Conhecido como a Manhattan do deserto, um lugar no Iêmen transporta os visitantes a tempos ancestrais. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982, a murada Shibam, localizada em Hadramaut, é formada por torres e edifícios elevados datados do século 16, todos feitos através da mistura argila, barro, areia e água. Este é o mais antigo exemplo de planejamento urbano baseado no princípio da construção vertical.
A mágica da arquitetura permitiu que cerca de 500 prédios de dez andares fossem erguidos com os elementos presentes na natureza desde o surgimento do planeta. As estruturas da cidade árabe causaram impacto à época e tinham o objetivo de preservar a população contra ataques de tribos nômades, principalmente os beduínos.
Com somente dois ou três apartamentos, as altas edificações serviam como torres de observação, onde era possível avistar a aproximação dos inimigos e avisar o povoado sobre os ataques antes que eles acontecessem. Transportada para a atualidade, onde a construção civil é ancorada basicamente no cimento e no concreto, a cidade é, no mínimo, uma atração muito interessante.