Este hotel no Chile tem como ponto forte um cenário onírico que parece atender ao mais puro desejo de criança. Em meio à rica paisagem da Cordilheira dos Andes, o Elqui Domos foi planejado valorizando espaços para observar as estrelas. À noite, a vista para o céu do Vale do Elqui é ainda mais bela, e se torna a grande atração do local. Diferentes elementos que compõem o projeto foram concebidos para favorecer o contato com os astros, passando por detalhes nas acomodações até os serviços disponíveis para os hóspedes como, por exemplo, excursões e passeios noturnos a cavalo.
Configurando como o único hotel astronômico do hemisfério sul e um dos sete deste tipo no planeta, a hospedaria está situada a quase 600 quilômetros de Santiago. Sete tendas semi-esféricas que fazem o papel dos quartos contam com cúpulas que podem ser abertas e estendem a visão para o céu. Cada habitação contém dois andares, integrados por uma sala de estar e um banheiro no térreo e, na parte de cima, ficam as camas para até quatro pessoas. Um terraço próprio completa a estrutura de cada alojamento.
Há três anos, também foram adicionadas ao empreendimento quatro cabines observatório, uma forma diferente de estadia. Compostas em madeira, estas unidades são de autoria dos arquitetos da RDM Arquitectura, e ficam localizadas na área superior do terreno. Com três andares, elas incluem também sala de estar, banheiro e terraço, com o teto acima da cama aberto para a beleza da região andina. As cabines comportam até três hóspedes, e a natureza do vale aparece ainda a partir da varanda. Um observatório equipado com telescópios formam um forte diferencial destes quartos.
O encanto estrelar do céu dos Andes não é, porém, o único protagonista da hospedagem. No hotel, o conforto é ressaltado nas áreas de convivência, que contam com restaurante, piscina, além de uma sala para leitura e conexão à Internet. Criado para ser um ambiente de descanso, introspecção e apreciação da beleza natural, “o que torna o Elqui Domos especial é o fato de ser dedicado a uma fantasia – a de observar da própria cama as estrelas, o lugar onde tudo começou”, conta um dos proprietários.