Caixas d'água desativadas são transformadas em moradias inusitadas

Conheça sete antigas torres que agora são casas confortáveis e propõe uma nova maneira de habitar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/09/2012 13:14 / atualizado em 18/09/2012 14:35 Joana Gontijo /Lugar Certo
Aheroy/Divulgação
Quando uma torre de água deixa de ter sua finalidade original, pode se transformar em um local feio e sem função. Porém, muitas vezes essas estruturas carregam uma importância histórica e cultural na região onde estão instaladas. Para acabar com este dilema, entra em cena a criatividade de arquitetos e urbanistas. Reaproveitando antigas caixas d'água, projetos inovadores dão nova vida a estas construções que se tornam confortáveis moradias com propostas, no mínimo, inusitadas.

Veja mais fotos


Na cidade de Groninga, nos Países Baixos, a velha torre da caixa d'água, feita de tijolos, manteve a forma esférica, equilibrada no topo de um único pilar. A antiga estrutura foi convertida para receber aposentos com janelas amplas e uma pitoresca sala no topo. Para reforçar a construção, o tanque reutilizado agora repousa sobre uma armação de aço de 12 lados. Construída em 1908, a caixa d'água parece grandiosa, como tudo na virada do século. Em seu auge, deve ter fornecido mais de 2 milhões de litros de água. Preservada, ela agora é um belo marco da cidade holandesa.




Chamada de “Casa nas nuvens”, a torre em Thorpeness, Suffolk, Reino Unido, é um famoso ponto turístico da região. Construída pela companhia de engenharia Braithwaite de Londres em 1923, tinha a finalidade de abastecer a aldeia. Seu tanque de água era capaz de armazenar 50 mil litros. A caixa d'água era considerada uma monstruosidade e estava
Karen Roe/Divulgação
disfarçada como uma casa. Hoje, a estrutura se transformou em uma verdadeira habitação, com cinco quartos e três banheiros. A casa no topo do edifício é acessível através de escadas e abriga uma sala de jogos com mesas de bilhar e ping pong. A partir de apenas R$ 7 por semana, visitantes podem aproveitar a casa de campo nas nuvens para uma temporada de férias, claro, se a altura não for um obstáculo.

A antiga torre de água Jaegersborg, no município de Gentofte, ao norte de Copenhague, na Dinamarca, mostra que não só o tanque pode ser aproveitado, mas também o espaço abaixo. Este grande reservatório apoiado em pilares de concreto não era muito agradável ao olhar. Mas o escritório de arquitetura dinamarquês Dorte Mandrup ganhou, em 2004, um concurso para converter a estrutura em um edifício de uso misto. O conceito foi de muito êxito, incorporando à construção existente um design novo e moderno, mesmo com restrições no orçamento.

Seier Seier/Divulgação
Dois anos depois, o projeto foi concluído, criando uma área coberta total de quase 3 mil m² que reúne 40 novos apartamentos para estudantes nos pisos superiores, com um centro de juventude e várias salas multiuso nos andares inferiores. Uma característica notável da proposta são as janelas enormes, que cobrem a fachada em cada unidade e, junto com varandas comuns, favorecem a entrada da luz natural. Destaque para o espaço ao ar livre e a vista deslumbrante da paisagem circundante. No interior, o espaço é bem utilizado e funcional. Cada apartamento dispõe de amplo espaço de armazenamento, uma cama no sótão, uma pequena cozinha e uma sala de estar, esta adornada pelas janelas.


Na Califórnia, outra antiga caixa d'água tem como ponto alto a localização privilegiada, próximo a uma praia convidativa. Situada na Anderson Street, em Huntington Beach, ela oferece algumas das mais belas vistas da região, e é ideal para ser
John VanderHaagen/Divulgação
alugada como casa de férias – são cobrados mais de R$ 10 mil semanais. Na parte interna, muito luxo. Um elevador leva até o quarto andar, onde está a sala de estar. Além da sala, a casa de três níveis tem duas suítes, um grande bar, uma jacuzzi externa e um escritório no quarto. Com 87 metros de altura e 30 metros de diâmetro, a torre se abre em todas as direções possibilitando vislumbrar o Oceano Pacífico e a Ilha Catalina de um lado, e de outro Newport Beach, Long Beach, o porto de Los Angeles, San Pedro, as montanhas de San Bernardino e, em um dia claro, até a cidade de Los Angeles.

A estrutura foi construída no final do século 19 para fornecer água para as máquinas a vapor de Los Angeles e San Diego. Cessou a operação em 1974 e foi vendida em 1980. Logo depois, começou o processo de renovação para a torre se transformar em uma casa de família. Em 1985, a casa foi vendida, mas a família compradora aparentemente decidiu que a altura era muita perigosa para crianças pequenas. Desde então, os proprietários têm alugado o espaço para temporadas.

Olivier Papegnies/Divulgação
Na aldeia de Steenokkerzeel, Bélgica, a caixa d'água de 98 metros de altura, construída entre 1938 e 1941, funcionou até a década de 1990. Em 2004, foi protegida como monumento público e, quatro anos depois, começou a conversão para uma morada familiar. Para manter a identidade do edifício como uma torre de água, elementos como o concreto no interior, nos tetos, escadas e a bacia de água, foram preservados. Após a reformulação, ficaram mais de seis andares, em uma área de 1.476 m², que incluem uma garagem para dois carros, quartos, escritório, casa de banho, sala de jantar, sala de estar, cozinha, além do terraço onde se chega por uma ponte de aço, que oferece uma vista panorâmica com a qual a construção se integra perfeitamente.

Com um enorme cano de concreto descansando sobre uma fundação de 19 metros de altura, a antiga torre de água de Brasschaat, nos arredores de Antuérpia, na Bélgica, estava longe de ser algo bonito. Mas um homem sonhava em
Sven Everaert/Divulgação
transformá-la em uma casa, e depois de uma obra de mais de seis anos, entre 1991 e 1996, seu sonho finalmente se tornou realidade, com a ajuda do arquiteto Jo Crepain. A caixa d'água é feita de tijolos de Ytong colados, com quatro paredes de vidro, e três pequenas varandas também foram adicionadas ao lado sul, aproveitando ao máximo a luz solar. Dentro da estrutura, escadas de aço ligam os cinco primeiros níveis. Cortinas foram colocadas a uma boa distância de paredes de vidro. As lâmpadas fluorescentes fornecem um brilho quente de dentro para fora durante a noite, transformando a antiga torre de água em um farol no meio da floresta. No total, a construção agora abriga quartos, cozinha, banheiro, uma sala de TV e hobby, jardim de inverno e um terraço. No futuro, a hera plantada ao redor da casa vai envolvê-la, permitindo uma mistura completa com o meio ambiente.



Já a antiga torre de água no sul do distrito de Bredeney em Essen, cidade alemã, enfrentou dois problemas: ela não poderia ser demolida porque obteve título de monumento histórico através de leis de proteção, e também não poderia ser significativamente alterada por causa das mesmas leis. Após muitas décadas sem ser utilizada, a estrutura foi finalmente
Friedhelm Krischer/Divulgação
convertida em um edifício de oito andares, em 2002. Muito pouco alterada na concepção original, a antiga torre foi transformada em quartos vivos. Agora abriga um escritório no andar térreo, com uma sala de conferências no piso superior, com as vistas incluídas. Os seis andares restantes são ocupados por três apartamentos de dois andares, com pé-direito alto e muita luz natural. Uma moderna escadaria exterior conecta cada apartamento, garantindo a privacidade. O que é notável sobre este projeto é que ele foi capaz de incorporar os princípios de construção verde com facilidade.

Com estes exemplos, é possível perceber que a preservação destes importantes edifícios históricos faz muito sentido. Independente se elas são feitas de concreto, tijolo ou madeira, torres de água são estruturas versáteis que podem transformar a vida e o habitar em uma experiência muito interessante.

Tags: casas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023