A primeira impressão

Fachada de um empreendimento evidencia o estilo dos proprietários

A frente do imóvel também valoriza os traços arquitetônicos das áreas externa e interna

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postado em 17/12/2017 18:10 Herlane Meira* /Estado de Minas
San Giuseppe, novo residencial do Grupo EPO, contempla fachadas em porcelanato aerado, textura especial para áreas externas e esquadrias de alto padrão  - EPO/Divulgação San Giuseppe, novo residencial do Grupo EPO, contempla fachadas em porcelanato aerado, textura especial para áreas externas e esquadrias de alto padrão
A fachada é o cartão de visita de qualquer imóvel, seja ele residencial ou comercial. Ela pode ser clássica, moderna, sofisticada, clean ou pós-moderna, não importa. Por meio de um projeto bem planejado, além de evidenciar o estilo e a personalidade dos proprietários, a fachada é capaz de valorizar os traços arquitetônicos da área externa e “conversar” harmoniosamente com a parte interna.

 Para o gerente de projetos do Grupo EPO, Alexandre Simão, a fachada é o primeiro impacto de um empreendimento. “A fachada de um empreendimento, seja ele comercial ou residencial, é um conjunto de informações, uma somatória de projetos, materiais, arranjos e tecnologia. É o grande chamariz para conquistar o cliente”, afirma.

Na hora de projetar uma fachada, alguns requisitos são considerados fundamentais e devem ser levados em consideração. Segundo Alexandre Simão, o projeto é que vai definir tudo o que uma fachada precisa ter, como a escolha dos materiais, a orientação solar, que depende da localização do empreendimento, e o público-alvo, entre outros.

 Mais do que um aspecto puramente estético, a fachada é um reflexo do que será encontrado dentro do imóvel, destaca o gerente de projetos do Grupo EPO. “É preciso refletir na fachada o conceito do empreendimento e da construtora, inovando nos materiais e no aprimoramento das técnicas construtivas. Afinal, o mercado de revestimento dá cada vez mais liberdade para o arquiteto criar”, observa Alexandre.

IMAGEM CONVIDATIVA

Em empreendimentos comerciais, a fachada é o primeiro elemento de comunicação entre a empresa e seu público-alvo. É preciso ter uma imagem convidativa, sem poluir demais o visual, e criar uma composição que seja adequada e atrativa ao cliente, independentemente do tipo de negócio oferecido.

De acordo com Evandro Negrão de Lima Jr., presidente da My Mall, que atua há cerca de cinco anos na incorporação, administração e operação de street malls em Minas Gerais, fachadas de imóveis comerciais precisam investir em visibilidade e realçar os principais atributos de um imóvel. “O cliente precisa ver o que há dentro do estabelecimento, ver se é fácil estacionar e se tem o que ele precisa”, avalia.

O presidente da My Mall também acredita que alguns pontos podem prejudicar um imóvel comercial, seja como fator externo ou interno. “Viadutos, favelas e presídios são alguns exemplos de aspectos naturais em torno de um imóvel que podem prejudicar um empreendimento. No aspecto interno, temos a má projeção”, ressalta.

LANÇAMENTO

O mais novo empreendimento do Grupo EPO, o San Giuseppe Residencial, é um exemplo de empreendimentos que aliam de forma harmoniosa e inteligente a parte externa e interna do imóvel. O projeto, elaborado pela Sito Arquitetura, contempla fachadas em porcelanato aerado, textura especial para áreas externas e esquadrias de alto padrão.

"Esses elementos vão ajudar a compor uma fachada moderna, bonita e harmoniosa. O San Giuseppe Residencial foi criado para oferecer conforto e comodidade aos moradores desde o projeto, passando pelas escolhas dos materiais e culminando na qualidade da obra, seja nas áreas de uso comum, nos apartamentos ou nas fachadas, enfim, em todos os detalhes", explica o gerente de projetos do Grupo EPO, Alexandre Simão.

O San Giuseppe Residencial será erguido na parte mais nobre do Bairro Serra, Região Centro-Sul da capital mineira. Situado na Rua Carolina Figueiredo, 79, o residencial de quatro quartos terá fácil acesso às principais vias da cidade, além de estar próximo ao Minas Tênis Clube, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Mercado do Cruzeiro, supermercados, faculdades e escolas.

Os apartamentos terão sala para dois ambientes (estar e jantar), varanda, cozinha, área de serviço, elevadores sociais e medição individualizada de água e gás. O residencial vai contar, ainda, com área de lazer completa para atender ao gosto de todas as famílias, com academia, salão de festas, churrasqueira, playground, piscina infantil e adulto, sauna e quadra poliesportiva.

Para proporcionar conforto aos moradores, o empreendimento terá aquecimento da água a gás, além de infraestrutura para ar-condicionado. Para garantir a proteção dos moradores, o San Guiseppe vai contar com sistema de segurança integrado.

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram
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