Lugar bom para morar

Santa Lúcia se destaca pela diversidade arquitetônica e por espaços de lazer e comércio

Casas, mansões e prédios residenciais se destacam na paisagem do bairro localizado na Região Centro-Sul da capital que, marcado pela beleza da barragem, também é um ponto de encontro querido dos belo-horizontinos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/06/2015 14:07 / atualizado em 01/06/2015 14:15 Ludymilla Sá /Estado de Minas
Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Para quem quer a independência de viver em uma casa, ou a segurança de um apartamento, o Santa Lúcia é uma boa opção. É o que afirma Cássia Ximenes, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI-Secovi/MG). Localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, é muito familiar por natureza, segundo a executiva: “É diversificado, tem tanto casas, mansões e prédios residenciais quanto estabelecimentos comerciais, além de oferecer qualidade de vida ao morador pela barragem, que tem uma bela pista de caminhada, espaço para lazer muito agradável e está ladeado por bons bairros, como o São Bento”.

Talvez o Santa Lúcia seja um dos poucos bairros da capital mineira marcados pela modernidade arquitetônica. “Nele há construções muito arrojadas também, como o Edifício Panorama, onde fica o consulado americano. Ele abriga uma linha arrojada da arquitetura, proporcionada pela Construtora EPO, que investe muito lá. Há, por exemplo, um prédio residencial onde a garagem fica no andar de cada morador. Então, podemos concluir que o bairro é marcado por uma diversidade arquitetônica, pela comunidade da barragem Santa Lúcia de um lado e a exuberância da arquitetura moderna de outro”, afirma Cássia.


O Santa Lúcia também tem outras características interessantes, como a explosão de pequenos malls que transformaram o bairro em ponto de encontro de pessoas de todas as localidades. Um exemplo interessante, segundo a dirigente, é o conhecido Falls Shopping. O Ponteio Lar Shopping, centro de compras especializado em móveis e decoração, está localizado na região. Também há no Santa Lúcia escolas tradicionais e interessantes, como o Instituto da Criança.


O morador do Santa Lúcia encontra tudo de que precisa sem ter de ir muito longe. Na Avenida Prudente de Morais, há uma variedade enorme de comércio, com supermercados, farmácias, agências bancárias, butiques e postos de gasolina. Já na Avenida Raja Gabaglia, é possível encontrar outra variedade comercial, como a de venda de veículos.

Centro de compras especializado em móveis e decoração está na região - Ramon Lisboa/EM/D.A Press Centro de compras especializado em móveis e decoração está na região
Em razão dessa diversidade arquitetônica e de possibilidades, os preços dos imóveis são bem variados. Um apartamento mais antigo, de 34 anos, com três quartos, sem elevador e com duas vagas de garagem, por exemplo, pode custar R$ 520 mil. Outros, com infraestrutura completa de lazer e segurança, estão na faixa dos R$ 3 milhões.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O bairro começou a ser estruturado no início da década de 1970. A abertura da Avenida Prudente de Morais, no período, incentivou não só o crescimento dos bairros existentes, levando ao surgimento de muitos prédios em lugar das antigas casas, como também estimulou a ocupação de novos bairros. Foi o caso do Santa Lúcia.

Pequenos malls transformaram o bairro em ponto de encontro de pessoas - Ramon Lisboa/EM/D.A Press Pequenos malls transformaram o bairro em ponto de encontro de pessoas
Ele era situado na ex-Colônia Afonso Pena e teve seus primeiros loteamentos aprovados em 1928. Apesar disso, sua ocupação não se deu de imediato. Na década de 1940, linhas de bonde começaram a chegar na região e a intensificação de seu povoamento só ocorreu na virada da década de 1960 para 1970, com a construção de vias de acesso ao bairro.

RAIO X

Outro nome
» Fazenda Ilydio Ferreira da Luz

Origem do bairro
» Colônia Afonso Pena

Referência urbana do presente
» Ponteio Lar Shopping

Referência urbana do passado
» Córrego do Leitão

Principais vias de acesso
» Avenida Prudente de Morais, Avenida Raja Gabaglia e BR-356

Linhas de ônibus
» 8103 (Nova Floresta/Santa Lúcia)
» 9101 (Alto Vera Cruz/Santa Lúcia)

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023