TECNOLOGIA

Em busca de inspiração: apps ajudam a repensar os ambientes antes da reforma

Diversos aplicativos, pagos ou gratuitos, auxiliam a repaginar a decoração da casa ou do escritório. Da escolha dos móveis à disposição deles no ambiente, eles são uma mão na roda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/12/2015 16:30 / atualizado em 04/12/2015 16:08 Francelle Marzano /Estado de Minas

O aplicativo Autodesk Homestyler permite que o usuário visualize sua planta em modelos tridimensionais realistas - REPRODUÇÃO DE TELA O aplicativo Autodesk Homestyler permite que o usuário visualize sua planta em modelos tridimensionais realistas
 

Os smartphones servem para qualquer função que se pode imaginar, além de ligações, como registrar anotações, tirar e organizar fotografias, realizar compras, fazer pesquisas, escutar músicas, jogar. O que muita gente não sabe é que existem aplicativos que ajudam na hora de planejar a decoração da sua casa ou escritório, que podem ser pagos ou gratuitos.

Os aplicativos podem auxiliar na escolha dos móveis, das cores, bem como na definição da melhor disposição dos móveis, quadros ou objetos ornamentais. Para ajudar, reunimos uma lista com oito aplicativos que são considerados essenciais para quem quer decorar a casa usando apenas o celular como ferramenta de trabalho.

O primeiro deles, Interior Design, é uma mão na roda para quem procura inspiração. É gratuito e pode ser instalado em qualquer smartphone com sistema operacional Android. Ele ocupa pouco espaço na memória do telefone, com funções práticas e rápidas. O aplicativo apresenta fotografias de ambientes decorados por profissionais e entusiastas e passa informações detalhadas dos produtos utilizados na imagem. O ponto negativo é que os dados são voltados para usuários norte-americanos e pouco úteis para os brasileiros quando se fala em valores e pontos de venda.

 

No Houzz Interior Design é possível filtrar as imagens por tipo de ambiente: quarto, sala de jantar, sala de estar, banheiro e cozinha - REPRODUÇÃO DE TELA No Houzz Interior Design é possível filtrar as imagens por tipo de ambiente: quarto, sala de jantar, sala de estar, banheiro e cozinha


Em segundo indicamos o Houzz Interior Design Ideas. Esse aplicativo está disponível para iOS e Android e exibe um catálogo de fotografias de ambientes internos para você se inspirar. Com ele você começa a pensar em dar um up na decoração da sua casa e repensa a disposição dos móveis nos cômodos. Dá para deixar a casa de cara nova sem gastar nada, apenas mudando algumas peças de lugar. É possível filtrar as imagens por tipo de ambiente: quarto, sala de jantar, sala de estar, banheiro, cozinha. O ponto negativo é que no diretório que disponibiliza itens decorativos e móveis tudo é visto em dólares e as sugestões de lojas também são dos Estados Unidos.

Se você já se inspirou o suficiente para criar um ambiente novo na sua casa, é hora de seguir o próximo passo com o Floor Plan Creator para os smartphones Android ou o Floorplans Pro para o iOS. Os dois aplicativos permitem que você desenhe sua casa e adicione modelos de objetos, criando um leiaute em 2D de como ficará a decoração. É possível usar formas geométricas prontas ou uma caneta para desenhar manualmente o formato do ambiente a ser decorado. O próximo passo é trocar as cores das paredes e do piso, além de inserir objetos e móveis como sofás, cadeiras, janelas, mesas, lâmpadas e quadros. O resultado pode ser armazenado em sua conta no Dropbox, compartilhado nas redes sociais Twitter, Facebook e Google+ ou exportado em arquivo de imagem comum como JPG ou PNG.

 

O Floor Plan Creator para smartphones Android ou Floorplans Pro para iOS permitem que você desenhe sua casa e adicione modelos de objetos, criando um leiaute em 2D de como ficará a decoração - REPRODUÇÃO DE TELA O Floor Plan Creator para smartphones Android ou Floorplans Pro para iOS permitem que você desenhe sua casa e adicione modelos de objetos, criando um leiaute em 2D de como ficará a decoração


Agora, se você não tem muita paciência para ficar mexendo no smartphone, o aplicativo Autodesk Homestyler oferece interface para desktop. É parecido com o Floor Plan Creator, mas tem pontos positivos a mais, como o número maior de itens decorativos disponíveis. Móveis, ornamentos e papéis de parede diferentes. Permite ainda que o usuário visualize sua planta em modelos tridimensionais realistas. É o programa mais profissional da lista. O resultado é o mais próximo do realista e pode ser usado como referência perfeita na hora de colocar os objetos no lugar. O app também permite o compartilhamento de suas criações por meio das redes sociais ou e-mail. O ponto negativo vem no final: ele não permite exportar o modelo 3D como documento e os designers só podem ser visualizados tridimensionalmente na sua própria galeria on-line do serviço.

CORES Se a ideia é pintar as paredes e dar uma repaginada no imóvel todo, há vários aplicativos que podem ajudar. Um deles, o Home Decorator, em inglês, disponível gratuitamente para o sistema iOS, permite fotografar o ambiente e em seguida testar as novas cores nas paredes e nos objetos com apenas um toque. O simulador ajuda muito no momento de trocar a cor do espaço, porém, o tom apresentado na tela do celular ou tablet pode ficar um pouco diferente da cor real da tinta aplicada na superfície.

 

A Suvinil Cores apresenta todo o catálogo de cores da marca e ainda traz uma calculadora, que ajuda a descobrir quantas latas de tinta serão necessárias para pintar o espaço - REPRODUÇÃO DE TELA A Suvinil Cores apresenta todo o catálogo de cores da marca e ainda traz uma calculadora, que ajuda a descobrir quantas latas de tinta serão necessárias para pintar o espaço


O Coral Studio, aplicativo oficial da Tintas Coral voltado para quem pretende usar os produtos da marca, também pode ajudar. O app permite que você visualize todas as paletas de cores disponibilizadas pela Coral, obtendo o nome e numeração da tonalidade exata que você deseja comprar. Isso facilita na hora de ir à loja adquirir a tinta. Com o app é possível conferir dicas detalhadas sobre como aplicar o produto, descrições de cada embalagem, rendimento, limpeza etc.

A Suvinil também disponibiliza um app, o Suvinil Cores, que apresenta todo o catálogo de cores da marca e ainda traz uma calculadora, que ajuda a descobrir quantas latas de tinta serão necessárias para pintar o espaço. O usuário só precisa especificar quantas superfícies serão pintadas e informar a altura e largura (em metros e centímetros) de cada uma delas.

Tags: escritório casa reforma aplicativos decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023