Festa no Sítio Burle Marx lembra os 103 anos do paisagista

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/08/2012 16:56 / atualizado em 05/08/2012 09:22 Agência Brasil
Marcia Maria Cruz/EM/DA Press

Rio de Janeiro - Se estivesse vivo, o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) completaria 103 anos neste 4 de agosto. A data foi comemorada com uma festa, neste sábado, na Cozinha de Pedra do Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, aberta aos visitantes e contou com apresentação do grupo de chorinho Chorando à Toa. A iniciativa da comemoração foi da direção do sítio e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), gestor da área de 365 mil metros quadrados doada pelo paisagista à então Fundação Nacional Pró-Memória, em 1985.


Comprado por Burle Marx em 1949, o sítio abriga uma imensa coleção de plantas - mais de 3,5 mil espécies - formada ao longo de décadas pelo paisagista, que também foi um dos principais artistas plásticos brasileiros, com obras nas áreas de pintura, escultura, desenho, cerâmica, tapeçaria e criação de joias.
Marcia Maria Cruz/EM/DA Press

Foi quando estudava pintura na Alemanha, nos anos 20 do século passado, que Burle Marx descobriu, nas estufas do Jardim Botânico de Berlim, a riqueza da flora brasileira. A partir de 1932, de volta ao Brasil, passou a se dedicar ao paisagismo, tendo projetado mais de 2 mil jardins em sua vida.

Há pouco mais de um mês na direção do Sítio Roberto Burle Marx, Cláudia Storino tem como meta desenvolver ações para dinamizar o espaço. “Temos o privilégio de contar com uma equipe multidisciplinar que foi formada e trabalhou com o próprio Burle Marx”, diz, frisando que as diretrizes básicas para o sítio foram traçadas pelo paisagista.

Outra preocupação da nova diretora da unidade é quanto ao acesso dos visitantes ao sítio. Quem não vem de carro conta apenas com uma linha de ônibus que serve ao bairro, com poucos veículos e horários irregulares. “A prefeitura do Rio poderia criar uma linha integrada ao BRT”, sugere Cláudia Storino, referindo-se ao corredor de ônibus da via expressa Transoeste, que com a abertura do Túnel da Grota Funda tornou mais rápida a ligação entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra de Guaratiba.
Marcia Maria Cruz/EM/DA Press

A visitação ao sítio, localizado na Estrada Roberto Burle Marx, 2019, na Barra de Guaratiba, pode ser feita de terça-feira a sábado, das 9h30 às 15h30, mediante agendamento pelo telefone (021) 2410-1412.

Tags: ,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023