Construção civil aquece setores variados como os de decoração e acabamentos

Empresas e profissionais de diversos segmentos são estimulados pelo desempenho imobiliário no país. Crescimento do número de novos negócios confirma boa fase

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postado em 05/08/2013 08:00 / atualizado em 05/08/2013 09:47 Júnia Leticia /Estado de Minas
A secretária Rosilda Basilio Gomes Martins aproveitou o bom momento para investir na decoração da casa - Eduardo Almeida/RA Studio A secretária Rosilda Basilio Gomes Martins aproveitou o bom momento para investir na decoração da casa

O mercado de construção civil no Brasil passa por uma de suas melhores fases e o aumento da procura por produtos para decoração e acabamentos, que sofrem os reflexos desse bom momento, comprova isso. Segundo estudo do Ibope Inteligência, a perspectiva é de que, somente em 2013, os brasileiros deverão gastar R$ 5,4 bilhões na compra de artigos para a casa, um crescimento de 8% em relação a 2012. Mas não é só esse setor que colhe os bons frutos do momento atual.

Diretor presidente da ABC da Construção, Tiago Moura Mendonça confirma o movimento. “Vemos um aumento de construtoras pequenas e também clientes finais nas lojas nos últimos anos. A loja vem aproveitando o bom momento e investido bastante – aproximadamente R$ 10 milhões no último ano – e repetiremos esse número em 2013. Chegaremos, assim, a 33 lojas”, comenta. Atualmente, a empresa conta com 30 unidades.

A diretora do escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos também registrou aumento na área de gerenciamento de projetos para a construtora da ordem de 10%. “Tivemos, ainda, crescimento de 8% com o consumidor individual, que investe nos imóveis próprios com os projetos de decoração. Eles priorizam a realização por bons profissionais, já que envolve, da mesma forma que projetos arquitetônicos, algumas disciplinas diferentes, tais como elétrica, hidráulica, climatização, sonorização, entre outras”, explica Izabel Souki.

Uma das pessoas que aproveitou o bom momento para investir na decoração da casa foi a secretária Rosilda Basilio Gomes Martins. A vontade de melhorar o ambiente foi fundamental nessa decisão. “Tudo visando proporcionar conforto, satisfação pessoal e em receber os amigos, bem-estar da família e também a valorização do imóvel. Com isso, a autoestima só tende a melhorar”, acredita.

A mudança só foi possível depois de seis anos da decisão de redecorar o imóvel. Para isso, Rosilda conta que fez uma boa reserva financeira no decorrer de quatro anos e encontrou no momento atual a hora certa para colocar o plano em prática. “Levei em consideração minha condição financeira”, diz a secretária.

QUALIDADE DE VIDA

A dentista Renata Antonini Pimenta conta que a decisão por qualidade de vida foi fundamental para investir. “Mudei para meu atual apartamento há um ano e meio e tenho 13 de casada. Foi o tempo que esperamos para mudar para algo bacana e definitivo. Por esse motivo, decidimos colocar tudo de primeira para ficar por bastante tempo. Como fico pouco tempo em casa, valorizo cada momento, portanto, queria ter uma casa confortável, funcional, esteticamente agradável, inclusive para receber os amigos.”

A melhora no movimento fez com que a multinacional fabricante de elevadores e escadas rolantes Orona, que tem 14 filiais no Brasil, também apostasse no cenário atual e abrisse, no ano passado, uma em Minas Gerais. Segundo o gerente da filial mineira, Antônio Moreira, o setor de construção do país vive o seu melhor momento. “Por isso, a marca Orona adquiriu a AMG de forma a se estabelecer definitivamente como uma nova alternativa para o crescente setor da construção civil mineiro e brasileiro”, diz. A entrada da Orona no Brasil pretende acrescentar negócios da ordem de R$ 250 milhões ao faturamento anual da empresa. Minas deve responder com pelo menos 10% destes negócios.

Novas perspectivas
Melhoria nas vendas sinaliza expectativas otimistas e investimentos em vários setores, entre os quais decoração e acabamentos

Além do crescimento de vendas e de projetos, a contratação de funcionários reflete esse bom momento da economia. O diretor comercial da loja especializada em acabamentos Bel Lar, Daniel Miranda, afirma que o incremento do negócio pode ser explicado por um conjunto de ações, como mercado aquecido, mix diferenciado de produtos, treinamento e capacitação da equipe e disponibilidade imediata de estoque. A loja está com cerca de 40 vagas em aberto para vendedores internos e externos.

Para 2013, os projetos incluem a inauguração da nova unidade no Ponteio Lar Shopping. A unidade terá 1.100 metros quadrados (m2) para exposição de mais de 15 mil itens. A localização é estratégica devido ao público-alvo frequentador. “A Região Sul é um novo corredor de acabamentos de Belo Horizonte. Buscamos conquistar esse público com o título de loja especializada e referência no mercado mineiro”, destaca Miranda. Com esses investimentos, a expectativa da loja é fechar o ano de 2013 com um crescimento de 15%.

