Artistas pintam grandes molduras e criam retratos vivos que brincam com a perspectiva

Trabalho de dupla francesa concebe ilusões de ótica e dá nova vida a construções em ruínas de Saint-Étienne

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/11/2013 07:00 / atualizado em 28/11/2013 11:55 Joana Gontijo /Lugar Certo
Ella & Pitr/Divulgação

O jogo de perspectiva aqui é o grande trunfo. Com a apropriação artística de espaços públicos improváveis, uma dupla de franceses encheu de vida construções abandonadas com a criação de cenários coloridos e extremamente criativos.

Eles pintaram molduras gigantes em paredes degradadas de casas espalhadas pela cidade e convidaram os moradores de Saint-Étienne para posar na frente dos desenhos, formando efeitos únicos a partir de verdadeiros retratos vivos que são possíveis apenas sob um ponto de vista.


Adeptos da street art, Ella & Pitr, também chamados de Papier Peintres, batizaram o projeto de Anamorphoses, o que lembra as divertidas ilusões de ótica que surgem com as pinturas. Em diversas ocasiões, a brincadeira com a posição das pessoas, sempre conversando com outros elementos que ultrapassam a linha das molduras, preenche a cena fotográfica final em composições surreais e, assim mesmo, totalmente agradáveis visualmente e intrigantes à curiosidade do observador.

Explorando, em cada situação, diferentes ângulos, as molduras gigantes - tão bem detalhadas e com o total controle imaginativo sobre as aplicações tão bem planejadas conforme cada superfície - fazem até parecer que há pessoas andando dentro de uma fotografia. O que leva, acima de tudo, a arquitetura em ruínas a um novo fôlego de sobrevivência.

Os artistas completaram as obras como atividade integrante de uma campanha local, escolhendo ambientes urbanos, muitas vezes propriamente na rua, a que eles se referem como “partes esquecidas da cidade”. Dentre os mais de 170 mil habitantes de Saint-Étienne, os modelos, voluntários, aderiram prontamente à iniciativa. Os autores puderam, então, reunir uma coleção de excêntricas imagens, e que agora enchem os olhos do público, de lugares outrora, por assim dizer, mortos.
Ella & Pitr/Divulgação

Em trabalhos anteriores, Ella & Pitr já haviam percorrido algumas regiões da Europa com uma proposta parecida. Depois de aplicar diferentes tipos de desenhos de molduras em muros por diversas cidades, eles também pintavam um recado pedindo para os transeuntes tirarem fotos e enviarem para um e-mail. O sucesso foi tanto que rendeu até um Flickr com mais de 2,8 mil registros. Desde 2010, a dupla passou por localidades como Paris, Lyon, Londres, Veneza, Viena, Berlim, Istambul, Bruxelas, entre outras.
Ella & Pitr/Divulgação

Tags: pintura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023