Morada de férias na costa indiana é concebida para observar e vivenciar a natureza

O lar construído para ser desfrutado em dias de folga parece um cenário cinematográfico

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/07/2013 11:54 Joana Gontijo /Lugar Certo
Bharath Ramamrutham/Divulgação/Khosla Associates

Esta casa na costa da Índia parece ter saído de um cenário de cinema. Localizada em Chowara, uma vila de pescadores em Kerala, no sul indiano, ela agrega um conjunto de características, tanto em relação à arquitetura, quanto na proposta de decoração, que a fazem uma construção majestosa, de beleza peculiar. A obra foi especialmente planejada para chegar até a natureza, vislumbrá-la e experimentá-la.


Com projeto do escritório de arquitetura Khosla Associates, a suntuosidade da morada começa logo a partir de sua base colocada no alto de um penhasco de 60 m de altura que, por si só, já a faz alcançar uma visão mravilhosa para o horizonte que a margeia, adornado pelo Mar da Arábia. Em questões construtivas, o tom imponente continua com a integração de espaços generosos, uma grande cobertura em formato diagonal e a piscina de borda infinita.

O proprietário mora em Londres, mas sempre foi apaixonado pelo clima de Kerala. Por isso mesmo procurou os arquitetos para construir uma casa de veraneio que se interligasse completamente com a paisagem e o sol da Índia. Depois de conceituada a estrutura arquitetônica do imóvel, surgiu a especificação do cimento polido, do concreto e da ardósia, no tocante aos acabamentos, de forma a ter, com estas texturas, uma conversa mais eficiente com o rico meio ambiente do entorno. Os móveis ecolhidos ficaram em propostas mais simples, para manter o eixo estético sobre a opulência visual da região.

A prioridade máxima da Cliff House, em termos projetuais, sempre foi abrir o panorama para o mar em todos os ambientes. A casa recebe em abundância o ar, o céu e a visão das águas, sem nenhum tipo de barreira. Isso foi conseguido porque os profissionais responsáveis pela obra alocaram somente meia parte da área construída dentro do desenho comum de quatro paredes, sendo todo o restante entremeado pela natureza circundante. Este traçado permite ainda que a residência se mantenha ventilada, o que é muito necessário em meio ao calor da região. Enfim, uma mistura eficiente entre funcionalidade e emoção.
Bharath Ramamrutham/Divulgação/Khosla Associates

Bharath Ramamrutham/Divulgação/Khosla Associates

Tags: arquitetura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023