China vai inaugurar prédio em forma de bule de chá

Construção em Wuxi chama a atenção dos transeuntes e remete à tradição local

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/03/2014 10:58 Joana Gontijo /Lugar Certo
Carlos Barria/REUTERS
Os chineses acabam de ganhar uma obra que pode se tornar mais um marco arquitetônico do país. Será inaugurado, no próximo dia 16 de março, um prédio construído em formato de um bule gigante. Localizado em Wuxi, ao leste da China, cidade pertencente à província de Jiangsu, a estrutura é uma homenagem aos potes e bules de barro vermelho muito comuns na região.


Remetendo ao objeto que está entre os produtos mais populares e tradicionais em Wuxi, um município muitas vezes rotulado como “terra do peixe e do arroz”, o bule alcança a altura aproximada de um edifício de 10 andares, e vai abrigar uma empresa do ramo imobiliário.

A curiosa edificação, que começou a ser erguida em setembro do ano passado, tem chamado atenção de quem passa pelo local. Em reportagem da rede londrina ITN, através de seu canal no YouTube, o morador Jiang Yulin, de 27 anos, se mostrou surpreendido com o projeto. “Quando eu estava dirigindo até aqui, achei que era uma montanha. Quando cheguei mais perto e prestei atenção, vi que é realmente um bule de chá. É enorme e impressionante, além de muito divertido”, respondeu na matéria da jornalista Sarah Kerr.
Carlos Barria/REUTERS
Outros residentes de Wuxi também acreditam que a obra representa bem a cultura local e pode ser, além de um chamativo para turistas, referência e destaque da arquitetura, como em outras cidades chinesas. E os orientais parecem mesmo gostar de projetos com traços inusitados, como os prédios que lembram ceroulas, em Suzhou, uma moeda, na região Nordeste do país, ou em formato fálico, em Pequim. No fim de 2013, em Guangzhou, foi apresentado ao público um edifício que vem sendo chamado de “rosquinha”, por causa do contorno circular com uma abertura central. Essas e outras construções vêm demonstrando a criatividade da China em produzir monumentos que vão muito além da função convencional e, já pelo lado de fora, são uma atração em particular.

Assista ao vídeo:


Tags: china

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
rafael - 07de Março às 12:22
Um marco da arquitetura, mas sem utilidade quase qe nenhuma

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023