Vida de condomínio

Mão de obra especializada garante reforma segura no prédio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/05/2012 14:51 / atualizado em 27/05/2012 14:59 Júnia Leticia /Estado de Minas
Euler Junior/EM/D.A Press




Com o tempo, devido às necessidades constantes de reparos, o melhor é investir na reforma da edificação. Seja estética ou funcional, a intervenção possibilita, ainda, a valorização do prédio. Para realizá-la, é preciso estar atento à contratação da mão de obra, para que o serviço atenda as necessidades do condomínio.

O engenheiro civil e coordenador do curso de especialização em construção civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo, explica que a reforma é uma intervenção mais profunda, quando comparada à manutenção. “Nela, são realizados serviços destinados à mudança de leiaute e/ou modificações de revestimentos (piso e paredes) utilizando materiais novos e atuais”, conta.

Com o avanço das tecnologias construtivas, as reformas procuram, ainda, adaptar as edificações a novos conceitos. “Normalmente, são realizadas em edificações com alguns anos de vida, já desgastadas. Visam propiciar uma sobrevida e manter o valor do imóvel igual ou próximo dos valores de edificações construídas há pouco tempo”, explica Dalmo Figueiredo.

"As intervenções em uma edificação já existente demandam conhecimentos específicos", diz Dalmo Figueiredo
Segundo o engenheiro, esse tipo de intervenção deve ser realizada quando verificar-se a necessidade de mudanças de leiaute – para novo tipo de uso ou acréscimo da área construída – ou quando o imóvel encontra-se desgastado pelo tempo. “O prazo para que se inicie uma reforma depende da degradação ocorrida no imóvel ou do próprio interesse dos proprietários. A durabilidade ou vida útil de imóvel torna-se mais longa se são realizadas manutenções constantes.”

Para executar o serviço, é essencial ter cuidado na contratação. Como, geralmente, as reformas interferem na estrutura, elas devem ser acompanhadas por um engenheiro civil para evitar problemas de ordem estrutural. “como o desabamento de edifício ocorrido recentemente no Rio de Janeiro devido a uma reforma em um dos andares”, lembra Dalmo Figueiredo.

Quando o condomínio decide pela reforma, o primeiro passo é contratar os projetos necessários: arquitetura, estrutural e instalações. Também deve-se recorrer a uma empresa construtora ou um engenheiro civil para acompanhar tecnicamente a obra, diz o engenheiro. “Depois, é necessário promover a aprovação do projeto arquitetônico da reforma na prefeitura, o registro de responsabilidade técnica no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) da região e providenciar a matrícula da obra (reforma) no INSS (CEI), além de contratar empresa para realização dos serviços ou os colaboradores que atuarão no canteiro da obra.”

Ao contratar a empresa responsável pela reforma, Dalmo Figueiredo conta que é preciso levantar informações sobre sua idoneidade técnica e ética. “É importante que a empresa tenha experiência em serviços similares, em razão das reformas serem diferenciadas da construção de uma edificação nova. As intervenções em uma edificação já existente demandam conhecimentos específicos”.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023