Conheça edificios que desafiam o futuro da arquitetura mundial

Livro retrata construções que revolucionam o que se sabe de arquitetura e inauguram uma nova era

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/03/2015 10:39 / atualizado em 27/03/2015 11:08 Redação /Bonde
Todo mundo em certo tempo é apaixonado por arquitetura, prédios gigantes e diferentes, quase surreais, aqueles que parecem futurísticos e totalmente de outra era, e também os que são todos coloridos. Este é o tema de uma publicação que mostra a revolução que está acontecendo com os projetos arquitetônicos.

O futuro da arquitetura em 100 edifícios
é um livro escrito pelo arquiteto americano Marc Kushner e recentemente publicado pelo TED Books/Simon & Schuster. Na obra, ele teorizou sobre a "nova era da arquitetura", e a descreve como uma época em que os edifícios não serão considerados como abrigos, mas como elementos artísticos, estéticos e inspiradores, como parte  importante para transformar a paisagem urbana. Conheça alguns deles:

1. Arca Nova, Matsushima, Japão

Lucerne Festival Ark Nova/Divulgação
Projetado por Arata Isozaki e Anish Kapoor, esta sala de concertos inflável e móvel é feita de uma membrana de plástico elástico que traz arte e esperança pela terra devastada pelo terremoto no Japão. O local de 500 assentos infla em menos de duas horas e, quando deflacionado, pode mover-se para um novo local na parte traseira de um caminhão.
____________________________________________________________________________________________________
2. Pavilhão Rena, Noruega

Diephotodesigner/Divulgação
A pista de caminhada leva a uma espetacular vista para a cordilheira Dovrefjell na região central da Noruega, lar de alguns dos últimos remanescentes rebanhos de renas selvagens na Europa. Um pavilhão musculoso projetado por Snøhetta convida os visitantes a se aquecer, observando os animais. A estrutura é um exercício de contraste de materiais.
____________________________________________________________________________________________________
3. Metropol Parasol, Sevilha, na Espanha

Fernando Alda/David Franck/Divulgação
Quando os oficiais de Sevilha decidiram substituir o estacionamento e a estação de ônibus no centro da cidade, eles ficaram surpresos ao descobrir ruínas romanas abaixo da superfície. O que fazer? Esta estrutura, por J. Mayer H. Architects, foi concebida para ganhar uma competição internacional. Seu design protege as ruínas, oferece espaço para lojas e cafés e cria uma grande praça pública. Os dispositivos de sombreamento proporcionam alívio do intenso sol da Andaluzia, e os visitantes podem subir até o topo para apreciar uma vista panorâmica da cidade murada. No entanto, o que é mais interessante neste projeto não é a sua forma, mas que ele é feito principalmente de madeira. É a maior estrutura colada na Terra.
____________________________________________________________________________________________________
4. Complexo Social em Alcabideche, Portugal

Ricardo Oliveira Alves/Divulgação
Este complexo habitacional exclusivo para idosos reflete a ênfase cultural de Portugal na qualidade de vida. O componente humano é crucial em cada peça de design de Guedes Cruz Arquitectos, que se baseia em uma cidade mediterrânea - ruas, praça e jardins são uma extensão de cada residência. Telhados translúcidos acendem quando a noite cai, para garantir que os moradores idosos possam se movimentar livremente. E este sistema de iluminação também torna-se crucial em caso de emergência: ao acionar um alarme dentro da casa, a luz do telhado muda do branco ao vermelho, sinalizando que o morador necessita de ajuda.
____________________________________________________________________________________________________
5. Sede da China Central Television, em Pequim, China

Verd Gris/Divulgação
A sede da China Central Television (CCTV), por OMA, combina todo o processo de tomada de TV - administração, produção, transmissão - em um único ciclo de atividades conectadas. A forma do edifício oferece uma alternativa para o arranha-céu tradicional, incentivando atividades de colaboração e oferecendo uma quantidade sem precedentes de acesso do público aos sistemas de produção de mídia da China.
____________________________________________________________________________________________________
6. Pavilhão Deriva, para a Design Miami/2012, EUA

A tenda branca padrão ganha um visual surpreendente com a instalação de tubos de vinil gigantes.
____________________________________________________________________________________________________

Veja mais imagens do livro:

Casa em Madrid - Roland Halbe/Divulgação Casa em Madrid
Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro - Haas & Hahn/Divulgação Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro
Posto de gasolina e parque público na Geórgia - Giorgi Khmaladze/Divulgação Posto de gasolina e parque público na Geórgia
Centro de visitas em parque nacional na África do Sul - Obie Oberholzer/Divulgação Centro de visitas em parque nacional na África do Sul
Hotel na árvore na Suécia - Åke Eson Lindman/Divulgação Hotel na árvore na Suécia
Estação de tratamento em Nova York - Jeff Goldberg/Esto/Divulgação Estação de tratamento em Nova York

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
20 de setembro de 2018
17 de setembro de 2018