Imóvel do Minha Casa, Minha Vida fica com a mulher em caso de separação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/03/2012 14:12 / atualizado em 09/03/2012 14:15 Redação /Estado de Minas
Residencial Vista Alegre, obra do programa Minha casa, Minha vida  - Jorge Gontijo/EM/D.A Press Residencial Vista Alegre, obra do programa Minha casa, Minha vida

A mulher vai ser beneficiada no caso de divórcio ou dissolução da união civil no programa Minha casa, minha vida. A medida foi anunciada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, por meio de medida provisória, e já passou a valer. As novas regras valem para quem tem renda de até três salários mínimos (R$ 1,86 mil), faixa na qual o governo subsidia 95% do financiamento.

O programa Minha casa, minha vida visa a construção de 2 milhões de casas para a população de baixa renda e já consumiu R$ 10 bilhões de investimento em 2011. Nesta segunda fase, iniciada no ano passado, o governo diz que já contratou 929.043 moradias. Em regras aprovadas no ano passado, o governo já havia determinado que a casa ficasse preferencialmente no nome da mulher. A exceção da regra é para o caso em que o casal tiver filhos e a guarda for exclusiva do pai. No caso de a guarda ser compartilhada, o imóvel fica com a mulher. A mudança segue a mesma lógica de programas sociais, como o Bolsa-Família, no qual a mulher é a beneficiária. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, a regra não especifica a aplicação da medida a casais homossexuais. Caso o casal tenha filhos, a posse do imóvel será da pessoa que tiver a guarda da criança, já que a ideia da medida é proteger o núcleo familiar e garantir que os filhos tenham onde morar.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, aplaudiu a decisão da presidente. “As mulheres representam hoje cerca de 6% dos nossos trabalhadores da construção civil e a maioria é arrimo de família.” Do total de 3 milhões de trabalhadores do setor, cerca de 200 mil são mulheres. Ele conta que a CBIC desenvolveu em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi) o projeto Primeiro Passo, no qual treina e capacita 180 mil pessoas do Bolsa-Família e leva para a construção civil.

O primeiro empreendimento da primeira fase do programa em Minas foi entregue no início de 2010 em Contagem, na Grande BH. O Residencial Vista Alegre, que conta com 288 apartamentos de 42 metros quadrados cada, foi construído pela Emccamp Residencial. A escassez de terrenos e os baixos valores liberados para a construção de unidades, de zero a três salários mínimos em Belo Horizonte inviabilizaram as obras do Minha casa, minha vida 1 na capital.

Apenas um contrato foi assinado para a construção de 1,47 mil moradias no Bairro Jardim Vitória, na Região Nordeste. O empreendimento também foi feito pela Emccamp. Na primeira fase do programa, a Direcional Engenharia só construiu empreendimentos até três salários mínimos em Ribeirão das Neves (1,6 mil unidades), Rio de Janeiro (2,24 mil unidades) e Manaus (3,5 mil unidades). (Com agências)

Tags: imóvel,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023