Diversão no ponto certo

Churrasqueira em casa é possível até para quem mora em apartamento

Ter o equipamento no imóvel é possível até para quem possui pouco espaço. Antes de convidar os amigos, saiba como escolher o modelo ideal para você

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/04/2013 10:00 / atualizado em 22/04/2013 11:38 Júnia Leticia /Estado de Minas

 

Eduardo de Almeida/RA studio

Ter churrasqueira em casa é desejo comum a grande parte dos brasileiros. Afinal, mais que instrumento para preparar carne, contar com o equipamento significa a possibilidade de dividir bons momentos com a família e os amigos. E opções para isso não faltam. Graças ao investimento da indústria no setor, profissionais da arquitetura e da decoração podem dar asas à imaginação para integrá-la não só a casas, mas também a apartamentos.

Clique e veja mais fotos de churrasqueiras

Mas antes de investir na ideia, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como o local onde a churrasqueira será instalada, para não ter problemas com vizinhos, segundo o designer de interiores Maurício Bonfim. “Como agora está na moda ter churrasqueira dentro de casa, na área gourmet, o correto é ter uma coifa para a churrasqueira e outra para o fogão ou mandar fazer uma sob medida englobando os dois”, explica.

Também é importante analisar o tamanho e o modelo ideal para a família e o melhor aproveitamento de espaço. Para isso, há várias opções. “A de alvenaria é o tipo de churrasqueira que você instalará em sua área de lazer e ela permanecerá fixa pra sempre. As elétricas são recomendadas para apartamentos e casas com nenhum ou pouco espaço para a área de lazer. O modelo tonel pode ser colocado em qualquer lugar, desde que seja aberto por causa da fumaça. Há, ainda, aquelas a gás, também recomendadas para apartamentos e casas com pouco espaço.”

 

"Para quem curte um churrasco, sempre buscamos a viabilidade da peça", diz a arquiteta Ana Carolina Matos
 

 

No caso de optar por esse modelo, o gerente comercial da Scheer Churrasqueiras, Mauricio Della Giustina, diz que é necessário que o espaço tenha um ponto de alimentação de gás. “Se for instalar uma churrasqueira a carvão, é necessário ter sistema de exaustão para fumaça”, ressalta.

Além dessas, a arquiteta Camila Ferreira acrescenta três outras opções. “As pré-moldadas – que são encontradas nas lojas de material de construção e vêm com molde e design prontos; as rotatórias – fabricadas com tijolos refratários e aço inox, que funcionam por engrenagem devido ao motor, instalado na parte de trás – e as de bafo – que servem tanto para assar carne como para fazer pizzas.”

Confira outras imagens de churrasqueiras!

Quanto aos outros tipos de churrasqueiras, Camila diz que as a gás são ideais para apartamentos, porque não geram fumaça e as elétricas têm como vantagem o fato de serem compactas, cabendo em pequenos espaços. Mas entre tantas alternativas, a arquiteta diz que as mais usadas são as de alvenaria, construídas de tijolos em áreas como quintal, terraço e varanda. “Porém, para contar com esse tipo de churrasqueira, é preciso investir em toda uma estrutura”, ressalva.

RECEITA

Por isso a arquiteta Fernanda Curi enfatiza a importância de escolher um tipo de churrasqueira conforme o tamanho e o uso. Seguidos esses critérios, o equipamento terá funcionalidade e causará um grande efeito na decoração. “As churrasqueiras compõem muito bem um espaço gourmet e o tipo de revestimento que ela recebe caracteriza o ambiente”, afirma.

Uma alternativa que tem ganhado destaque nesse tipo de projeto é a churrasqueira cooktop, que pode ser instalada em móveis sobre um tampo de granito, dispensando a construção de alvenaria, com explica Mauricio Giustina. De acordo com ele, essa opção é bem-vinda quando o assunto é integração de ambientes. “Essas churrasqueiras podem ser com espetos giratórios, espetos não giratórios, parrilla argentinas com sistema de elevação da grelha automático, parrilla manual e automática, integradas no mesmo equipamento, e a gás.”

Todas as opções podem e devem ser levadas aos ambientes como peça de decoração, diz Giustina. “A churrasqueira virou peça-chave no ambiente que reúne pessoas para uma agradável confraternização.”


