Sempre limpas

Cortinas e persianas devem fazer parte da rotina de faxina da casa

Limpeza periódica é importante para garantir a saúde dos moradores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/11/2014 07:00 / atualizado em 14/11/2014 15:10 Celina Aquino /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
As cortinas e persianas levam a culpa por toda reação alérgica. Injustamente. A poeira de fato se acumula com facilidade na estrutura posicionada em frente às janelas, mas basta investir em uma manutenção periódica para impedir que as impurezas tomem conta do ambiente. Além de levar o produto para lavar em uma empresa especializada, é recomendado fazer com mais frequência uma limpeza em casa, rápida e simples, para garantir a saúde dos moradores e aumentar a vida útil do material.

Assim como outros itens de decoração, o diretor comercial da Criativa, Leonardo Torres, lembra que cortinas e persianas devem ser incluídas na rotina de limpeza da casa. “Os produtos têm fama de ficar muito sujos porque as pessoas se esquecem de que eles precisam ser limpos no dia a dia. Depois de um ano, a indicação é de que sejam lavados, mas a manutenção cotidiana minimiza os danos do processo de lavagem”, destaca.

Uma vez por semana, utilize o aspirador de pó com bocal de escova para retirar a poeira mais leve da superfície. Em persianas de madeira e alumínio, está liberado usar um pano levemente umedecido em água (produtos de limpeza podem estragar o material). Segundo Leonardo, os movimentos não devem ser muito vigorosos, senão podem danificar as lâminas. O pano úmido é contraindicado apenas para cortinas de tecido, pois causam marcas que correm o risco de não sair com a lavagem. “A pessoa fica meses sem limpar, deixa acumular muita poeira e depois só passa o pano. As partículas passam de um lado para outro e acabam manchando o tecido.”
Leonardo Torres, diretor comercial da Criativa, diz que a manutenção adequada pode aumentar em até 50% a vida útil de cortinas e persianas  - Jair Amaral/EM/D.A Press Leonardo Torres, diretor comercial da Criativa, diz que a manutenção adequada pode aumentar em até 50% a vida útil de cortinas e persianas
De acordo com o diretor comercial da Criativa, a manutenção adequada pode aumentar em até 50% a vida útil de cortinas e persianas. A empresa oferece garantia de cinco anos aos seus produtos, mas normalmente eles não duram nem esse período quando não são adequadamente limpos. “O material fica tão sujo e desgastado que o dono toma pavor e joga fora. Percebo que os clientes preferem não lavar porque não conseguem ficar sem cortina ou persiana. Isso é uma questão de planejamento”, analisa.

PERIODICIDADE

Um dos proprietários da Dr. Lava Tudo, rede especializada em limpeza de estofados, Felipe Alvarenga Santos Ataíde recomenda contratar o serviço de lavagem pelo menos uma vez ao ano. Para quem mora em cidade com clima mais úmido ou próximo a um local de circulação intensa de veículos, o ideal é lavar cortinas e persianas de seis em seis meses. A empresa realiza a lavagem com xampus próprios para cada material e maquinário específico. “Fazemos de tudo para retirar as manchas. Quando não conseguimos, é porque não teria como sair sem estragar o produto”, informa. Em até seis dias, as cortinas e persianas são devolvidas e instaladas em casa. O cliente ganha em comodidade e durabilidade do seu item de decoração.

O serviço da Dr. Lava Tudo custa a partir de R$ 18 o metro linear de cortinas de tecido, com a barra esticada. No caso de persianas, paga-se R$ 3 por lâmina. Felipe ressalta que lavar em casa envolve o risco de danificar o material, já que é necessário usar os produtos adequados e ter cuidado com a secagem para não provocar manchas ou marcas. Além disso, o método profissional requer menos uso de água. “As cortinas e persianas são a separação entre o ar interno e externo e ainda são itens passíveis de proliferação de ácaros, fungos e bactérias, principalmente nas cidades grandes. Para que o ambiente esteja saudável e higiênico, pessoas alérgicas, em especial, devem sempre manter persianas e cortinas limpas”, acrescenta o sócio da Dr. Lava Tudo.

Tags: limpeza

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023