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postado em 18/03/2012 20:43 / atualizado em 18/03/2012 22:51 Júnia Leticia /Estado de Minas

"O apartamento decorado é o sonho realizado do cliente. A diferença está na adequação desse imóvel para o tipo de público a que se destina", diz a arquiteta Luciana Savassi

A designer de interiores Iara Santos reconhece que o imóvel decorado, atualmente, é acessível a todas as classes sociais. Para constatar isso, basta acessar o site de construtoras que têm como público-alvo o segmento popular. É possível ver anúncios deles até em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A diferença entre eles – por segmento social – está na qualidade dos móveis e na particularidade dos adornos. “Revestimentos, tais como papel de parede, também são indicadores de qualidade em relação ao custo e à classe social e financeira do público a quem ele está sendo oferecido.”

A arquiteta Luciana Savassi diz que todos os públicos e classes podem adquirir os decorados. “É quase uma norma geral de vendas. O apartamento decorado é o sonho realizado do cliente. A diferença está na adequação desse imóvel para o tipo de público a que se destina. Quanto mais caro, mais cara a decoração (melhor qualidade e design dos produtos).” Dos mais simples aos mais sofisticados, Rafael Cândido confirma que a principal diferença entre os apartamentos decorados é o tipo de material utilizado. “Nos mais sofisticados são usadas marcas conhecidas, materiais de primeira linha, soluções construtivas diferenciadas, móveis de lojas renomadas, entre outros. Já nos mais simples raramente esses itens são levados em consideração.”

A arquiteta Estela Netto confirma que as construtoras fazem opções criativas e viáveis economicamente para todos. Até mesmo porque, segundo a arquiteta, o objetivo delas é comercial. “As construtoras solicitam apartamentos decorados de acordo com um estudo do público-alvo”, completa. Independentemente do segmento social, para atrair o interesse do comprador as construtoras apostam em projetos bem objetivos. “Normalmente, trabalha-se com uma linha mais atemporal, clássica, apenas com toques de mobiliário e peças de grandes designers. A tendência é não deixar o imóvel marcado, rotulado, mas deixar o maior número de clientes encantados com o espaço.”

PADRÃO Para acertar na composição e possibilitar maior acerto no que se refere ao gosto do cliente, a decoração dos imóveis segue uma tendência, segundo a designer Iara Santos. “Eles são sempre decorados com cores leves e neutras, poucos móveis e poucos adornos, pois deve agradar ao maior número possível de pessoas”. Luciana Savassi concorda que há preferência pela neutralidade no design de interiores nesse tipo de imóvel. “Nos decorados, as cores de paredes e mobiliário são sempre mais claros e existe muito uso de espelhos, pois o espaço fica mais amplo e claro. Os equipamentos devem ser modernos e os adornos discretos. Tudo deve ser pensado para agradar à maioria das pessoas.”

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