Soluções para qualquer espaço

Cada canto da casa ou apartamento pode ser aproveitado para montar um pub ao estilo do morador. Especialistas ensinam como reutilizar móveis já existentes e planejar o local

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/09/2011 21:10 / atualizado em 20/09/2011 15:55 Júnia Leticia /Estado de Minas
Para a engenheira civil Izabel Souki, um pequeno espaço foi suficiente para abrigar seu home pub num apêndice da sala de estar - Eduardo Almeida/RA Studio Para a engenheira civil Izabel Souki, um pequeno espaço foi suficiente para abrigar seu home pub num apêndice da sala de estar

Agora que você já conhece um pouco mais do home pub e como ele pode favorecer o convívio social, é só partir para a verificação de onde e como instalá-lo em casa. Mas, se antes mesmo de pensar em definir isso, achar que o orçamento não comporta ter um pedacinho da atmosfera britânica no lar, saiba que há opções diferentes para cada bolso. O uso da tecnologia disponível hoje permite a criação de home pubs aconchegantes e eficientes, com vários tipos de orçamento. “Não há um tamanho mínimo necessário para se tê-lo. Para cada espaço existem soluções arquitetônicas adequadas”, comenta o arquiteto Cioli Stancioli.

A decoradora Janice Lacerda diz que depende do espaço que cada um tem em casa e que pode ser otimizado. “Às vezes, até em um vão embaixo da escada podemos criar esse ambiente”, explica. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes na hora de escolher o local. “Não é indicada a exposição das garrafas à luz direta do sol, pois isso pode alterar o sabor e a cor do seu conteúdo, em alguns casos, até levando à sua deterioração”, alerta.

A arquiteta e urbanista Mara Starling é da mesma opinião. Segundo ela, não existe uma dimensão mínima estipulável, sendo que tudo dependerá de como o espaço disponível poderá ser aproveitado. “Obviamente, se for muito restrito, o programa de necessidades, ou seja, o conjunto de atividades que os moradores desejam que ali ocorra, deverá se reduzido. Nesse caso, apenas uma mesa pequena com bancos altos e um móvel para guardar as garrafas de destilados e taças seria o suficiente”, exemplifica.

Para a engenheira civil Izabel Souki, 1,10m x 2,20m foram dimensões suficientes para abrigar seu home pub, que fica em um apêndice da sala de estar que estava com pouco uso. “Era um lugar totalmente perdido, um nicho que tinha umas prateleiras de vidro. Mas pode ser feito embaixo de escadas, enfim, em qualquer pedacinho. Usando a criatividade, é possível transformá-lo”, diz.

Para a arquiteta Ana Paula Paolinelli, de 3 metros quadrados a 4 metros quadrados são dimensões suficientes para abrigar um home pub, que pode ficar em um apêndice da sala de estar até subutilizado. E, para compor o espaço com economia, as sugestões são adegas – climatizadas ou não – de vários tipos e preços. “Os papéis de parede são um ponto forte para dar o aconchego que os pubs originais trazem com suas paredes estofadas. Eles substituem muito bem e parecem tecidos”, diz.

iluminação Para completar a atmosfera requintada presente nos pubs londrinos, a arquiteta indica o uso das fitas de LED na adega, que, segundo ela, deixa as garrafas com uma iluminação incrível refletida nos seus vidros. “Madeira e pedra também são interessantes para montar uma composição. Os mais rústicos podem trazer uma parede de pedra. Com automação, é possível controlar tudo num toque do celular”, conta Ana Paula.

Para um bom projeto, Cioli Stancioli diz que a pesquisa é fundamental. Ela inclui o uso real do espaço, adaptações estruturais mínimas e a automação, que visa ao conforto e à economia de energia. “Para o mobiliário e revestimento, o mercado hoje oferece uma gama enorme de materiais a preços muito competitivos”, revela.

Havendo espaço, o ideal é se ter, também, uma bancada feita com material lavável (como granito), com pia e alguns eletrodomésticos, como explica Janice Lacerda. “Espremedor de frutas, máquina de moer gelo para a preparação de drinques e coquetéis e refrigerador para manter as bebidas geladas”, enumera.

