Reforma bem planejada

Organização e planejamento ajudam na hora do quebra-quebra no imóvel; saiba como fazer!

Antes de iniciar o quebra-quebra do imóvel, é importante organizar todas as etapas, a compra de material e o descarte do entulho, além de embalar os pertences e liberar espaço para as obras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/09/2016 17:54 / atualizado em 05/09/2016 20:26 Gustavo Perucci /Estado de Minas
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press 4/12/2010
Poeira, quebradeira, barulho. Até se realizar, o sonho da casa perfeita demanda muito trabalho e pode render uma bela dor de cabeça. Para quem decide reformar sem sair do imóvel, muito mais. Mesmo que o ideal seja deixar o local livre para a realização da obra, quando não é possível, existem formas de atenuar o sofrimento durante o processo. Só não pense que existe fórmula mágica: é preciso organização, minucioso planejamento dos passos de cada alteração e, acima de tudo, muita paciência.

O primeiro passo de qualquer reforma é fazer um levantamento do que deve ser mudado e contratar profissionais da área para o desenvolvimento e, se necessário, aprovação do projeto e para tocar a obra. Definidos esses pontos, é hora de pensar no planejamento de todas as etapas da reformulação (que a empresa ou engenheiro responsável pode ajudar muito), logística de recebimento de material e depósito e descarte do entulho. Até aí, procedimento padrão de toda reforma bem pensada. A grande diferença entre quem fica ou sai de casa começa momentos antes da quebradeira começar: na hora de embalar os pertences e liberar o espaço.

Mexer só em um cômodo ou na casa inteira. Atualizar rede elétrica e hidráulica ou só alterar o visual externo. O tamanho da intervenção vai ditar o volume de trabalho que a família terá. Se a ideia é reformar a casa inteira sem sair dela, será preciso muito esforço para que nada estrague e a residência possa, simultaneamente, abrigar equipe de obra e moradores. “A dica básica é dividir a casa em duas partes. Uma para a equipe trabalhar e outra reservada, para a família. Não é fácil, principalmente na hora que a poeira começa a tomar conta de tudo. Mas existem formas de isolar cômodos, com a utilização de lonas e os velhos panos de chão úmidos no pé da porta”, indica Celso Azevedo, engenheiro especializado em reformas residenciais.

Definido qual área será liberada para a reforma e qual será destinada à família, é hora de organizar os ambientes. É preciso pensar que há a necessidade de guardar os pertences que sairão do local da obra, um lugar para depósito de material de construção e outro para a pessoa/família. Uma dica do engenheiro é embalar tudo o que não for necessário dos cômodos que serão alterados. Sacos plásticos e caixas de papelão bem vedadas ajudam a evitar que a poeira suje os pertences. Se a casa não tem espaço suficiente, alugar um depósito pelo período é boa alternativa.

“É importante a família entender que não dá para levar uma vida normal com uma reforma em casa. Separe o que precisar para as necessidades básicas e encare o período com paciência. Vai ter poeira mesmo, barulho... Não tem como evitar”, completa Azevedo. Depois que a primeira parte da residência estiver pronta, é hora de arregaçar as mangas e mover tudo de lugar para a próxima etapa. “Lembre-se que, depois de toda a confusão, o esforço valerá a pena”, brinca.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press 4/12/2010
ALTERNATIVAS Azevedo aponta que existem recursos que diminuem o impacto da obra em casa, mas que, pelo tipo de construção mais comum no Brasil, é impossível evitar a quebradeira. O engenheiro esclarece que cada caso é diferente, mas algumas alternativas facilitam a vida das famílias. É possível, por exemplo, assentar um piso novo em cima do antigo. “Mas essa não é a solução ideal. Para que o serviço seja feito com qualidade, é preciso retirar o piso antigo, refazer o contrapiso e assentar o novo acabamento. Existem alguns atalhos que podem custar caro no futuro. Se a casa tem taco, mesmo que empresas ofereçam o serviço, não recomendo assentar nada em cima. Nem laminado. Em alguns casos, o resultado pode ser satisfatório. Por isso é importante a presença de profissionais qualificados para avaliar e ajudar a pessoa a tomar a decisão mais acertada”, alerta.

No caso de fazer sinteco, por exemplo, existem empresas que já oferecem o serviço de raspagem sem pó. Não é que a casa vai ficar livre da poeira, mas aspiradores ligados às lixadeiras diminuem a quantidade que vai para o ambiente. Também já existem alternativas ao produto mais comum no mercado, sem cheiro e de secamento rápido.

Opção pouco comum no país, mas que vem ganhando mercado no Brasil, são as paredes em drywall. Alternativa à alvenaria, combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso acartonado ou cimentícias, agilizando a reforma e evitando o quebra-quebra. Facilidade de reparos também é ponto positivo do recurso muito utilizado no exterior. “O drywall ainda tem custo cerca de 20% maior que o da a alvenaria convencional, mas vantagens como manutenção e logística da obra compensam, além de gerar menos entulho”, afirma Azevedo.