Peça pode ser o destaque da decoração, mesmo dentro da sala de jantar. Acabamento de luxo ajuda a integrá-la ao ambiente - Eduardo de Almeida/RA studio Peça pode ser o destaque da decoração, mesmo dentro da sala de jantar. Acabamento de luxo ajuda a integrá-la ao ambiente
 

A RECEITA IDEAL PARA VOCÊ

Apesar da grande variedade de churrasqueiras disponíveis à venda, é preciso tomar alguns cuidados antes de instalá-las em casa. Controlar a fumaça é essencial para evitar problemas

A partir de agora, quem pensava que poder saborear um bom churrasco no conforto de seu lar era privilégio de uma pequena parcela de pessoas que moram em uma casa espaçosa vai mudar seus conceitos. Isso ficou no passado, como garante o designer de interiores Maurício Bonfim. “Hoje, a realidade é outra. Atualmente, existem vários modelos de churrasqueiras modernas, como a elétrica e a gás, que possibilitam que até mesmo quem mora em apartamento seja capaz de oferecer um ótimo churrasco a seus convidados.”

As churrasqueiras modernas podem ser rústicas, detalhadas ou simples, porém, devem ser funcionais. “Esses produtos contam com tecnologia e seguem tendências e ideias atuais. E há vários tipos delas, com modelos ideais para cada casa, considerando desde o espaço disponível até o orçamento para investir na churrasqueira”, afirma Bonfim.

Por tudo isso, não há como se falar em tendência nesse tipo de projeto, como acredita a arquiteta Ana Carolina Matos. “Ela vem do desejo dos clientes. Para aqueles que curtem fazer um churrasco, sempre buscamos a viabilidade da implantação da peça, seja na varanda, seja no terraço ou no espaço gourmet.” Em apartamentos, Ana Carolina reconhece as restrições de uso do equipamento, a começar pela área. “Há a necessidade, ainda, de uma exaustão apropriada no caso da churrasqueira a carvão, principalmente, o que exige ter uma chaminé eficiente.”

"É muito importante se preocupar com o resultado do uso das cores e de elementos que possam descaracterizar o ambiente" - Maurício Bonfim, designer de Interiores


Quanto à opção cooktop, o diretor-presidente da Scheer, Daniel Scheer Viapiana, garante que se alinha perfeitamente ao conceito da varanda ou espaço gourmet, ambientes consolidados nos projetos residenciais contemporâneos. “Outra tendência das moradias modernas são os espaços integrados. Atualmente, trabalha-se até com a ideia da cozinha de estar, ambiente também utilizado para receber amigos e familiares. Com acabamento em aço inox escovado, a churrasqueira cooktop se alinha ao que há de mais sofisticado em termos de projetos e acabamentos”, defende.

Além disso, Daniel diz que o equipamento dispõe de um isolante térmico refratário que mantém o móvel livre do calor. Esse isolamento também é responsável pelo menor consumo de carvão. “Mesmo assim, a churrasqueira cooktop não dispensa a utilização de chaminé ou coifa”, explica. Versátil, esse modelo também pode ser instalado em móveis com gavetas e nichos específicos para guardar espetos, facas, carvão e demais utensílios. “Há, ainda, a opção de instalação em módulos com rodízio, ideal para quem gosta de reunir os amigos à beira da piscina”, acrescenta Daniel.

INTEGRAÇÃO

Consideradas essas possibilidades, a arquiteta Fernanda Curi conta que o uso da churrasqueira possibilita várias opções para caracterização do ambiente. “Um espaço mais rústico pode ser no próprio tijolinho, contar com uma pintura rústica ou ladrilhos. Em ambientes mais modernos, podem ser usados revestimentos em cimento queimado ou churrasqueiras em inox”, sugere.

A arquiteta Camila Ferreira diz que, no design de interiores, além de funcionais, as churrasqueiras podem ser decorativas dependendo do revestimento usado. E as opções são variadas para a composição. “Vale investir no cimento queimado colorido ou cor cimento, no granito, nas de inox com vidro temperado e até mesmo nas tradicionais em tijolinhos.”

Mas esses aspectos devem vir acompanhados de atenção à qualidade do produto, como destaca o gerente-comercial da Scheer, Mauricio Giustina. Principalmente no caso das churrasqueiras a carvão, que devem preservar sua aparência e desempenho com o passar dos anos. “Chapas de aço muito finas estão sujeitas à deterioração precoce e quando há sistema giratório de espetos ou automação na churrasqueira, o motor e sistema funcional devem estar bem construídos para evitar problemas.”