A melhora no movimento de vendas também foi percebida pela diretora-executiva da loja especializada em móveis e decoração Eletro Nobre. Segundo Cida Ferreira, somente no primeiro semestre deste ano houve um crescimento de cerca de 10% nas vendas. “Observamos que grande parte desse público está procurando móveis para decorar a casa ou o apartamento novo. Também já estamos recebendo muita procura de parcerias com construtoras que optam por trabalhar com apartamentos decorados para expor melhor os seus empreendimentos.”

Segundo Tiago Mendonça, da ABC da Construção, a área que registrou maior procura por reforma e decoração de ambientes é a residencial - Eduardo Almeida/RA Studio Segundo Tiago Mendonça, da ABC da Construção, a área que registrou maior procura por reforma e decoração de ambientes é a residencial
A maior procura tem sido reflexo do mercado de construção civil, que passa por um momento aquecido, principalmente nos setores de decoração e acabamentos, diz Cida Ferreira. “Dentro desse cenário, a pessoa tem valorizado investir na compra de móveis e decoração que, além de conforto e beleza, agregarão maior valor ao seu imóvel. As maiores procuras são por estofados, mesas cadeiras, adornos, tapetes, cortinas, papéis de parede e móveis planejados.”

Segundo Tiago Mendonça, da ABC da Construção, a área que registrou maior procura por reforma e decoração de ambientes é a residencial. “A construção de imóveis novos também aumentou seu percentual no mix de vendas. Mas as reformas continuam sendo as principais compras. Com maior acesso ao crédito imobiliário, as pessoas estão realizando o sonho da casa própria, ou na compra do imóvel pronto ou na construção. Certamente, esse momento possibilita o aumento do volume de obras residenciais que necessitam de acabamentos.”

Na Eletro Nobre, Cida Ferreira conta que a maior procura tem sido pela compra de móveis e adornos para estabelecimentos residenciais. “Quando realizamos o atendimento, procuramos nos informar com o cliente se o local está em reforma ou se será o primeiro morador do imóvel. Grande parte da demanda é para atender imóveis novos”, informa.

O gerente da filial mineira da OMG Orona Antônio Moreira informa que a empresa é mais consultada para o segmento residencial. “Esse tipo de construção é impulsionado por um programa do governo federal para reduzir o gap de habitações no país. A maior parte das solicitações vem das construtoras, obras novas. As reformas, normalmente, vêm do cliente final, condomínios.”

Por tudo isso, a diretora da Eletro Nobre diz que as perspectivas com relação aos negócios são as melhores possíveis. “Atualmente, o mercado de construção civil está aquecido para vendas e reformas de imóveis. Essa fomentação do mercado favorece diretamente o setor de decoração, independentemente se os imóveis são novos ou usados”, informa Cida Ferreira.

AMPLIAÇÃO

Para atender essa demanda e fidelizar os clientes, ela informa que a loja está trabalhando com um número maior de fornecedores e ampliando seu mix de produtos. “Além disso, neste ano já ampliamos nossa loja de 75m² para 150m² e estamos contratando e treinando novos funcionários. Participamos constantemente de feiras especializadas em móveis e decoração na busca por novidades para atender as expectativas do nosso consumidor. Também estamos fechando parcerias com profissionais da área como arquitetos, decoradores e designers de interiores.”
O escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos aposta no crescimento do setor com foco em projetos. “Atuamos com um nicho de mercado bem específico que são os projetos de detalhamento de arquitetura e projetos compatibilizados, que devido ao aquecimento do setor como um todo, vêm expandindo a cada ano. A expectativa é fechar 2013 com um crescimento de 20% em relação a 2012”, explica.

Palavra de especialista - Luiz Felipe R. Cornélio Diretor administrativo da Ana Luiza Decorações
Eduardo Almeida/RA Studio

Produtos diferenciados

"Principalmente no mercado de luxo, tanto o consumidor individual quanto as construtoras que atendem essas edificações estão em busca de produtos de acabamento que agregam valor ao projeto. No primeiro semestre, a empresa cresceu 12% em relação a 2012 e temos perspectivas de chegar a 20% até o final do ano. Nas áreas residenciais, já temos uma demanda muito expressiva há algum tempo. São pessoas que buscam adquirir produtos diferenciados, que aliam o design dos produtos às novas tecnologias, praticidade e elegância. No setor comercial, a tendência é crescer. Os escritórios e empresas de diversos segmentos buscam investir no bem-estar de seus colaboradores e se diferenciar para os seus clientes. Na construção de prédios comerciais está havendo uma busca maior por produtos de qualidade no acabamento, como papéis de parede e persianas com design atrativo, o que confere sofisticação e são diferenciais para as empresas. Como exemplo, temos uma grande reforma feita em um hospital em Belo Horizonte, onde foi modernizado um setor de CTI. Para esse espaço, foram adquiridos produtos que vão deixar o ambiente prático e clean. A rede hoteleira também está totalmente aquecida e tem trazido grande expectativa ao nosso mercado, com possibilidade de fechamento de grandes negócios. As perspectivas são ótimas, a construção civil estando aquecida, o mercado da decoração também fica."
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Marcos - 05 de Agosto às 15:14
Conversa fiada, o povo não tem dinheiro para quitar as prestações dos bolhudinhos, vai ter dinheiro para refazer a decoração. Dizem que quando existe anuncio demais é por que estão quebrando.

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