Biblioteca da Wenzheng College na Universidade de Suzhou
Pela primeira vez, um chinês é o vencedor do prêmio considerado o Nobel da arquitetura. O arquiteto Wang Shu foi anunciado
Wang Shu é o primeiro chinês a receber o prêmio
nesta segunda-feira como o ganhador do Pritzker 2012. "O recente processo de urbanização da China reacende a discussão se a arquitetura deveria estar ancorada à tradição ou olhar somente para o futuro. O trabalho de Wang Shu é capaz de ultrapassar esse debate, produzindo uma arquitetura atemporal, com fortes raízes no contexto, mas ao mesmo tempo universal", disse o presidente do júri do prêmio, Lord Palumbo.
Aos 48 anos, Shu está à frente do escritório Amateur Architecture Studio, ao lado de sua esposa, Lu Wenyu. O arquiteto formou-se pelo Instituto de Tecnologia de Nanjing, e concebeu seu primeiro projeto em 1986. Depois, ele atuou por cerca de 10 anos exclusivamente na construção de edifícios, sem ter qualquer relação com o design dos prédios, com o objetivo de obter mais experiência na área.
Museu de Arte Contemporânea de Ningbo
O escritório do qual é sócio foi fundado em 1997 e, três anos depois, Shu concluiu o seu primeiro trabalho significativo, a biblioteca da Wenzheng College na Universidade de Suzhou, que venceu o Architecture Art Award of China em 2004. O arquiteto também assina a concepção do Museu de Arte Contemporânea de Ningbo, finalizado em 2005, seguido pelo Museu da História de Ningbo, concluído em 2008.
Museu da História de Ningbo
"A importância de Shu está relacionada com a sua arquitetura progressiva, enraizada na tradição chinesa, mas com uma visão própria. Ele chama o seu escritório de 'amador', mas o trabalho é de um profissional com total poder sobre os instrumentos da arquitetura: forma, escala, material, espaço e luz", disse Karens Stein, membro do júri.
A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 25 de maio, em Pequim.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação