Um refúgio escondido entre as montanhas e o cerrado, em meio a uma rica paisagem natural. O lugar perfeito para esquecer da rotina de trabalho, fugir da grande cidade, e aproveitar momentos de puro relaxamento, meditação, de experiências sensoriais únicas. Um ambiente onde a arquitetura foi especialmente planejada para dialogar com a natureza, em uma conversa sintonizada em cada detalhe, seja estrutural ou simplesmente decorativo, da qual o resultado é uma vivência particularmente diversa. E isso acompanhado de serviços de primeiro mundo quando o assunto é o corpo e a mente.
Esse cenário idílico existe, e fica pertinho de Belo Horizonte. Inaugurado há pouco mais de um mês, um spa no pé do Parque Nacional da Serra do Cipó, a 90 quilômetros da capital, lança mão da beleza exuberante da região para harmonizar bem-estar, simplicidade, estilo e bom gosto, em termos de projeto, e fornecer aos visitantes espaços ideais para desacelerar e se conectar com o universo.
Ao lote inicial que até 1987 era a casa de campo de uma família e há nove anos funciona como a pousada boutique Capim do Mato, foi acrescido o terreno do spa, totalizando uma área de 3,5 hectares de mata original e preservada. Com a chancela da marca francesa de cosméticos L'Occitane en Provence, a construção de aproximadamente 500 m² se adequa delicadamente ao relevo inclinado e tira proveito de uma visão privilegiada para a serra.
“A opção pela localização foi para aproveitar a melhor vista, em um terreno afastado da rua, mas não muito longe e nem tão alto, de forma a valorizar o panorama para as montanhas. A inclinação do terreno foi usada sem muro de arrimo, tirando partido das camadas naturais do solo. Houve também uma preocupação em escolher uma área que não tivesse árvores de grande porte que poderiam ser derrubadas, e a vegetação original foi mantida”, explica a arquiteta responsável pelo projeto, Andrea Schettino.
Durante o processo construtivo, foi priorizado o uso de materiais e mão-de-obra locais. Toda a matéria-prima foi transportada até a área das obras por homens, sem o auxílio de qualquer maquinário que pudesse poluir ou devastar o ambiente. A preservação da natureza, a sustentabilidade e a tecnologia são, assim, alguns dos pilares da concepção arquitetônica do spa. A preocupação em acrescentar o ecotelhado, o ecoblock e o ar condicionado inteligente (a economia de energia chega a 44% em relação aos modelos convencionais) também se destaca no estudo de conforto ambiental realizado para o projeto. Ainda na linha ecológica, a construção tem componentes estruturais em madeiras de reflorestamento e biosintética, além de sistema de aquecimento solar, aproveitamento da água de chuva, iluminação natural, coleta seletiva e reciclagem. Outras especificações ambientais passam pela utilização de luminárias de LED e lâmpadas fluorescentes, a instalação de equipamentos economizadores nos vestiários de funcionários e clientes, como as válvulas de descarga com duplo fluxo, e o uso de lençóis e toalhas de tecido, evitando os materiais descartáveis.
Colunas de eucalipto se sobressaem em algumas partes da estrutura, e o teto que cobre a escada de acesso aos vestiários é composto com a disposição de madeirinhas que, como explica Andrea Schettino, são sobras do próprio cerrado, com gravetos reaproveitados que foram guardados e limpos. A construção também exalta a aplicação de materiais naturais como pedra e cimento natado cru, em cor original, justificando a intenção de ter um baixo custo de compra e instalação, boa durabilidade e pouca demanda de manutenção, salienta Andrea. “A decisão de manter o cimento em sua tonalidade verdadeira, sem pintura, passa pelo propósito de integrar ainda mais o imóvel com o entorno. Avistado de longe, o cinza do concreto se funde ao verde da mata, e deixa o spa quase que invisível”, explica.
Por dentro, a recepção, as salas de espera, de tratamento e de descanso, além da escada e outros ambientes, receberam generosas aberturas em vidro, permitindo que o exterior adentre os espaços internos, o que transmite uma forte sensação de aconchego. “Nas áreas de relaxamento, as janelas baixas fazem com que se aviste a parte externa, porém com privacidade, impedindo que a pessoa seja vista pelo lado de fora. Elas foram pensadas de acordo com o cenário exterior de cada ambiente e para aproveitar a luz do sol, proporcionando momentos de paz e equilíbrio”, conta a arquiteta.
