Anexo de aeroporto surge com traçado incomum e alta tecnologia na Dinamarca

Terminal de Conexão em Copenhagen inova na arquitetura e, ao mesmo tempo, dialoga com os prédios já existentes

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postado em 08/07/2013 12:49 Joana Gontijo /Lugar Certo
Adam Mork/Danielsen Architecture/Divulgação

Figurando como um dos melhores e mais significativos do planeta, o Aeroporto de Copenhagen, na Dinamarca, é um importante hub na Escandinávia. Neste contexto, o Terminal de Conexão que seria adicionado a ele deveria, como era a intenção do cliente, conter a força de uma arquitetura icônica que, ao mesmo tempo, continuasse conversando com os edifícios terminais anteriormente presentes. Com projeto do escritório Danielsen Architecture, nasceu a estrutura de 4,5 mil m² com desenho incomum que chama a atenção. A solução projetual encontrada apresenta traços pouco convencionais para um desafio de design igualmente diferente. A fachada envidraçada mostra logo de cara uma proposta inovadora: a forma de um grande triângulo arrendondado na parte frontal dá ao prédio uma bela característica construtiva.

As demais demandas do cliente incluíam objetivos como o funcionamento da construção alongada em 300 metros como um defletor de ruído, pelo menos suspensa a 13 m para o alto, de maneira que fosse criada uma cobertura em balanço sem colunas para a área de estacionamento de ônibus. O Terminal de Conexão de Copenhagen surge, então, como uma resolução arquitetônica que, muito bem planejada, interliga regulamentações governamentais, melhorias técnicas e os desejos do cliente para otimizar o aparato urbano por todos os lados com um movimento expressivo, conforme os arquitetos responsáveis.


O prédio também sai do comum em termos estruturais - mais da metade da seção transversal é em balanço. A opção pelo aço curvo emoldura arcos ogivais distintos, o que gerou muitas denominações populares, como o "Baleia" ou a "Catedral". A iluminação diurna natural alimenta ativamente a experiência espacial de acordo com o percurso que os viajantes fazem pela conexão. Seguindo as alterações da luz e do clima, os reflexos se tranformam conforme atravessam as janelas e claraboias especialmente instaladas para conferir uma dimensão complementar, permitindo uma divisão sensorial e bem perceptível entre as zonas de vôo e de chão.

Em pouco tempo para ser desenvolvido, o projeto do terminal resulta da estreita colaboração entre cliente, construtor, arquiteto e outros consultores, gerando uma arquitetura tecnicamente exigente que prima pela intenção estética e experimetal de forte impacto visual.
Adam Mork/Danielsen Architecture/Divulgação
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haroldo - 08 de Julho às 14:24
.....que belo puxadinho.......igual aos nossos aqui....e aposto que construido pela metade do valor.....

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