Ponte recém-inaugurada em São Paulo tem design inspirado na vitória régia amazônica

Estimativa dos envolvidos no projeto é que a construção da estrutura e a entrega da ciclovia beneficiem cerca de 300 mil pessoas, sem atrapalhar o fluxo de embarcações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/01/2014 13:52 / atualizado em 29/01/2014 14:38 CorreioWeb /Lugar Certo
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a expectativa é que a ponte incentive o uso de bicicletas e da rede de transporte público - Bayer Jovens/Reprodução/Facebook De acordo com os responsáveis pelo projeto, a expectativa é que a ponte incentive o uso de bicicletas e da rede de transporte público
Cerca de 15 mil pedestres e ciclistas de São Paulo já podem circular diariamente sobre a recém inaugurada ponte móvel intitulada Friedrich Bayer. Projetada para interligar os usuários entre o bairro do Socorro e a estação Santo Amaro da CPTM/Metrô, a ponte possui um design inspirado na planta amazônica vitória régia.

Bayer Jovens/Reprodução/Facebook
O visual arrojado aliado à tecnologia apresenta, no meio do rio Pinheiros com o canal da represa de Guarapiranga, uma estrutura com duas plataformas circulares metálicas de 18 metros de diâmetro, cobertas de vegetação, completando, ao todo, 90 metros de extensão. Motores elétricos de alta potência permitem que a ponte seja móvel no centro para facilitar a navegação de embarcações, além de ampliar em 2,8 quilômetros a ciclovia que corre ao longo do rio.


O novo equipamento urbano foi projetado pelo escritório Loeb Capote Arquitetura, dos arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote, orçado em cerca de R$ 5 milhões. “A concepção é inspirada na vitória régia. Por isso temos duas ilhas flutuantes”, explica o arquiteto Roberto Loeb, um dos responsáveis pelo projeto.

De acordo com os autores do conceito, a expectativa é que a ponte incentive o uso de bicicletas e da rede de transporte público. Com essa proposta, a intenção é reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera da capital paulista em até 300 toneladas por ano. “O projeto promove a recuperação e transformação da paisagem local”, disse Loeb.

O projeto é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, que teve a construção iniciada em dezembro de 2012. De acordo com os arquitetos, ainda está previsto a integração da obra com a futura construção de um edifício ecológico no local.
Bayer Jovens/Reprodução/Facebook

Tiago Silva/A2 Fotografia

Tags: design

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Rafael - 31 de Janeiro às 08:35
A passagem de pedestres conduz até uma área de mata, que pelo visto não tem visibilidade e nem iluminação. Parabéns pela obra. Vamos aguardar por notícias de assaltos, estupros e homicídios.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023