Fotógrafo registra a opulência arquitetônica de óperas vazias

As imagens mostram a riqueza estrutural e estética de grandes teatros espalhados pelo mundo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/08/2013 11:03 / atualizado em 23/08/2013 11:24 Joana Gontijo /Lugar Certo
Ateneu Romeno, Bucareste - David Leventi/Divulgação Ateneu Romeno, Bucareste

Uma música soberana, cenários esmerados e imponentes, figurinos irretocáveis, e um tom de dramaticidade preponderante. Quem vai ao teatro assistir a uma grande ópera geralmente se depara com estes elementos, que caracterizam mais comumente este tipo de manifestação artística. Abrindo um novo ponto de vista sobre essas opulentas apresentações, um fotógrafo registrou este universo a partir do olhar observador do artista que está em cima do palco. No trabalho batizado Opera, David Leventi eleva ao patamar de ator principal, em imagens, um pormenor antes mais considerado um coadjuvante. Não as pessoas, nem a performance – nas óperas mostradas nas fotos, a arquitetura assume o papel central. E esta perspectiva se torna, certamente, tão profunda quanto as outras.

Opéra de Monte Carlo, Mônaco - David Leventi/Divulgação Opéra de Monte Carlo, Mônaco

Em 2007, quando Leventi fotografou, em Bucareste, na Romênia, o Ateneu Romeno, o projeto começou quase que por obra do destino. Um detalhe é que esta é a única imagem que parte do fundo dos espectadores, e não pelo palco. Foi assim que o fotógrafo resolveu procurar e revelar esses locais magníficos. Na série, eles aparecem ecoando o vazio pujante da ópera antes ou depois de acontecer, quando a plateia não preenche seu lugar e os atores não estão em cena. Em destaque, apenas o esplendor arquitetônico pomposo dos teatros.
Teatro Mariinsky, São Petersburgo  - David Leventi/Divulgação Teatro Mariinsky, São Petersburgo

Ao mesmo tempo em que realizava o projeto, Leventi continuava a percorrer um velho sonho de seu avô. Anton Gutman, propriamente dito, foi um célebre tenor dinamarquês que figurava por muitas vezes entre os artistas que atuavam nas grandes Óperas do Estado em Berlim e Viena. Foi, desde pequeno, ouvindo o avô cantar pelos corredores de casa que o fotógrafo adquiriu o gosto pela música clássica. A primeira vez que esteve em uma casa de ópera despertou em Leventi, assim, o desejo de levar Gutman a locais inesperados e desconhecidos para ele, através de seu trabalho.
Palais Garnier, Paris  - David Leventi/Divulgação Palais Garnier, Paris

Sem o auxílio de iluminação apropriada, além das já existentes nos teatros, e sem nenhum equipamento especial, a não ser uma antiga câmera 8x10, o fotógrafo apoiava a máquina exatamente no centro do palco, e iniciou um processo sistemático e incansável que gerou cliques incontáveis. Os registros de Leventi, documentos sobre a beleza epopéica da ópera também sobre o tablado, já alcançaram espaços históricos e consagrados pelo mundo, como o Teatro alla Scala de Milão, o Real Teatro di San Carlo em Nápoles e um dos mais antigos, o Palais Garnier em Paris.
Teatro La Fenice, Veneza  - David Leventi/Divulgação Teatro La Fenice, Veneza

Teatro Bolshoi, Moscou  - David Leventi/Divulgação Teatro Bolshoi, Moscou

Real Teatro di San Carlo, Nápoles - David Leventi/Divulgação Real Teatro di San Carlo, Nápoles

Teatro alla Scala, Milão  - David Leventi/Divulgação Teatro alla Scala, Milão

Tags: arquitetura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023