A primeira impressão é a que fica

Informações confiáveis e compatíveis com o imóvel apresentado ajudam a atrair o cliente

Consumidor ainda exige fotos e vídeos virtuais para complementar a descrição

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postado em 15/01/2018 15:09 Herlane Meira* /Estado de Minas
Apartamento organizado aumenta as chances de o cliente se encantar - Marcos Vieira/EM/D.A Press - 1/4/15 Apartamento organizado aumenta as chances de o cliente se encantar

A arte de vender um imóvel vai muito além de saber o que o cliente pode pagar. É saber oferecer o que ele precisa. Para tornar esse processo mais rápido e eficaz existem alguns artifícios que podem ser usados para deixar as casas e apartamentos mais atraentes. Cássia Ximenes, presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), acredita que o primeiro passo na hora de vender um imóvel é preparar um ambiente atrativo, principalmente durante a visita virtual.

 “Hoje, o cliente faz visitas virtuais e tem urgência de informação. A primeira coisa é entender o que esse cliente precisa. As informações disponíveis sobre o imóvel precisam ser confiáveis, compatíveis com que o imóvel apresenta, seja do ponto de vista de área, como tamanho, descrição, localização e documentação, seja a parte visual. Fotos com qualidades e vídeos atraem muito mais o consumidor na hora de marcar visita presencial no imóvel”, explica a presidente da CMI/Secovi-MG.

Cássia Ximenes, presidente da CMI/Secovi-MG, lembra que é importante preparar ambiente atrativo na hora de vender - Carlos Olimpia/Divulgação Cássia Ximenes, presidente da CMI/Secovi-MG, lembra que é importante preparar ambiente atrativo na hora de vender
Segundo ela, algumas ferramentas de marketing estão sendo muito utilizadas pelas imobiliárias para oferecer resposta rápida ao cliente. “As empresas precisam apresentar um diagnóstico bastante informativo com o estado atual daquele imóvel e dar retorno imediato para o possível comprador. Por isso, muitas imobiliárias estão investindo em inteligência artificial, que possam responder às dúvidas dos interessados, mesmo que seja de madrugada ou um domingo”, afirma.

Além de oferecer atendimento personalizado, com agilidade e transparência para o comprador, o imóvel precisa estar preparado, como se fosse receber a visita mais importante do mundo, conforme destaca a presidente da CMI/Secovi. “Mesmo que essa visita seja de forma virtual. Pequenas ações que possam atiçar todos os sentidos do cliente faz, sim, muita diferença na hora de fechar negócio”, revela Cássia. É possível impressionar o cliente durante a visita na internet por meio de ferramentas, como óculos de realidade virtual. Um ambiente preparado e decoração específica são estratégias que vendem o imóvel sem decepcionar o cliente, mesmo quando ele visitar pessoalmente o imóvel vazio”, completa.

IMPACTO

Para Adriana Amaral, Relações Públicas da Silvio Ximenes Netimóveis, é na fase da visita que o comprador realmente se encanta com o imóvel. “Tudo que o possível comprador visualizou anteriormente em determinado site precisa se confirmar. Tudo tem de ser excelente na etapa da visita.”

Ela acredita que algumas pequenas ações podem ser o diferencial na hora que o cliente entra em um imóvel. “Algumas técnicas que podem fazer a diferença na hora de negociar é quando o imóvel está mobiliado. Mesmo que aquela mobília não acompanhe a locação ou a venda, a imagem consegue agradar o cliente. Ele se imagina ali no ambiente, vivendo ali dentro”, garante Adriana.

FERRAMENTAS

Técnicas como o chamado home staging – reorganizar e preparar os ambientes para as fotos e as visitas – deixam o ambiente agradável para os visitantes e até mesmo são capazes de despertar o interesse por meio das fotos no anúncio. O termo home staging significa “encenação da casa”, literalmente. Como prática, consiste em tornar o imóvel o menos personalizado possível, de modo que ele fique mais atrativo ao maior número de potenciais compradores.

“Algumas dicas são certeiras na hora de receber cliente para visitar um imóvel. Alguns corretores têm até alguns truques, como chegar antes do cliente no ambiente, abrir as janelas e as cortinas para ventilar e permitir iluminação natural. Até as lâmpadas podem fazer a diferença nessas horas. A temperatura de cor deve ser considerada na escolha das lâmpadas, para que o corretor tire o máximo de proveito da iluminação dos ambientes. As amarelas tendem a deixar o espaço mais aconchegante do que as brancas, que dão a impressão de ser um ambiente mais frio”, ressalta Adriana Amaral. “São técnicas que causam boa impressão ao visitante. Afinal, a primeira impressão é a que conta”, finaliza.

ARRUME A CASA

Confira algumas dicas que podem ajudar a deixar o imóvel mais atraente na hora da venda:

» Mantenha os espaços organizados

Quando o futuro comprador ou locatário de um imóvel tem o primeiro contato com o ambiente, ele vai imaginar como seria sua rotina no local. Por isso, a imagem de um espaço organizado é fundamental, afinal, ninguém gosta de bagunça. Prime pela organização dos cômodos, tanto para as fotos quanto para receber os visitantes interessados.

» Invista em ambientes neutros

Despersonalizar os cômodos, essa é a regra. Objetos pessoais podem desviar a atenção do interessado no imóvel, por isso, retirar esses itens pode ser importante para que o visitante consiga visualizar melhor a sua casa. Além disso, essa ação ajuda a preservar a sua privacidade e a de sua família.

» Desperte a memória afetiva

Pode parecer um tanto curioso, mas assar um bolo antes de receber o visitante pode tornar a sua casa mais aconchegante e, com isso, mais atraente. A ideia é ativar a memória afetiva e fazer com que o possível comprador ou locatário saia da residência com uma lembrança positiva.

» Armazene os objetos acumulados

Com certeza, você deve ter pela casa algum ou alguns itens que ocupam mais espaço do que deveriam e, com isso, acabam atrasando os planos de reorganizar um cômodo. Se você está pensando em vender ou alugar seu imóvel, essa é a hora de investir em um espaço de armazenamento.

» Capriche nos anúncios

Fotografar o imóvel com boa iluminação, organização em dia e aproveitando espelhos para transmitir a ideia de profundidade, pode ser ótimo caminho para o sucesso na transação. Além disso, publique um anúncio com todos os detalhes positivos do imóvel. Não deixe de mencionar benefícios da localização, áreas de lazer em caso de condomínios e, ainda, as ações de benfeitorias que foram feitas em sua residência ao longo dos anos. Quanto mais detalhes, melhor.

Fonte: MetroFit

 * Estagiária sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

Tags: imóveis locação venda

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