Conheça 15 moradas que brindam o olhar com vistas espetaculares

A visão desimpedida para diferentes paisagens é o grande trunfo destes projetos espalhados pelo mundo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/11/2013 11:36 / atualizado em 13/11/2013 10:22 Joana Gontijo /Lugar Certo

Casas incríveis tem elementos muitas vezes inimagináveis para a maioria das pessoas. Mas o que, geralmente, chama mais atenção quando se entra em uma construção daquelas, de tirar o fôlego? Uma boa parcela das respostas certamente será a vista. Aquele horizonte infinito pela janela, que logo de cara brinda quem adentra a morada com a beleza liberta da paisagem, faz querer voar, esquecer de tudo, deixa correr o pensamento apenas pedindo para ser apreciado. O mar, um rio, um lago, as montanhas, a floresta, o jardim, um imenso deserto, ou mesmo o panorama de uma cidade em ebulição. Afinal, quando a arquitetura se abre ao exterior, conseguindo alcançá-lo e entendê-lo, a experiência do habitar chega a outros patamares. O Lugar Certo selecionou 15 projetos que têm como protagonista, em toda sua plenitude, a vista. Inspire-se!

Michelangelo Lacomba/Divulgação

1. Todos os pormenores desta casa de praia na Espanha foram orientados por uma paisagem deslumbrante, que se abre a partir do imóvel de onde quer que se olhe. A imponente beleza do Mar Mediterrâneo, em sua infinidade azul, adentra a construção e se expande no horizonte. Com projeto do arquiteto Michelangelo Lacomba, a casa está localizada na ilha de Formentor, em um terreno rochoso do vilarejo na região de Maiorca. Todos os componentes arquitetônicos e decorativos cedem aos caprichos da localização e da vista impressionante.

Veja as fotos desta casa em Maiorca

_________________________________________________________________________________________________________________

Moscow Sotheby/Divulgação

2. Na frente, apenas o mar, ali bem pertinho. Em um deck aconchegante, escancarado para a imensidão azul, amigos e família desfrutam um encontro descontraído. De dentro do quarto, as amplas portas de vidro permitem a visão estonteante da natureza ao redor, que parece invadir a casa. O cotidiano desta esplêndida residência, também no litoral da Espanha, conta com estes e outros pequenos luxos. Situada entre as rochas de Costa Brava, destacando a imponência do Mar Mediterrâneo, a mansão chama a atenção não só pela paisagem, mas também pela arquitetura de linhas retas, concatenada com as comodidades da vida moderna.

Confira imagens da casa na Costa Brava

___________________________________________________________________________________________________________________

Marcos García/Divulgação

3. Uma construção que se debruça à beira do mar, sobre um penhasco. A paisagem imponente da natureza por si só já justificaria o projeto. Mas a Casa Almare, aberta para a Bahía de Banderas, uma das atrações de um famoso destino turístico no litoral mexicano voltado para o Oceano Pacífico, procura um esmero que transpõe a simples conexão do imóvel com seu entorno. Localizada em Puerto Vallarta, com projeto de 2009 assinado pelo arquiteto Elíaz Rizo, a mansão não deixa de lado as grandes janelas que proporcionam belas vistas, além de pátios abertos que seguem o contorno do terreno em desnível e do generoso terraço no exterior com a sedutora piscina em tom verde-água.

Acesse a galeria da Casa Almare

___________________________________________________________________________________________________________________

Durbach Block Jaggers/Divulgação

4.
Situada na beira de um penhasco de 70 metros de altura, esta casa em Dover Heights, perto de Sydney, na Austrália, proporciona uma visão estonteante do meio circundante. No litoral, livre para a infinitude do mar azul, a construção lembra uma grande caixa em forma de paralelepípedo, mas também prima por desenhos curvilíneos. Com projeto do escritório de arquitetura Durbach Block Jaggers, a Holman House, como foi batizada, busca inspiração em um conceito que vem da arte: uma pintura de Picasso.

Veja mais fotos da Holman House

O privilégio de estar instalada sobre a pedra faz com que a morada se torne um verdadeiro mirante e fique perfeitamente em sintonia com a paisagem natural que, por si só, convida a momentos de puro deleite. A obra O Banhista, do artista espanhol, ganha referência a partir das quatro estacas inclinadas que fazem a sustentação do imóvel, de acordo com os autores. Em dois andares, nasce uma série complexa de espaços interiores que valoriza a fluidez em sua configuração, em que um design sinuoso em arcos, dobras e extensões respondem ao sol, à paisagem e à vista.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Bharath Ramamrutham/Divulgação/Khosla Associates

5. Esta casa na costa da Índia parece ter saído de um cenário de cinema. Localizada em Chowara, uma vila de pescadores em Kerala, no sul indiano, ela agrega um conjunto de características, tanto em relação à arquitetura, quanto na proposta de decoração, que a fazem uma construção majestosa, de beleza peculiar. A obra foi especialmente planejada para chegar até a natureza, vislumbrá-la e experimentá-la. Com projeto do escritório de arquitetura Khosla Associates, a suntuosidade da morada começa logo a partir de sua base colocada no alto de um penhasco de 60 m de altura, que assim já a faz alcançar uma visão maravilhosa para o horizonte que a margeia, adornado pelo Mar da Arábia. Em questões construtivas, o tom imponente continua com a integração de espaços generosos, uma grande cobertura em formato diagonal e a piscina de borda infinita. A prioridade máxima da Cliff House, em termos projetuais, sempre foi abrir o panorama para o mar em todos os ambientes. A casa recebe em abundância o ar, o céu e a visão das águas, sem nenhum tipo de barreira.

Confira imagens da Cliff House

_____________________________________________________________________________________________________________________

© Jeff Goldberg/ESTO

6. Nos Estados Unidos, esta morada nasceu para reverenciar a natureza. Ela permite tirar proveito total da paisagem ao redor, uma região de exuberância singular, sem interferir em quase nada no meio ambiente, criando uma inserção consonante à atmosfera do Arizona. Instalada em uma área conhecida como Deserto de Sonora, a construção lança mão de um conjunto de convicções arquitetônicas diferenciadas, valorizando a conservação de um ecossistema valioso, de encantos múltiplos e quase nunca encontrados, levando a patamares elevados o diálogo com o entorno. O projeto é de autoria do escritório DUST Architects.

Clique na galeria desta casa no Arizona

_____________________________________________________________________________________________________________________

Géraldine Bruneel/Divulgação

7. Erguida em um terreno de 3,1 mil m², com área construída total de 506 m², esta casa de praia em Jbeil, na costa norte do Líbano, foi planejada para abrigar uma família de cinco pessoas e três hóspedes. O meio ambiente do entorno teve suas características conservadas e valorizadas, e é totalmente conectado à morada, batizada de Casa de Praia Fidar. O pavimento mais alto é configurado como uma plataforma, proporcionando uma bela vista para o litoral. Nesta parte da casa, a borda do deck é minimizada, o mesmo que acontece com a tira ao lado, liberando a visão para a natureza. Os terrações suspensos e reduzidos formam um conjunto de condições que dão ritmo e fluidez no deck ao ar livre. Aberturas em janelas envidraçadas estendem a integração com o exterior, e uma piscina com borda infinita se perde no horizonte na área de lazer.O projeto é de autoria dos profissionais do escritório Raed Abillama Architects.

Veja fotos da Casa de Praia Fidar

_____________________________________________________________________________________________________________________

Studio MWA/Divulgação

8.
A casa de férias Porotu Bach, na Nova Zelândia, foi planejada para interferir minimamente no meio, uma região de rica beleza natural. Na costa da baía de Many Coves, em Marlborough Sounds, existia no local um chalé antigo integrando dois lotes particulares que totalizam 4611 m², instalado a aproximadamente 10 metros acima do nível do mar, na área mais baixa do acidentado terreno. Com a remoção total do chalé, surgiu a casa de único pavimento, três quartos, um fechamento simples em madeira, telhado em tom metálico, que se incrusta perfeitamente entre a mata nativa e o mar.

Confira as fotos da Porotu Bach
_____________________________________________________________________________________________________________________

Diego Opazo/Fran Silvestre Arquitectos/Divulgação

9. Uma casa que paira no ar, acima das águas, como uma nave espacial que aterrissou na Terra, chegando de algum lugar do universo. Com esta característica, este projeto em Calpe, na costa leste Espanha, poderia ser comparado às obras de Oscar Niemeyer. As curvas tão comuns nos traços do arquiteto aqui não se aplicam, mas o imóvel também carrega a integração com as formas orgânicas do meio ambiente circundante, em contraste com as linhas retas e o branco da construção. Com concepção do escritório Fran Silvestre Arquitectos, a casa chega à paisagem exuberante do Mar Mediterrâneo, equilibrando-se à beira de um penhasco. Instalada sobre a colina, a estrutura deveria seguir seu contorno natural, e ali não estaria se isso não acontecesse, mas a diferença está exatamente no aspecto que faz o imóvel parecer flutuar.

Confira a galeria da casa no penhasco

_____________________________________________________________________________________________________________________

Vertice Architects/Divulgação

10. O desejo do morador desta casa de veraneio no Peru era de que a visão para o mar pudesse ser apreciada em praticamente todos os ambientes, sendo estes divididos entre a área social como a grande protagonista do projeto e, nos espaços privados, privilegiando conceitos como independência e tranquilidade. Construída em um terreno desafiador e irregular na praia Palillos, no sul de Lima, a Casa Palillos E3 (nome referente ao lote onde está instalada) foi planejada em um conjunto de volumes que evidenciam a paisagem imponente do litoral.

Clique e veja imagens desta casa no Peru

_____________________________________________________________________________________________________________________

One57/Divulgação

11. No coração de Nova York, o condomínio One 57 é uma torre de 90 andares, no número 157 da West 57th Street, do outro lado do Carnegie Hall, com vistas espetaculares para o Central Park. Perto de ser inaugurado, o empreendimento já é um sucesso de vendas. O One 57 será uma das mais altas torres mistas de Manhattan, onde os moradores desfrutarão de exclusivos serviços cinco estrelas. O premiado arquiteto francês Christian De Portzamparc é o responsável pelo projeto e Thomas Juul-Hansen assina os interiores. Nos últimos pavimentos, as coberturas (algumas avaliadas em cerca de US$ 100 milhões) tem como ponto alto a visão desimpedida da cidade, que adentra a habitação pelos generosos panos de vidro e permite apreciar a Big Apple de cima de uma forma privilegiada.

Veja a galeria de torres de luxo em Nova York

_____________________________________________________________________________________________________________________

56 Leonard/Divulgação

12. O renomado escritório de arquitetura Herzog & Meuron, criador de marcos arquitetônicos como o estádio "Ninho de Pássaro" de Pequim e o museu Tate Modem de Londres, redefiniu os padrões para arranha-céus residenciais nos EUA com o 56 Leonard, também em Nova York. Como uma expressão vertical em vidro, com seus apartamentos únicos, a torre de luxo leva o morador a imergir no cenário da cidade e oferece vistas panorâmicas de Manhattan, que alcançam o Oceano Atlântico. O prédio de 60 andares, com 253 metros de altura, na esquina da Church Street com a Leonard Street no Distrito Histórico de Tribeca, conta com 145 apartamentos, cada um com sua planta própria e única, e varanda privada ao ar livre.

Veja a galeria de torres de luxo em Nova York

_____________________________________________________________________________________________________________________

Antonio Zaninovic/Reprodução

13. Em volta, apenas a quietude da mata. Nenhum incômodo com sons do trânsito, de obras ou outros barulhos urbanos. A floresta emana um confortável silêncio, quebrado apenas pelo sussurrar do vento ou de algum pássaro cantante. A casa de janelas e portas de vidro, de baixo até em cima, em todos os ambientes de convivência, deixa entrar muita luz natural durante o dia, e ganha ainda mais graça à noite com uma iluminação cênica bem planejada e eficiente. Do lado de fora, surge uma grande piscina de águas esverdeadas, instalada no deque que se estende para a paisagem. Com estes e outros atrativos, esta residência em Bridle Road, na Cidade do Cabo, África do Sul, é um refúgio de paz e tranquilidade, fazendo um convite ao puro deleite.

Confira as fotos desta morada na África do Sul

_____________________________________________________________________________________________________________________

Stefan Antoni/Divulgação

14. Esta bela mansão à beira do Lago de Genebra, na Suíça, tem a pretensão de ser a morada mais tranquila do mundo. Com grandes janelas que levam a luz e o exterior para os ambientes internos, salas generosas, piscina e spa, ela conta com toda estrutura voltada para o bem-estar e relaxamento, além de uma sala que se desenrola em uma visão inigualável para o lago.

Veja as fotos da mansão na Suíça

_____________________________________________________________________________________________________________________

SAOTA/Divulgação

15. A residência St Leon, na África do Sul, assinada pelo escritório de arquitetura SAOTA e pelo escritório de decoração de interiores Antoni Associates, fica instalada em um local paradisíaco. A mansão está de frente para o mar e as montanhas da Cidade do Cabo. O terreno tem vista para as Montanhas 12 Apóstolos, as Praias Clifton e a Ilha Robben. O projeto valorizou esta localização privilegiada e criou espaços com panoramas únicos, como a área da jacuzzi na parte externa e o pátio da piscina.

Confira a galeria

A piscina é um ponto alto também dentro da casa, já que a parede de vidro reforçado traz o relaxamento da água para o interior. Todos os quartos descortinam o cenário para o mar. Entre os cômodos, estão uma adega, sala de ginástica e o complexo de lazer da piscina. Uma escada escultural integra os ambientes internos desta casa fabulosa.
SAOTA/Divulgação

Tags: paisagem

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023