Arquitetura inusitada

Igreja feita com blocos que imitam peças de Lego foi atração em festival

Estrutura foi erguida na Holanda nas cinco cores primárias típicas do brinquedo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/02/2012 10:57 Joana Gontijo /Lugar Certo
Divulgação

Medindo aproximadamente 20 metros de altura, uma estrutura feita especialmente para um festival na Holanda chamou atenção dos curiosos. Denominada como Abondantus Gigantus (grande abundante), a “igreja lego” foi construída para o evento Grenswerk, na cidade de Enschede, e impressionou pela originalidade da arquitetura.

Blocos de concreto coloridos de 545 kg cada um, pintados em cores primárias, lembram os tijolinhos do lego, e foram empilhados formando uma fachada vazada, com espaço entre as peças. O escritório holandês LOOS.FM assina o projeto, realizado pelos artistas e arquitetos Philip Jonker e Michiel de Wit. "Os blocos criam uma estranheza nas proporções. Como não foram colados lateralmente um nos outros, cria-se um padrão poroso na fachada. Isso adiciona uma nova dimensão no edifício, permitindo a entrada de luz natural durante o dia e a passagem da luz interna para fora durante a noite", informou o LOOS.FM.

Veja mais fotos da igreja

Além dos blocos colocados uns sobre os outros, o que, segundo o escritório, tornou a construção da igreja mais fácil, a cobertura do prédio foi executada com uma estrutura triangular de madeira e telhas metálicas. O chão da igreja é formado por placas de concreto. Há ainda um palco interno, uma plataforma e uma sala na torre. "Esse edifício faz a conexão entre algo grande e fantástico e algo simples e compreensível. O prédio deve servir como um exemplo para tudo aquilo que é possível", divulgou o escritório.

A estrutura foi montada para funcionar apenas durante o festival, que aconteceu no ano passado, como espaço de entretenimento. Embora pareça uma catedral (inclusive um culto de inauguração foi realizado), o local foi concebido para abrigar as diferentes atividades que aconteceram na cidade nos dias do evento, como reuniões, palestras, cursos, concursos culturais, festas rave e shows de música. Diante do sucesso da construção, grande atração que atraiu milhares de visitantes, os organizadores, ao desmontá-la, armazenaram os blocos para erguer a estrutura novamente na próxima edição do festival, que acontecerá em setembro deste ano.

Confira como foi a montagem da estrutura:

Tags: peças,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023