Projetos elétricos terão selo inédito de certificação

Iniciativa tem o objetivo de elevar a qualidade das instalações elétricas, reduzindo desperdícios de energia e dinheiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/09/2011 13:33 / atualizado em 01/09/2011 14:18 Joana Gontijo /Lugar Certo
Eduardo Almeida/RA Studio

Um dos aborrecimentos mais comuns na vida de quem vai construir, reformar ou comprar um imóvel são as instalações elétricas. Isso porque, quando mal projetadas, podem causar das mais leves preocupações, como desperdício de energia, afetar o desempenho de equipamentos, podendo até mesmo danificá-los, até as mais graves, como provocar ou potencializar risco de incêndio. Além disso, há gastos com manutenções frequentes em instalações em desconformidade com as normas técnicas, o que contribui também com a ocorrência de acidentes ainda durante a execução das instalações.

Para auxiliar a população a lidar com esses problemas, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG) dedicará um espaço em seu 8º Seminário de Atualização Tecnológica para a discussão do Selo para Certificação de Projetos Elétricos. O evento será realizado no próximo dia 27 de Setembro.

A iniciativa é pioneira no Brasil e tem o objetivo de elevar a qualidade dos projetos elétricos, evitando, além de transtornos aos usuários, possíveis ações judiciais contra projetistas e responsáveis técnicos. A população também ganha a tranquilidade de saber que todo o projeto das instalações elétricas de seus imóveis está de acordo com a norma obrigatória ABNT NBR 5410, que regulamenta os projetos desse tipo no Brasil. A adesão ao selo da Abrasip é voluntária, bastando que o profissional responsável submeta o projeto à avaliação da associação, que emite ao final da vistoria um relatório de conformidade ou não-conformidade.

Todas as avaliações dos projetos para concessão do selo são executadas pela empresa Hilton Moreno Consulting, chefiada pelo engenheiro eletricista de mesmo nome que inclusive participou da formulação da Norma ABNT NBR 5410. Para garantir a transparência em todo o processo, o site da associação publicará todos os projetos que receberem o selo.

A palestra sobre o Selo de Certificação de Projetos Elétricos Prediais será ministrada durante o seminário pelo engenheiro Ítalo Batista, vice-presidente de atividades técnicas da Abrasip-MG. “O ritmo muitas vezes acelerado com que uma edificação é projetada faz com que pontos importantes como as instalações elétricas sejam deixados de lado. Nosso objetivo é reverter essa realidade, beneficiando projetistas, construtores e consumidores”, comenta. Ítalo também adianta que a associação tem planos também para criação de selos de certificação para instalações hidráulicas, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e de telecomunicações.

Diretoria da Abrasip-MG: Carlos Alexandre de Freitas, vice-presidente de relações institucionais; Ítalo Batista, vice-presidente de atividades técnicas; Marcelo Dicker, presidente; Normando Alves, vice-presidente de recursos associativos e de comunicação; Breno Assis, vice-presidente administrativo e financeiro (da dir. para esq.) - Fábio Ortolan/Divulgação Diretoria da Abrasip-MG: Carlos Alexandre de Freitas, vice-presidente de relações institucionais; Ítalo Batista, vice-presidente de atividades técnicas; Marcelo Dicker, presidente; Normando Alves, vice-presidente de recursos associativos e de comunicação; Breno Assis, vice-presidente administrativo e financeiro (da dir. para esq.)
De acordo com padrões técnicos internacionais, a energia desperdiçada nas residências brasileiras por causa de instalações elétricas mal feitas equivale ao dobro do nível considerado normal. Um estudo do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP também revela que as perdas chegam a 2,25% do consumo, sendo que o valor aceitável é de 1,23%. Isso representa um custo anual de mais de R$ 40 milhões.

Geralmente, os problemas ocorrem em fios e cabos de cobre e também em alguns componentes elétricos da instalação, como tomadas e interruptores. Um dos motivos disso são os projetos feitos em desacordo com a Norma ABNT NBR 5410.

O Seminário de Atualização Tecnológica da Abrasip-MG ocorre anualmente em Belo Horizonte, reunindo os mais diversos profissionais da área de instalações prediais, com o objetivo de discutir os principais fatores que influem na vida útil das construções. A programação da 8ª edição trará palestras a respeito de temas como sistemas de segurança privada, novas tecnologias em kits hidráulicos, isolamento acústico, entre outros. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MG) e Sociedade Mineira de Engenheiros (SME).

Serviço:
8º Seminário de Atualização Tecnológica da Abrasip-MG

27 de Setembro, das 8h às 18h30, no auditório João Camilo Penna, na FIEMG (Av. Contorno, 4.520, térreo – Funcionários). 30,00 para os colaboradores de empresas associadas Abrasip-MG; R$ 50,00 para não associados. Mais informações pelo site www.abrasipmg.com.br, ou pelo telefone (31) 3324-2702

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023