No ano passado, pessoas de todo mundo envolvidas com o universo das celebridades estavam falando sobre os milhões que Gisele Bündchen e Tom Brady tinham aportado para a construção da nova casa da família em Los Angeles. O furor havia começado antes, quando, durante a passagem de 2010 e 2011, muitas transmissões televisivas mostravam tomadas aéreas da área das obras no palácio de mais de 2 mil m² no bairro de Brentwood, gerando rumores sobre a presença até de uma ponte coberta. Agora, o famoso casal, que já se mudou para a morada recém-construída, quebrou o mistério e agrada os curiosos divulgando detalhes de seu lar, doce lar, na Califórnia, em uma revista especializada em arquitetura.
Gisele e Tom figuram na capa de outubro da publicação Architectural Digest, como o destaque principal da edição. Quem estava esperando um imóvel monumental, opulento, luxuoso, altamente tecnológico e moderno, se depara com imagens de uma casa, mesmo que de grande metragem, confortável e aconchegante, onde eles levam uma vida normal, se é possível essa afirmação. O preceito básico ressaltado pela top model e o jogador de futebol americano ao arquiteto era ter uma casa com cara de casa, sem ambientes que parecem mostruário de loja de móveis. A composição interna deixa de lado peças célebres de design milimetricamente posicionadas para valorizar uma simplicidade conceitual, mesmo que trabalhada com sofisticação estética.
Um dos pontos altos da obra foi a exigência do casal em atender aos preceitos da construção sustentável ao máximo. A residência lança mão de vários componentes ecológicos especificados nos materiais, assim como recursos de reciclagem e reaproveitamento de água e energia. Além de processos de compostagem e um sistema diferenciado de irrigação, também foram instalados dois painéis solares fotovoltaicos (um ao lado do jardim, o outro sobre o telhado da casa), que suprem todas as necessidades energéticas da propriedade de maneira alternativa aos processos elétricos. “Desde o início do projeto, pedimos a todos os envolvidos para torná-lo o mais sustentável possível”, comentou a top na entrevista à Architectural Digest.
As imagens divulgadas na revista mostram, entre outras, o closet da modelo, uma enorme área de ginásio com equipamentos para atividades físicas, espaços ao ar livre para jardinagem (Gisele lembra que 85% das frutas e legumes que a família consome é de cultivo próprio), além da fachada da mansão, adornada por um lago de carpas. O projeto é de autoria do arquiteto Richard Landry, com design de interiores assinado por Joan Benke."Eu gosto de simplicidade e aconchego ", disse Bündchen à revista. “Quero viver em um lugar que seja como uma verdadeira casa , onde você possa colocar os pés em cima do sofá e apenas relaxar", acrescentou. Ainda na publicação, Brady complementou: "Gisele e eu temos oito irmãs ao todo, e há muitas crianças. Nós construímos esta casa como um santuário para a nossa família, um lugar onde podemos desfrutar o momento de estar juntos". Na reportagem, o quarterback do New England Patriots afirmou ainda que eles sabiam que os profissionais envolvidos na concepção da morada poderiam levá-los até onde queriam, “sem impor um olhar de assinatura. Eles entenderam que queríamos uma casa confortável, não uma declaração de estilo".
A história do casal com Los Angeles teve início há cerca de seis anos, quando os dois começaram a fazer excursões regulares para as praias ensolaradas do sul da Califórnia durante a intertemporada da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). Em uma dessas viagens, antes do casamento, em 2009, eles descobriram um lote aberto perto do imóvel que estavam alugando. A paisagem exuberante para o Oceano Pacífico deu a Gisele e Tom a certeza de que aquele pedaço de terra seria sua casa. "Foi importante para nós construir a casa e plantar as raízes de nossa família. Já que gostamos tanto do processo criativo, decidimos começar do zero", lembrou o jogador à Architectural Digest. O casal vive com o filho de três anos, Benjamin, a filha, Vivian Lake, de nove meses, além do filho de Brady, de um relacionamento anterior, John, de seis anos.