Mesmo depois de muito tempo abandonadas, algumas casas ainda resistem com um sopro de vida. Em trabalho artístico, um premiado fotógrafo retrata o que aconteceu com imóveis esquecidos em florestas e que continuam existindo como abrigo, mas não para seres humanos. A série de imagens demonstra como, depois que o homem saiu de cena, esses locais se tornaram moradia para diferentes espécies de animais.
Em The House in the Woods, do finlandês Kai Fagerström, a visão da arquitetura em declínio ganha fôlego novo com a presença dos bichinhos. É sabido que a existência de casas abandonadas não é boa para o meio ambiente, mas essa não é a discussão que cabe aqui. Na perspectiva da arte, a ideia é mostrar como a natureza vai, aos poucos, retomando a posse desses espaços.
Na opinião do autor da obra, os lugares onde vivemos são simplesmente emprestados do meio ambiente. "Eu sou fascinado pela forma com que a natureza recupera espaços que foram, essencialmente, apenas nos dados a título de empréstimo", ressalta Kai Fagerström. Antes, o projeto foi feito apenas como ensaio fotográfico, mas acabou se transformando em um livro. Na publicação, bonitas imagens expõem como a natureza está agindo e modificando o que foi construído pelo homem.
Acesse a galeria e inspire-se!