Por não ter áreas molhadas, lavabo oferece diversidade de opções de decoração, como o uso de papel de paredes e outros elementos que não são benvindos em banheiros
Com tantas alternativas para montar um lavabo, é só dar asas à imaginação e criar, utilizando até mesmo materiais pouco convencionais. O uso de uma simples arandela pode iluminar com eficiência o espaço. “Bacia, tacho de cobre, gamela podem ser adaptados para o lavatório, observando sempre o estilo da casa e do proprietário”, sugere a arquiteta Sandra Diniz. E como não é um ambiente com incidência de água no piso ou nos revestimentos de parede, as opções para compor o lavabo aumentam. “Por ser um ambiente praticamente ‘seco’, não existe a obrigatoriedade do uso de um piso impermeabilizante, mostrando opções que vão do piso de madeira laminada e madeira de demolição aos tacos, entre outros.”
Por isso, usar materiais como papel de parede pode ser um ótimo recurso, que possibilita variados efeitos. “Quanto à iluminação, opto por pouca luz, o que gera economia de luminárias. Um plafon com uma simples lâmpada halógena pode dar um efeito cênico desejado”, sugere a arquiteta Roziane Faleiro. A iluminação do espaço deve ser bem projetada, como ressalta a também arquiteta Natacha Nacif. Segundo ela, pode ser cênica, com o uso de iluminação indireta por meio de arandelas ou pendentes. “Pontos de luz focados na cuba ajudam a realçar o material utilizado na bancada. Alternativas são o uso de papel de parede ou pintura, ou mesmo adesivos, que podem deixar o ambiente mais sofisticado e/ou mais descontraído.”
O designer de interiores Rafael Cândido considera criatividade a palavra chave para a execução de um projeto moderno e mais barato
Para o designer de interiores Rafael Cândido, a palavra chave para a execução de um projeto moderno e mais barato é criatividade. “Substituir algum elemento por outro mais em conta, usar um porta-toalha antigo que já foi da casa da avó, iluminação de LED (muito mais econômica), revestir as paredes com retalhos de papel de parede, e por aí vai.” Mas para escolher as cores, tipo de piso e equipamentos para o ambiente é preciso saber como ele será utilizado. “Se for uma casa mais movimentada, o ideal é um revestimento mais resistente. Para as cores, é preciso identificar a personalidade do cliente, lembrando que no lavabo é permitido abusar delas, das texturas e estampas”, diz Rafael
Por falar em pintura, a arquiteta Patrícia Guerra tem algumas ideias para deixar as paredes mais bonitas e personalizadas. “Cores fortes, como vermelho, café, chumbo e preto, são boas pedidas. Ou quem sabe um belo papel de parede que, refletido no espelho, transforma e surpreende os visitantes? Essa alternativa transmite ousadia, além de permitir um clima bem moderno”, destaca.
Objetos dependem do estilo proposto, segundo a arquiteta Roziane Faleiro
Mas não há limites para escolher as cores e os tons. Pode ser claro, branco, colorido, divertido, sofisticado ou moderno, como diz Roziane Faleiro. Os tons, assim como os demais objetos de composição do espaço, estão relacionados à imagem que se quer propor. “Pode ser simples, com um tapete, um móvel de madeira na função de bancada; pode ter uma poltrona de estilo, um revisteiro antigo, uma cortina criando um cenário. Ou pode ser num mármore sofisticado, com a cuba moldada, luminárias de cristais, efeitos de luz etc..”
CRIAÇÃO
A inovação é outro aspecto permitido nos projetos de lavabos. Para isso, vale criar bancadas e cubas inusitadas, como sugere Patrícia Guerra. “As cubas podem ser embutidas e de vários materiais, como madeira, mármore, chapas translúcidas ou moldadas”, sugere a arquiteta. Entretanto, isso deve ser feito expressando a personalidade dos moradores da casa, como reitera a arquiteta. “O lavabo tem de ter a cara do proprietário, representar seu estilo e jeito de viver. É um local onde a pessoa entra, está sozinha e observa tudo. Nele, ela pode perceber o cuidado, o detalhe, o despojamento, entre outras características do morador. Por esse motivo, é um local onde podemos ousar.”
Sandra Diniz lembra mais opções: “As pias esculpidas em mármore dão a impressão de um único bloco de pedra e deixam o lavabo mais sofisticado. Aqui, vale usar mármores exóticos nas cores mais diversas. Se o espaço destinado à pia for muito pequeno, não se intimide: instale a torneira na sua lateral.”
Ajuda profissional
Para quem quer se resguardar de que todos esses aspectos serão levados em consideração na hora de fazer um projeto, o ideal é contar com profissionais qualificados para fazer o projeto e executá-lo. Assim, é possível partir de um bom leiaute, finalizando com um bom desenho de detalhes e harmonia entre peças, cores e iluminação usadas. Para quem quer ter segurança de que tudo ocorrerá conforme o planejado, contratando para o serviço um arquiteto ou designer de interiores, é preciso saber que o preço do trabalho dependerá de uma série de fatores, como tamanho do espaço, tipo de material. Enfim, das especificidades do projeto. Em média, o projeto custa a partir de R$ 80 o metro quadrado.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação