Tudo no mesmo lugar

Cresce em BH aposta em imóveis mistos, com moradia e comércio na mesma construção

Construtoras investem em empreendimentos que reúnem apartamentos e lojas, facilitando a vida dos clientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/11/2013 07:00 / atualizado em 15/11/2013 11:05 Sara Lira /Estado de Minas
Complexo da Direcional Engenharia em BH compreende hotel, edifício comercial e residencial no mesmo conjunto - Direcional Engenharia/Divulgação Complexo da Direcional Engenharia em BH compreende hotel, edifício comercial e residencial no mesmo conjunto

Moradia e comércio no mesmo prédio. Essa é a principal característica de imóveis com o conceito mixed-use, também chamados de mistos. A alternativa tem se mostrado uma boa opção para quem quer morar perto de lojas que ofereçam serviços variados, de forma que não precise enfrentar o trânsito para comprar produtos ou resolver questões pessoais. De acordo com o presidente da Câmara do Mercado Imobiliário (CMI/Secovi), Evandro Negrão de Lima Júnior, empreendimentos do tipo têm tido uma boa avaliação por parte de incorporadoras e clientes, uma vez que as vantagens são muitas. “O maior benefício é o conforto e também a questão da mobilidade, porque você reduz o trânsito da sua vida. Você pode ter lazer, moradia e trabalho em um só local”, destaca.

Muitos desses prédios funcionam também como apart-hotéis em vez de apartamentos, mas junto, sempre, com as lojas na parte de baixo. Além de aproximar os segmentos comercial e residencial, o diretor da Alpha Sul, consultoria imobiliária, Márcio Tavares Lanna, destaca que o custo do condomínio nesses empreendimentos pode ser mais baixo. “Pode-se diluir um pouco o valor do condomínio nas contas por causa das lojas”, afirma. Lanna diz que condomínios fechados também têm aderido ao conceito misto de serviços. No caso do Alphaville, existe um pequeno centro comercial exclusivo para os moradores. “Empreendimentos mistos facilitam e simplificam a vida das pessoas”, diz. Mas ele ressalta que, embora os mistos sejam comuns, muitas construtoras atualmente optam por fazer os empreendimentos separados.

Ainda assim, as empresas que optam por fazer empreendimentos mistos veem no segmento uma oportunidade de boas vendas. A Patrimar Engenharia vai lançar até dezembro, por meio da construtora Rhadan, o projeto para a construção de um prédio misto no Bairro Cidade Nova, Região Leste de Belo Horizonte. O empreendimento terá 116 apartamentos com dois e três quartos, além de 11 lojas com vagas independentes. “Percebemos que se colocássemos lojas na frente e apartamentos em cima, poderia ajudar a aumentar a rentabilidade no empreendimento. Se há uma tendência de bom comércio na região, é um indicativo de que ela pode receber um empreendimento misto”, pontua o diretor comercial e de marketing da Patrimar, Lucas Couto.

Outra construtora que investiu nessa linha é a Líder, que conta com alguns empreendimentos mistos. Em um deles há cerca de 40 apartamentos e um espaço comercial embaixo com lojas variadas. Outro projeto com características semelhantes está em fase de aprovação. “Não justifica você ficar muito tempo no trânsito para comprar algo se você pode ter um comércio no mesmo prédio que você mora”, afirma o presidente da Líder, Carlos Carneiro Costa.

DESCOMPLICANDO
"Você tem toda a estrutura ali, ao seu redor, e isso para mim é uma melhoria na qualidade de vida que não tem preço" - Roberto Judice, engenheiro civil

O engenheiro civil Roberto Judice mora em um prédio misto há pouco mais de um ano. Na parte comercial há lojas de roupas, uma creperia e um banco. Ele acredita que a maior vantagem é dispensar o uso do carro, pois o comércio está bem próximo. Na opinião de Roberto, os bairros estão se tornando polos comerciais e ele acredita que empreendimentos mistos próximos acabam complementando os serviços para os moradores da região. “Dessa forma, há um mix de lojas que completam a variedade de serviços”, afirma.

Antes de se mudar para o atual endereço, Roberto morava em um local cujo o comércio ficava próximo, mas o bairro apresentava o relevo acidentado, o que dificultava para ir a pé. Problema que o engenheiro não enfrenta atualmente. “Você tem toda a estrutura ali, ao seu redor, e isso para mim é uma melhoria na qualidade de vida que não tem preço.”

Tags: mercado imobiliário

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
alvaro - 18 de Novembro às 09:28
Vão tentar qualquer negocio, p ver se vende, tá tudo encalhado, não comercializa nada, tudo papo furado, fizeram mais do que necessitava, agora c estes preços, não vende

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023