Mudança descomplicada

Para evitar problemas na mudança é essencial listar e embalar tudo corretamente

É importante se organizar, planejar cada passo e listar os objetos encaixotados para evitar dor de cabeça. Também é essencial acompanhar o trabalho da equipe de transporte e comunicar a alteração de endereço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/08/2016 18:38 / atualizado em 20/08/2016 18:50 Gustavo Perucci /Estado de Minas
Engradamento de móveis é fundamental para proteção do que for transportado - Utilar Mudanças/Divulgação Engradamento de móveis é fundamental para proteção do que for transportado
Quem passou por isso sabe: não existe mudança fácil. Mesmo se for de um imóvel para outro na mesma rua, o trabalho é grande. Parece simples: embalar, transportar e, depois, colocar tudo no lugar. Mas, durante todo o processo, muitos problemas podem ocorrer. Para evitar que pertences sumam ou sejam danificados, é essencial se organizar, listar tudo o que foi encaixotado e, principalmente, embalar tudo corretamente. Acompanhar todos os passos da equipe de transporte também.

Antes de partir para a casa nova, algumas pendências devem ser resolvidas. Com algumas semanas de antecedência, solicite o desligamento de serviços como água, luz, gás, telefone, TV a cabo e internet. Se possível, já peça e agende a instalação e o religamento dos mesmos no novo endereço. Algumas empresas trabalham com prazo longo, por isso é importante se informar e deixar tudo encaminhado.

Comunicar a mudança de endereço é outro serviço burocrático que, se feito com antecedência, poupará dores de cabeça. Empresas de cartão de crédito e bancos, companhias de seguros, escolas e universidades, INSS, revistas e jornais. Todos devem ser informados da troca de residência. Assim, evita-se que assinaturas não cheguem à casa nova e, principalmente, que contas deixem de ser pagas, gerando multa. Se for sair de um prédio, informe o síndico ou o porteiro, para que possa alertar os Correios, armazenar as as correspondências que ainda chegam na casa antiga e avisar sobre elas.

Outra dica importante é, ao sair de um imóvel, mudar a titularidade das contas de água e luz. Se o novo morador ainda não estiver definido, peça o corte dos serviços. Amigos, familiares e contatos profissionais, se for o caso, também devem ser comunicados.

Embalar corretamente os móveis evita qualquer tipo de dano na hora da mudança - Gladyston Rodrigues/EM D.A Press - 23/05/2007 Embalar corretamente os móveis evita qualquer tipo de dano na hora da mudança
Veja algumas dicas que o Estado de Minas separou para você para passar pela mudança sem grandes problemas. Não se esqueça, também, de fazer o seguro da nova residência.

SEM PROBLEMAS
Veja algumas dicas para evitar dor de cabeça na mudança


» ORGANIZAÇÃO
A organização é imprescindível para evitar surpresas ao chegar na nova casa. Sabe aquela papelada que há meses espera sua atenção? Aproveite a mudança e acabe com as pendências do dia a dia. Saber onde cada móvel ficará, o que vai em cada uma das caixas, quais delas serão abertas primeiro e o que é essencial num primeiro momento poupará tempo e trabalho na hora de colocar tudo no lugar. Desenvolva uma lista de responsabilidades de cada um dos membros da família e prazo para cada etapa. Outro fator importante é verificar se serviços de luz e água já estarão disponíveis no local para a instalação de todos os objetos.

» PESQUISA
Quando a mudança é grande, é necessário contratar uma empresa especializada para o transporte dos móveis e caixas. Assim, faça, no mínimo, três orçamentos. Além do preço, é importante analisar com cuidado cada contrato. Se a quantidade de material a ser transportado é pequena, o serviço de carreto pode ser contratado. Só que, nessa situação, é recomendável acompanhar toda a acomodação dos pertences no veículo para evitar que algumas peças sejam danificadas e que tudo está seguro para o transporte.

» LIMPEZA
Antes de entrar na nova casa, faça uma limpeza geral em todos os cômodos e armários. Assim, após toda a movimentação da mudança, o serviço será menor e alguns pertences como utensílios de cozinha, materiais de limpeza e roupas estarão com seus lugares devidamente preparados para acomodação. Dedetize o imóvel antes de se mudar.