FIQUE POR DENTRO
Conheça alguns tipos de churrasqueiras e suas características
» A gás
Recomendada para apartamentos e casas com pouco espaço, mas precisa de exaustão por causa da fumaça. Apesar de seu preço ser bastante elevado, não tem a contrapartida do gasto com a energia elétrica. A vantagem desse tipo de churrasqueira é que a carne assa mais rapidamente e é possível manter a temperatura ideal da carne de uma maneira constante.
» Alvenaria
Uma vez instalada, permanecerá fixa. Por isso, deve ser tomar muito cuidado ao optar por esse tipo.
» Bafo
Alimentada por carvão, é compacta e serve tanto para assar carne como para fazer pizzas.
» Cooktop
Dispensa a construção em alvenaria, é inserida nos projetos como um eletrodoméstico, em módulos de móveis planejados ou como extensão de bancadas. Há ainda a opção de instalação em módulos com rodízio. Dispõe de um isolante térmico refratário, que mantém o móvel livre do calor. Esse isolamento também é responsável pelo menor consumo de carvão.
» De tonel
Um dos tipos mais baratos, pode ser colocado em qualquer lugar, desde que seja aberto por cuasa da fumaça. Também pode ser transportado com certa facilidade, já que algumas peças têm rodinhas.
» Elétrica
Recomendada para apartamentos e casas com nenhum ou pouco espaço para a área de lazer. A vantagem desse tipo de churrasqueira é que ela não solta fumaça, é prática e portátil.
» Pré-moldada
Encontrada nas lojas de material de construção, vem com molde e design prontos.
» Rotatórias
Fabricadas com tijolos refratários e aço inox, que funcionam por engrenagem, com motor instalado na parte de trás.

Garantir pontos de exaustão é indispensável para quem vai montar a peça em áreas fechadas - Eduardo de Almeida/RA studio Garantir pontos de exaustão é indispensável para quem vai montar a peça em áreas fechadas


SEM ESTRAGAR A DESCONTRAÇÃO


Para que a instalação ou construção de uma churrasqueira atenda as expectativas de quem já não vê a hora de saborear uma boa carne em casa, é preciso ficar atento às dicas dos profissionais. De acordo com Maurício Bonfim, o que dá certo na execução desse tipo de projeto é analisar bem o espaço. É preciso, ainda, ter bem claro o orçamento disponível para executar a obra. “Além de analisar as necessidades da família, para que seja colocado o que realmente vai ser usado.”

O designer de interiores acrescenta que é necessário, ainda, analisar a escolha dos acabamentos. “É muito importante se preocupar com o resultado do uso das cores e de elementos que possam descaracterizar o ambiente. O ideal é sempre criar um tema para esse espaço. Assim, fica mais difícil errar na construção do ambiente”, aconselha Maurício Bonfim.

Para Ana Carolina Matos, a primeira questão é verificar como será feita a exaustão. “Também é necessário avaliar o espaço, pois as churrasqueiras têm largura considerável e a estrutura de embutimento delas gera um acréscimo nas dimensões iniciais. É importante prever isso. É bom, também, que haja um ponto de pia próximo e que se execute uma bancada de apoio na lateral.”

RECOMENDAÇÕES Escolher o modelo e tamanho corretos, e definir o espaço para instalação de maneira que não fique em áreas de circulação são aspectos essenciais a serem considerados, conforme Camila Ferreira. “Projetar bancada de apoio para temperar, espetar e cortar a carne – de preferência com uma pia bem próxima –, contratar profissional para orientar a montagem, escolher o revestimento ideal para limpeza e para suportar altas temperaturas e caprichar no acabamento são outros itens a serem levados em conta.”

Quanto ao investimento nas churrasqueiras, Camila informa que os preços variam bastante. Mesmo assim, ela indica alguns valores. “As de alvenaria com revestimento custam R$ 1,7 mil; as pré-moldadas com revestimento, R$ 1 mil; a gás em inox,
R$ 2,7 mil; e a churrasqueira de bafo compacta, R$ 200.”

 

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
dr - 22 de Abril às 17:55
Somente um asno para entender que a churrasqueira é ótima. a fumaça que vai para os vizinhos é tão boa quanto o churrasco!!!..... uma merd.....

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023