Café é instalado na boca de um vulcão na Nova Zelândia

Arquitetos superaram alguns desafios para conceber este projeto que oferece uma sensação diferente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/11/2012 11:05 Joana Gontijo /Lugar Certo
HB Architecture/Divulgação

Um terreno de topografia complicada e condições climáticas instáveis constituíram dois grandes desafios superados pelos arquitetos responsáveis pelo projeto de um café na Nova Zelândia. Integrante do Parque Nacional de Tongariro, perto do campo de esqui Whakapapa, o Café Knoll Ridge se equilibra na colina do maior vulcão ativo do país.


Feita para resistir ao ímpeto da natureza na região, que por vezes registra ventos de até 200 km/h, a arquitetura da construção se harmoniza com a paisagem ao redor e confere muito aconchego no interior. A concepção é da equipe do escritório HB Architecture, e o nome do estabelecimento se refere a um chalé antes ali existente, que foi destruído em 2009 por um incêndio .

Composta por 25 toneladas de vidro, a fachada transparente fornece um panorama exuberante da área externa, na boca do vulcão. Para a construção, todos os materiais utilizados foram pré-fabricados e chegaram ao local por helicóptero, o que gerou várias limitações, já que a capacidade deste meio de transporte é de, no máximo, 800 quilos. Com possibilidade de, juntos, resistir aos ventos e às temperaturas muito baixas comuns nesta área, foram selecionados materiais como vigas de aço, vidro e concreto para a fundação. Nas épocas mais frias, o telhado suporta até três metros de neve.
HB Architecture/Divulgação

Para aumentar a atmosfera de calor e aconchego, os ambientes internos ressaltam o uso da madeira, que faz alusão ainda ao acabamento tradicional dos chalés nas montanhas, muito encontrados na região. O café pode abrigar até 400 pessoas. No lado externo, a grande esplanada pode reunir mais 200 convidados. Tomar um café e bater papo com os amigos tão perto de um vulcão pode se tornar, então, uma experiência única.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023