» ANÁLISE PRÉVIA
Certifique-se de que as medidas de ambientes, portas e corredores do novo lar são compatíveis para receber os móveis. No caso de apartamentos, em algumas ocasiões será necessário o içamento. Aproveite e veja se tudo está em perfeito funcionamento na nova casa: luz, tomadas, portas, registros. Saber onde vai cada móvel e caixa também é importante para que a equipe de transporte já deixe tudo em seu devido lugar, evitando trabalho posterior.

Arte EM
» DESAPEGO
Acumular itens sem necessidade só ocupa espaço. A mudança, então, é uma excelente oportunidade de avaliar tudo o que você tem e o que realmente precisa. Aproveite a seleção e doe os itens desnecessários. Além de ganhar espaço em casa, você faz uma boa ação.

» MONTAGEM E DESMONTAGEM
Alguns móveis precisam ser desmontados e montados em seu novo lar. Se a tarefa é simples e você consegue realizá-la sozinho ou com a ajuda de amigos, ótimo. Mas se não há segurança, contrate pessoas especializadas para realizar esse serviço, evitando danos nas peças. Não se engane, pois o gasto extra dessas horas pode ser vantajoso. Garanta, também, que os móveis sejam embalados com cuidado.

» EMBALANDO
Algumas empresas até oferecem o serviço de acondicionar em caixas seus pertences. Mas, na maioria das vezes, esse papel é seu. Roupas, louças, objetos de decoração, eletrodomésticos, brinquedos... Tudo deve ser bem embalado para evitar danos. Chegar na casa nova e ver que o jogo de jantar herdado da avó está todo quebrado tira a alegria de qualquer um. Por isso, arme-se de jornais velhos, papelão, plástico-bolha, sacolas plásticas, caixas, pincel atômico e bastante fita adesiva. Marcações como 'frágil' e 'este lado para cima' são extremamente importantes para o correto manuseio das caixas pela equipe de transporte. Marcar o nome do cômodo onde cada uma vai também ajuda na organização.

» LISTAGEM
Esta é das partes mais chatas da mudança, mas essencial. Liste cada caixa com um número (anotado na parte exterior) e o que tem dentro de cada uma. Objetos avulsos também devem ser listados e checados na entrega.

» HIGIENIZAÇÃO
Faça uma limpeza completa na geladeira para evitar contratempos durante o transporte e, ao chegar no destino, já estar pronta para ligar. Alimentos perecíveis, abertos e congelados devem ser armazenados corretamente. Uma dica é se planejar e tentar deixar a geladeira o mais vazia possível, evitando desperdício de comida. Também é importante já levar fogão, micro-ondas, cortinas, persianas e tapetes higienizados.

» COMUNIQUE
Se for mudar de um edifício para outro, é necessário entrar em contato com o síndico de cada um deles para se informar sobre as regras dos condomínios a respeito de mudança. Informado sobre as convenções internas, marque o horário em cada destino. A utilização do elevador de serviço para mudanças, por exemplo, normalmente só é liberada com reserva. Respeite as normas e esteja presente durante o carregamento e descarregamento do caminhão.

» KIT SOBREVIVÊNCIA
Depois de todo caos da mudança, você provavelmente vai querer tomar um banho, comer e, principalmente, ter uma boa noite de sono. Por isso, separe alguns itens essenciais em uma mala que vai ficar com você: roupas, toalha, papel higiênico, sabonete, escova de dentes, copos plásticos, papel-toalha... Avalie bem e veja quais serão suas necessidades.

» DESEMBALANDO
Depois de tudo encaixotado e transportado, é hora de desembalar e pôr a casa em ordem. Antes, avalie as prioridades, separe o que deve ser liberado primeiro e mãos à obra!

Tags: Estado de Minas Lugar Certo equipe de transporte objetos encaixotados fazer mudança planejamento de mudança mudança descomplicada

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
24 de maio de 2018
29 de abril de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura