Automação em curso

Monitorar o imóvel à distância já é possível graças ao avanço da tecnologia

Mais que conferir sofisticação, o uso da tecnologia em residências, hotéis, estabelecimentos comerciais e hospitais torna os ambientes funcionais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/08/2013 11:55 Elian Guimarães /Estado de Minas
Pelo controle remoto ou mesmo pelo telefone é possível acionar o sistema de segurança, acompanhando tudo o que acontece em casa ou no escritório   - Tiago Moraes/Divulgação Pelo controle remoto ou mesmo pelo telefone é possível acionar o sistema de segurança, acompanhando tudo o que acontece em casa ou no escritório

Monitorar um imóvel mesmo estando fora de sua cidade ou do país já é possível graças ao avanço da tecnologia que permite ao proprietário instalar equipamentos de primeira geração e vigiar qualquer movimento no interior de sua casa.

A automação tornou-se mais que um produto: é um conceito, admite Erick Cury, gerente de vendas da indústria de sistemas automatizados Neocontrol. “Estamos há nove anos no mercado e, além de casas e apartamentos, atendemos hotéis e hospitais. A domótica (automação doméstica) tem atraído a atenção não somente na questão de segurança, mas também em casos de oferecer maior conforto e independência aos moradores.

Apesar de não ser uma novidade no Brasil, o sistema tem atraído cada vez mais a atenção de vários segmentos não só das incorporadoras e construtoras, mas também de hotéis e hospitais públicos e privados. Com os eventos internacionais em andamento no país, a atenção se voltou para um sistema que até então era considerado artigo de luxo. “Agora se percebe sua importância funcional. Os hotéis têm procurado cada vez mais oferecer serviços automatizados para maior conforto de seus clientes e agregando valores. Em um hospital, por exemplo, pacientes debilitados podem, por meio de um sistema de controle remoto, acionar persianas, cortinas, diminuir ou aumentar a luminosidade, ligar a TV, o rádio e ouvir música e até mesmo acionar camas e macas, sem necessidade de se levantar, o que evita muitos acidentes”, explica Erick Cury.

No caso de residências, pode-se obter um programa integrado que gere economia de energia elétrica e água. O morador pode acionar todo o sistema elétrico de uma só vez, ou por ambiente, tornando cada situação uma cena apropriada para o momento, como em caso de festas, de jantares românticos ou mesmo de ambiente relaxante com adequada iluminação, traduzindo o estado de espírito de moradores e visitantes. Ele pode regular, no mesmo controle ou até por telefone, vários serviços em sua casa: vídeo, áudio, abajures, lâmpadas, ar-condicionado, portas e janelas e eletrodomésticos. É possível também regular temperatura de piscinas, chuveiros e banheiras.

Erick Cury, da Neocontrol, destaca a segurança e o conforto para moradores - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Erick Cury, da Neocontrol, destaca a segurança e o conforto para moradores
Para maior segurança existem equipamentos que acionam abertura e fechamento de portas, por meio de um teclado. Pode-se cadastrar até 32 pessoas que acionam o mecanismo pelo toque. O mercado tem disponível um controle sem fio, via web, que pode ser utilizado na casa.

Segundo Erick Cury, são muitas as pessoas que saem de casa e depois se preocupam se fecharam as portas ou janelas, se apagaram a luz ou se fecharam o gás. Da própria rua, com esse sistema, ele pode fechar a casa, desligar todos os equipamentos, ou mesmo utilizar um programa em que, com apenas o acionamento de um botão, desliga toda a sua casa, inclusive os leds, indicadores de vários aparelhos hoje em dia e que também consomem energia. Isso pode ser ao entrar e sair de casa, mas também via internet ou iPhone, de qualquer parte do mundo. Pode-se instalar sensores que ao registro de movimento interno no imóvel envia imagens ao proprietário.

Clientes gostam das inovações
Automação em prédios residenciais e comerciais reduz custos, evita desperdícios e conquista consumidores que buscam não só conforto mas agregar valor ao imóvel

Vencendo preconceitos, as construtoras e incorporadoras investem cada vez mais na automação de imóveis. Entretanto, é preciso cuidado com o perfil do cliente, adverte Aurélio Rezende, gerente de vendas da Somattos Engenharia. “São muitos os benefícios, mas entre o público mineiro ainda encontramos alguma resistência.”
Eduardo Almeida/RA Studio

A automação, conforme Rezende, é uma tendência e os clientes podem gravar um programa em seu próprio iPhone, cujas câmaras podem enviar imagens. “Temos empreendimentos, por exemplo, que entregamos com persianas integradas, cujo acionamento elétrico é bastante simples.” Com apenas um toque em um botão é possível baixar ou levantar a persiana, ou mesmo por meio de um controle remoto adaptado.

"O ideal é deixar as estruturas preparadas para que o comprador instale na medida de suas necessidades" - Aurélio Rezende, gerente de vendas da Somattos
Cada morador pode sugerir o próprio sistema de automação, que vai desde a iluminação, acionamento de cortinas e suportes elétricos via tubulação ou redes sem fio. O custo é baixo, mas, segundo Rezende, não é uma prática instalar todos os itens no ato da venda. “O ideal é deixar as estruturas preparadas para que o comprador instale na medida de suas necessidades.”

Alexandre Lara Nicácio, diretor técnico da Patrimar Engenharia, diz que essa é uma tendência sem volta, tanto para prédios residenciais como comerciais. A construtora deixa toda a infraestrutura já pronta para uma automação convencional ou por meio de sistema wireless (sem fio). Nos empreendimentos da empresa, as unidades ficam interligadas a uma caixa de automação, permitindo o uso futuro. “Oferecemos também um kit de automação opcional, em que o cliente recebe já instalada uma automação básica, como por exemplo, controle de mídia ou dimetização de lâmpadas por meio de software instalado em tablet, iPhone, iPad etc.” A empresa concluiu seu primeiro prédio com estação de recarga de carros híbridos. “Foi uma parceria com a GE, em que o morador pode fazer a recarga das baterias de carros elétricos.”

SOFTWARE

A Construtora RKM está também entre as que adotam sistemas modernos de automação para auxiliar na gestão dos empreendimentos. Trata-se de um software que controla ações cotidianas, como ligar e desligar luzes, aquecedores, sistemas de irrigação, elevadores e iluminação externa. “O sistema funciona a partir de um programa no qual o funcionário tem acesso a todos os dados do empreendimento. Assim, pode diminuir custos do condomínio, ligando e desligando luzes e água na hora certa”, afirma a diretora comercial da RKM, Adriana Bordalo.

Dessa forma, os moradores podem utilizar todos os recursos das áreas comuns e, se algum dispositivo ficar ativo por muito tempo, o sistema emite um alerta. O aviso é enviado ao computador do funcionário, que verifica a utilização correta dos recursos.

Mais do que eliminar custos, os sistemas de automação prediais evitam que recursos como água e luz, por exemplo, sejam desperdiçados. “Temos a filosofia de sermos sustentáveis e com esse mecanismo ajudamos os moradores a poluírem menos o meio ambiente”, afirma Adriana Bordalo.

Para Erick Kury, da Neocontrol, os brasileiros tinham uma visão inicial da automação como um recurso voltado ao luxo e ao conforto. “Hoje, percebe-se que é voltada a serviços, funcionalidade, além de sofisticação e agregação de valores ao imóvel, apresentando maior liquidez nas vendas.”

Tags: tecnologia

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcos - 08 de Agosto às 13:04
Vamos gastar, gente. Que crise que nada, esse povo ta loco em dizer que existe desemprego, comercio em baixa, alto estoque de imóvel, pouco carro nas ruas, o negocio é comprar, COMPREM COMPREM COMPREM.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023