Outra dica do engenheiro é tentar ajustar, ao máximo, o horário da reforma com o da rotina dos moradores. Com um cronograma bem pensado em conjunto com os profissionais envolvidos, é possível atenuar o incômodo da família sem atrasar a obra. “Tenha cuidados com o que não vai sair da casa e você não quer que estrague. Piso, bancadas, pias. Tudo deve ser devidamente protegido, com plástico bolha ou papelão. Alertar a equipe sobre a necessidade de cuidado com certos elementos e monitorar a forma como trabalham é a melhor forma de se garantir”, afirma. Busque trabalhar com profissionais que conheça ou tenha boa referência. A organização da obra está diretamente ligada à forma como eles atuam.

Arte EM/Lelis
SEM (MUITO) ESTRESSE
Vai reformar a casa sem sair dela? Veja algumas dicas para atenuar o impacto da obra na rotina da família


» PROJETO E PLANEJAMENTO
Antes de começar qualquer quebradeira, tenha em mãos o projeto completo da reforma, com planejamento de etapas alinhado às necessidades dos moradores. É importante pensar quais cômodos da residência serão alterados primeiro, onde guardar os pertences e o que será feito quando a obra avançar.

» EMBALAR
Manter uma rotina normal durante a reforma é impossível. Separe uma quantidade boa de roupas e outros itens essenciais para o dia a dia. O resto, principalmente dos cômodos que passarão por obra, deve ser embalado com cuidado, evitando, assim, que a poeira suje tudo. Lonas, sacos e caixas plásticas e de papelão são as melhores alternativas. Se for pôr tudo dentro de um armário que ficará exposto ao quebra-quebra, forre-o com lona e fita crepe. Com essa organização, evita-se, também, que algum pertence suma ou seja danificado, deixando tudo pronto para voltar ao lugar depois da reforma.

» ONDE GUARDAR?
Esvaziar uma cozinha, closet, sala ou quarto pode não ser fácil, ainda mais em apartamentos pequenos. Se for possível, pense bem na organização durante a reforma e evite acumular muito peso num mesmo local. Se a casa não comportar, procure um guarda-volumes. Assim, móveis e pertences ficam protegidos.

» CRONOGRAMA
Converse com os envolvidos na reforma e os informe sobre os horários da família. Assim, é possível montar um cronograma adequado à rotina dos moradores e às necessidades da obra. Não pense que isso vai acabar completamente com o incômodo, mas pode aliviar a família em alguns momentos.

» PROFISSIONAIS ORGANIZADOS
Por mais qualificada que seja a mão de obra contratada, é importante optar por profissionais caprichosos, cuidadosos e organizados. Busque referências, procurando saber se o trabalhador ou equipe costuma deixar a área de trabalho muito bagunçada. Solicite, também, a retirada do lixo acumulado ao fim de cada jornada. Sem o entulho em casa, diminui-se o risco de acidentes e a quantidade de poeira.

» ALTERNATIVAS
Converse com o arquiteto ou engenheiro contratado antes de começar a obra, buscando alternativas de métodos e materiais que evitem muito quebradeira e, ao mesmo tempo, agilizem a reforma sem, no entanto, afetar a qualidade do resultado final. Um dos procedimentos que gera mais bagunça e incômodo em uma obra é quebrar o piso. Para minimizar esse transtorno, uma alternativa é o assentamento de piso sobre piso. Mas é preciso avaliar as condições do piso velho com um profissional especializado para ver se a possibilidade é viável. Outra alternativa que facilita bastante o final da obra é trocar a pintura por papel de parede. Além de ser opção bonita e com ótimo custo/benefício, a aplicação do papel é prática, rápida e infinitamente mais limpa do que a pintura. Em vez de levantar a parede de alvenaria, o drywall, mesmo mais caro, é opção mais ágil, com a vantagem de ter fácil manutenção.

» SURPRESAS
Quem passou por uma reforma sabe: sempre surge um ou outro imprevisto. Por isso, é bom ficar preparado. Conte com esses contratempos e trabalhe a paciência, pois reformas com surpresas envolvem atrasos, gastos adicionais, mais quebradeira e retrabalho. Com um bom planejamento, imprevistos podem ser minimizados. Mesmo assim, tenha jogo de cintura para lidar com qualquer dificuldade que apareça.

» LIMPEZA E PACIÊNCIA
Obra faz sujeira e várias etapas do processo geram muita poeira. Por isso, se estiver em casa durante a reforma, aumente a quantidade de dias de limpeza, principalmente nos cômodos onde a família vai ficar. O trabalho pode até dar a impressão de pouca efetividade, mas evita o acúmulo de poeira, garantindo melhor qualidade de vida durante todo o processo. Passe pano no piso e nos móveis. Deixe um pano úmido no pé da porta. Se necessário, faça uma proteção com lona. Mas a dica mais importante é ter paciência, saber se adaptar ao período e exigir ajuda de todos da casa.

Tags: reforma Estado de Minas Lugar Certo liberar espaço para as obras embalar os pertences descarte do entulho compra de material etapas da obra quebra-quebra do imóvel

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023