Um destino turístico na Europa parece transportar os visitantes para um conto de fadas. Rodeada por uma paisagem exuberante, Bled é uma cidade na Eslovênia, país do leste europeu, muito procurada por sua beleza cênica. Uma pequena ilha no meio do lago glacial se destaca pelo aspecto pitoresco, entre as montanhas do Alpes Julian e ricas florestas verdes. Além dos encantos naturais, castelos e estações de esqui são outras atrações que fazem deste um roteiro desejado por muitas pessoas, de dentro e fora do país.
Veja mais fotos da ilha
Mas é a ilhazinha, a única natural da Eslovênia, que mais atrai visitantes durante o ano. O local reúne casas e construções com traços arquitetônicos inigualáveis. O edifício principal é o Santuário da Assunção de Nossa Senhora, datado do século 15. A igreja conta com uma majestosa torre de 52 metros de altura e uma imponente escadaria de 99 degraus que levam ao topo. O cenário mágico faz do santuário o preferido na região para a realização de casamentos.
Apesar de ter pequena extensão, a ilha atrai os seres-humanos desde os tempos remotos. Foram descobertos vestígios de ocupação que remontam ao século 11 a.C. Depois disso, durante o período medieval, o lugar abrigou cultos pagãos, e o primeiro templo cristão foi erguido em 1142, refeito no século 15 e concluído em aproximadamente 1800, após um terremoto.
Existem vários edifícios notáveis na ilha, e outra atração que ganhou popularidade próxima ao lago é um castelo localizado em cima de um precipício na costa norte, o mais antigo castelo esloveno. Além da paisagem e das construções históricas, o lago Bled (de 2.120 m de comprimento e 1,380 m de largura, com uma profundidade máxima de 30,6 metros), também é ideal para a prática de esportes como remo e canoagem.