A base do bom gosto

Pisos são essenciais no planejamento do estilo de decoração em cada ambiente da casa. Especialistas dão dicas de como escolher os tipos ideais para áreas internas ou externas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/01/2012 19:06 / atualizado em 17/01/2012 10:08 Júnia Leticia /Estado de Minas

Contratação de mão de obra especializada para fazer a aplicação das peças é fundamental para ter bom acabamento - Eduardo de Almeida/RA Studio Contratação de mão de obra especializada para fazer a aplicação das peças é fundamental para ter bom acabamento

Na hora de decorar um ambiente, vários fatores devem ser levados em conta, como pintura, iluminação, adornos e móveis. Mas, além desses aspectos, é essencial pensar no piso, até por ser ele o elemento base do design de ambientes. A escolha errada do revestimento pode gerar insatisfação na hora de compor o espaço, e para trocá-lo os transtornos são enormes. Para acertar na opção, é muito importante considerar as características do imóvel, escolhendo o revestimento certo para áreas mais úmidas, externas, que sujam com mais facilidade. Entre os pisos mais requisitados na decoração, a engenheira civil e especialista em decoração Izabel Souki destaca as tendências do mercado, como o mármore, escolhido por aqueles que desejam alto padrão com efeito elegante.

Entretanto, ela diz que quem opta por essa pedra precisa ter atenção redobrada com a manutenção, que deve ser feita a cada três anos. O trabalho consiste no polimento e impermeabilização. “É necessário ficar atento também à porosidade do mármore, uma vez que ele absorve líquido facilmente e tende a manchar”, acrescenta Izabel. Mas tendo esses cuidados, ela diz que o material é muito bem-vindo em salas e escadas.

Outro tipo de piso muito usado é o porcelanato, que tem como vantagem a praticidade na limpeza. “Entretanto, sua escolha requer critérios, porque existe uma quantidade muito grande de tipos oferecidos no mercado, sendo que alguns são de baixa qualidade”, diz Izabel. Para quem quer praticidade, o tecnocimento – muito empregado em salas – é uma opção que pode ser utilizada em cima de pisos já existentes. “Além disso, em sua execução, existe pouca geração de entulhos. Seu uso está cada vez mais frequente, já que oferece modernidade e contemporaneidade ao espaço”, diz a engenheira.

 

A engenheira civil e especialista em decoração Izabel Souki recomenda o uso dos modelos de madeira nos locais em que o morador quer ter maior sensação de calor e aconchego - Eduardo de Almeida/RA Studio A engenheira civil e especialista em decoração Izabel Souki recomenda o uso dos modelos de madeira nos locais em que o morador quer ter maior sensação de calor e aconchego

Nos quartos, o destaque é para o uso da madeira, que proporciona sensação de calor e de aconchego, ideais para essas áreas. Para quem ainda tem tábua corrida, ela recomenda que mantenha e passe sinteco no piso. “Como o material está restrito na decoração, imóveis que têm tábua corrida são mais valorizados no mercado e considerados produtos nobres”, explica Izabel. Para quem quer o visual da madeira, não abre mão da sustentabilidade, mas comprou um imóvel que não tem esse revestimento, uma boa ideia é usar o piso de bambu prensado. “A alternativa proporciona boa estética e facilidade de instalação, já que ele se iguala ao carpete de madeira nesse ponto.”


Se o quarto for infantil, o piso de borracha pode ser utilizado. Além de aquecer o ambiente, oferece conforto e permite a reciclagem. “Outra boa opção são as placas de carpetes. Suas dimensões permitem flexibilidade e variedade no seu uso. Assim, é possível criar estampas variadas, desenho com os módulos e variar os desenhos conforme sua criatividade”, indica Izabel. Nos banheiros, além do granito, ela sugere as pedras artificiais, como silestone, marmoglass e corean, por não serem porosas e apresentarem uma variação de cores e brilhos não encontrada nas pedras naturais. “Dentro de box de banheiro podemos colocar o revestimento diferente do restante do banheiro. Pastilhas, porcelanatos e pedras são muito usadas, mas podemos ousar e utilizar seixos no piso do box do banheiro”, indica.

POR FORA

As áreas externas devem receber pisos térmicos e antiderrapantes, como a pedra são tomé. “Como uma opção mais requintada, o mármore travertino bruto. Se a área for muito grande, pode ser usada grama com o revestimento de pedra”, diz Izabel, destacando que não são indicados pisos que esquentem ou esfriem demais. Na cozinha, a recomendação é o granito, piso de fácil limpeza e pouca porosidade. Na cor preta, o revestimento confere requinte. Há, ainda, algumas opções de pedras artificiais, que também podem ser usadas em salas, cozinhas e banheiros. “Exemplo disso é o marmoglass, que por ser extremamente branco, dá leveza e sensação de limpeza ao ambiente. Outra alternativa é o limestone, também artificial e pode ser usado em áreas molhadas”, observa Izabel.

 

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023