Sustentado no conceito de luxo despojado, o novo spa inclui piscina climatizada de borda infinita e suspensa ao ar livre, salas para banhos de imersão em ofurô e hidromassagem, sala de massagem, deck com chaises, salas para o repouso, vestiários, e uma boutique para os que quiserem levar as fragrâncias e produtos utilizados durante os tratamentos para casa. Por baixo da piscina, que aproxima a vista e cresce pelo horizonte, uma parede verde composta pela junção de vasos de plantas, como samambaias, avencas e outras espécies comuns na região, reforça o conceito de sustentabilidade.
BRASILIDADE
Na decoração, um grande acento brasileiro valoriza a arte indígena, elementos regionais e o artesanato nacional, com um clima de rusticidade. “A ideia foi criar um local que ressaltasse não só os traços característicos de Minas Gerais, mas sim um conceito mais amplo de brasilidade. Foi a maneira encontrada para adicionar a nossa identidade ao conjunto de uma empresa francesa”, elucida o sócio-proprietário, Moreno Belisário. Adornos vindos de tribos do Norte de Minas, tapetes de tear e de palha, cortinas compradas no Mercado Central de BH, garrafas em vidros soprados, luminárias de corda e outras de PVC, lustres feitos com balaios, arandelas que aproveitam tocos do eucalipto, além de outros trabalhos manuais, são alguns elementos que, mesclados a itens vindos de fora do país, compõem o design interno do spa.
Em relação ao mobiliário, aparecem os sofás de alvenaria em tecido de linho cru e peças de marcenaria. “O estudo da psicodinâmica das cores delineou a especificação de uma paleta em tons suaves e mais naturais, como o fendi e o cinza, remetendo a tranquilidade, acolhimento e auto-estima, pontuando tonalidades mais intensas em detalhes, como nas pastilhas dos banheiros, vermelhas e verdes, e em alguns objetos decorativos”, explica Andrea Schettino. No paisagismo, a opção foi manter a natureza intacta. “O capim e a alfazema são únicos, possuem uma textura e cores que encantam a todos. Essa beleza natural esplêndida é nossa forte aliada para promovermos os momentos de descanso e revitalização que os turistas tanto buscam”, ressalta Moreno Belisário.
Com personalidade individual e distinta de uma pousada boutique e detentora de dois prêmios de arquitetura (o Olga Krell de Decoração e o Deca Interiores), a Capim do Mato, por sua vez, mistura elegância e estilo, valorizando a arte e o design com um olhar apurado. A ênfase está no luxo simples, casual e despretensioso, combinando o conforto com a sofisticação de ser despojado. O projeto também é comprometido com o meio ambiente, inserido em uma área de preservação, onde natureza e arquitetura se fundem. A pousada possui nove acomodações, entre elas bangalôs de luxo, chalés e apartamentos, e conta ainda com duas piscinas, uma sauna e espaços com chaises para descanso.
“Estávamos em busca de um serviço diferenciado para agregar à pousada e oferecer aos hóspedes. O spa se alinha e amplia a filosofia já existente, com foco na preocupação ecológica, respaldado pela parceria com uma empresa reconhecida mundialmente. Ele reforça a identidade da pousada e cria um estilo diferente de tudo o que há por aqui, em uma atmosfera chique e, ao mesmo tempo, descompromissada, caminhando na linha do atendimento personalizado”, complementa Moreno. O mix de serviços especializados de bem-estar, por enquanto exclusivos para os hóspedes, engloba tratamentos corporais e faciais, hidroterapias e aromacologia (terapias por meio dos aromas), a partir de protocolos praticados pela multinacional francesa em alguns dos melhores hotéis e spas do planeta.
Serviço: A Pousada Capim do Mato fica localizada na Alameda Rubens Ferreira Belisário, na Serra do Cipó. Reservas e informações: (31) 3718-7480, (31) 3227-8068 e reservas@capimdomato.com.br. Acesse o site!
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação