Fotografias de casas flutuantes mostram um lado diferente de Paris

Obras de Laurent Chérère estão em exposição em São Paulo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/06/2013 08:00 Joana Gontijo /Lugar Certo
Laurent Chérère/Divulgação

Uma Paris onírica e melancólica aparece na série de imagens criada pelo francês Laurent Chérère que mostra casas em suspensão no céu. O conceito norteador do trabalho intitulado Flying Houses surgiu há cinco anos, quando o artista passou um tempo explorando as regiões de Belleville e Ménilmontant, bairros na área nordeste da capital francesa.

Onze composições fotográficas integrantes do projeto podem ser vistas em uma exposição individual que acontece em São Paulo até o próximo dia 30 de junho. “Meu interesse é mostrar a vida dessas pessoas e suas moradias. Essa parte da cidade é muito pobre e em cada metro quadrado é possível explorar uma rica diversidade cultural”, conta o autor.


Diferentes tipos de edificações aparecem nas fotos flutuando. Um hotel antigo em ruínas, um prédio incendiado, uma casinha com floreiras à janela, um trailer cheio de roupas no varal, um imóvel à venda, um cortiço, uma fábrica, um prédio comercial com pichações e até mesmo um circo, estão entre os cenários retratados.

Todas as construções estão ligadas a fios, dando a impressão que são o fim de uma linha de pipa ou o cordão de um balão. Este elemento tem um sentido lógico, uma vez que o trabalho bebe na fonte do filme “Le Ballon Rouge”, de autoria de Albert Lamorisse, de 1956.

Utilizando uma paleta de cores semelhante ao filme para formar a proposta imagética, em que se sobressaem os tons frios, como cinza, azul e marrom, Chérère criou as construções como personagens principais a partir de sistemas digitais. Ele parte de detalhes arquitetônicos capturados nos subúrbios e periferias de Paris, o mesmo lugar onde o clássico do cinema foi rodado. O efeito é uma mistura do real e do ficcional, com uma forte pitada de surrealismo.

Um lado esquecido da Cidade Luz é ressaltado em Flying Houses, levando as moradias e demais espaços dessas regiões abandonadas a despertar mais atenção dos moradores em relação à situação em que se encontram. Enquanto a narrativa de Albert Lamorisse acaba com um tom de felicidade, a conclusão sobre o trabalho do fotógrafo permanece no ar, assim como as próprias casas voadoras.
Laurent Chérère/Divulgação

Com curadoria de Paulo Kassab Jr. e coordenação de Felipe Hegg, a exposição acontece na Galeria Lume, à Rua Joaquim Floriano, 733, 2º andar, no Itaim Bibi, com horário de visitação de segunda a sexta, das 10h às 20h. Mais informações no site www.galerialume.com, ou pelo telefone (11) 3704.6268.

Tags: casas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023