Contêineres se transformam em casa prática no Paraná

A casa foi edificada com seis contêineres marítimos. A área total é de 240 m²

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/02/2013 13:35 / atualizado em 05/02/2013 12:39 CorreioWeb /Lugar Certo , Joana Gontijo /Lugar Certo
Casa em contêineres no Paraná tem projeto de Danilo Corbas e chama a atenção pela praticidade - Danilo Corbas/Divulgação Casa em contêineres no Paraná tem projeto de Danilo Corbas e chama a atenção pela praticidade
Uma casa de 240 m², construída com contêineres, surpreendeu pela criatividade e praticidade. Localizada no bairro de Orleans, em Curitiba e assinado pelo arquiteto Danilo Corbas, o projeto foi batizado de Casa Container. Projetada pela empresa Dersa, a casa foi feita com seis contêineres marítimos do tipo High Cube de 40 pés (12 m de comprimento x 2,9 m de altura), com mais de dez anos de uso.

Com dois andares, a casa contém três dormitórios, sendo uma suíte, closet, banheiro social, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet integradas, escritório, lavabo, biblioteca, churrasqueira, área de serviço e varandas.


As estruturas metálicas receberam o tratamento de reciclagem, onde foram recortadas para criação de portas e janelas, e depois descarregadas no terreno, nas posições corretas para instalação.


O peso reduzido da estrutura possibilitou o uso de fundações em sapatas isoladas. Já as paredes e forros foram revestidos com drywall combinados com o uso de lã de PET e de rocha para a obtenção de melhor desempenho acústico. Esse tipo de construção é finalizada em menos tempo e a quantidade de entulho na obra também é menor.

PROJETO TEVE INÍCIO EM 2011

O arquiteto Danilo Corbas sempre foi um admirador da estética industrial e já havia criado projetos parecidos com esse do Paraná, que foi inaugurado no dia 16 de janeiro. Em 2011, projetou uma casa em um terreno na Granja Viana, nos arredores de São Paulo, utilizando, para a estrutura principal, contêineres de transportes marítimos, uma proposta com grande potencial no quesito sustentabilidade. Com 196 m² de área construída, distribuída em dois pavimentos, a obra seria o início do projeto baseado em casas feitas em contêineres. Ao todo, são três quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet integradas, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem e varandas. "Posso dizer que a idéia de reutilizar contêineres para a construção de uma casa foi o meu caminho para descobrir a sustentabilidade na construção civil", afirma o arquiteto.
Em 2011, Danilo Corbas já havia feito uma obra parecida. Com área de 196 m², esta casa em São Paulo também foi construída em contêineres - Plínio Dondon/Reprodução/Flickr Em 2011, Danilo Corbas já havia feito uma obra parecida. Com área de 196 m², esta casa em São Paulo também foi construída em contêineres
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcos - 04 de Fevereiro às 14:33
No verão deve virar um calorzão...

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023