos metalizados.”

Outro produto que segue essa tendência são as cortinas Duette, da coleção Architella, que, devido à estrutura de célula dentro de célula, apresenta grande poder de isolamento térmico. “Possibilitando a redução significativa de custos com ar-condicionado no verão e de aquecimento no inverno. Essa linha tem variedade de texturas, cores e também versões translúcidas e blecaute”, conta Luiz Cornélio.

Já na linha de persianas, em que 97% do alumínio usado nas chapas é proveniente de material reciclado, há as lâminas Thermostop. “Elas são elaboradas para obter baixo índice de absorção solar e garantem melhora três vezes maior às barreiras térmicas quando comparado às convencionais”, explica o diretor da Ana Luiza Decorações.

A designer de ambientes Dênia Diniz confirma a variedade de opções. Segundo ela, há mais de 40 tipos, cores e texturas de telas solares, que podem ser combinadas em três diferentes produtos: cortinas Rollux, painel Europa e Romana Plus. “É importante ressaltar que as persianas horizontais de madeira natural também são reconhecidas como produto sustentável, uma vez que são originadas de matéria-prima de área reflorestada.”

Telas solares horizontais ajudam a dar um ar sofisticado a salas e podem ter cores diferentes conforme o desejo dos moradores - Eduardo Almeida/RA Studio Telas solares horizontais ajudam a dar um ar sofisticado a salas e podem ter cores diferentes conforme o desejo dos moradores
Outra opção apresentada pela designer de ambientes são as persianas horizontais que, por serem basculantes, permitem o controle de entrada de sol, sem escurecer o ambiente. “Criada por Vincent Gerken, na Bélgica, e batizada de Blight – uma mistura de blind (cortina) e light (luz) –, a cortina aproveita a área das persianas para enfileirar em cada lâmina painéis flexíveis de células fotovoltaicas”, diz Dênia. Conforme ela, quando anoitece, a energia armazenada é transferida para o painel eletroluminescente, que converte a eletricidade em luz.

FRESCOR

Persianas de bambu e fibras naturais são outras opções. “A Briz é uma persiana conceito que faz duas coisas ao mesmo tempo. Uma é bloquear o Sol e a outra é refrescar, borrifando água no ambiente. Ela usa tubos cheios de água correndo por baixo da parte inferior da persiana para emitir uma névoa seca no ar”, explica. Segundo ela, como a água evapora no ambiente, ele esfria.

Tags: escolha

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023