A iluminação, que deve ser harmoniosa com o ambiente, é outro item que não pode faltar, conforme Janice. “Valorizando os detalhes e ajudando a compor o todo com identidade e personalidade, criando, assim, uma sensação de bem-estar, aconchego e conforto”, diz a decoradora.

Quando o espaço é pouco, a arquiteta Mara Starling diz que bancada e adega para bebidas já ajudam a compor a decoração - Eduardo Almeida/RA Studio Quando o espaço é pouco, a arquiteta Mara Starling diz que bancada e adega para bebidas já ajudam a compor a decoração

VARIEDADE

A arquiteta e urbanista Mara Starling reconhece que hoje existe no mercado uma gama enorme de elementos para compor um home pub. “Desde geladeiras acopladas com uma chopeira na porta até banquetas de bar que imitam rolhas de vinho. A ordem é inspirar-se nos pubs irlandeses, e para tanto o uso da madeira é fundamental. E em todas as suas apresentações: rústicas, de demolição, laqueadas, ebanizadas.” Se você não quer mais perder tempo e já pensa em como será o seu home pub, pode começar a planejá-lo na ponta do lápis. Considerando o custo da obra e do projeto, que são sempre relativos ao uso e desejo do cliente, um orçamento factível estaria entre R$ 3 mil e 5 mil, considerando mobiliário e equipamentos.

De olho na moda

Para quem quer se orientar pelas tendências, o casual chique, o lúdico, a inspiração étnica são alguns temas que estão em alta. Cores como o azul, marrom-chocolate, ouro-velho, púrpura, goiaba, amarelo-cítrico, vermelho-vivo, verdes e o eterno preto são dominantes. Já o branco puro, apesar de ter diminuído bastante sua área de atuação, ainda é muito presente na decoração atual. Recurso já bem difundido, o que continua em evidência é o emprego do papel de parede. Com brilhos e texturas, metalizados e em painéis, há inúmeras opções para todos os gostos. Outra tendência atual são os pisos cimentícios que imitam com perfeição a madeira rústica.

Novo jeito de receber


Se há algumas décadas o barzinho destacava-se por um móvel especialmente criado para abrigar bebidas, que ficavam em destaque, no home pub esse aspecto não é diferente. “Um dos principais móveis desse tipo de ambiente é o que abrigará as bebidas, servindo ainda de bancada de apoio para degustação”, diz Mara Starling.

No entanto, a diferença está em não precisar, necessariamente, que se restrinja a um único elemento, como geralmente acontecia com barzinhos de sala. “Podem ser peças distintas, com materiais diferenciados, porém, com cuidado para não perder a relação compositiva entre eles.”

A arquiteta conta que esse mobiliário pode ser comprado em lojas especializadas ou encomendado em alguma marcenaria, dependendo da especificação do projeto. “O profissional apontará a melhor forma de aquisição, considerando além do custo e prazo de entrega, o tipo de acabamento, o design sugerido e a adaptação do objeto no espaço”, diz Mara Starling.

Janice Lacerda fala que o móvel pode ser até encomendado, mas que há no mercado várias opções, como uma linha de produtos multifuncionais que possibilita criá-lo com medidas e adaptações perfeitas para casa. “Eles podem ser feitos em lâminas naturais e pré-compostas ou laqueadas em várias opções de cores.”

O móvel pode ser comprado pronto sim, conforme explica o arquiteto Cioli Stancioli, mas, de acordo com ele, o conceito atual de home pub agrega novidades mercadológicas. “Que incluem estruturas diversas de madeira, ferro, gesso, entre outros materiais, e o uso ou não de automação. Por isso, geralmente, os profissionais desenvolvem um mobiliário mais aproveitável, feito sob encomenda.”

Hoje, equipamentos como chopeiras residenciais, adegas climatizadas e até lareiras elétricas podem ser encontrados em vários modelos e tamanhos. “Contudo, é bom lembrar que a principal tendência é o respeito socioambiental. Optar por móveis produzidos com madeiras que tenham selo verde e fabricantes que usam técnicas sustentáveis de produção é a atitude mais correta e atual”, ressalta Mara. É a criatividade do profissional em captar o desejo e possibilidade de cada cliente que vão determinar a busca pela escolha ideal. E isso passa pelos mais diversos itens que compõem o home pub.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023