Com a sua cara

Imóveis personalizados fazem com que o comprador adquira um serviço exclusivo

Cliente poderá adequar o espaço da forma que melhor atenda às necessidades. Essa é uma aposta das construtoras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
O cliente pode escolher cada detalhe para ter um apartamento diferenciado e do jeito que sempre sonhou. Alterações no imóvel ainda na planta garantem maior economia e valorização do bem - Gustavo Xavier/Divulgação O cliente pode escolher cada detalhe para ter um apartamento diferenciado e do jeito que sempre sonhou. Alterações no imóvel ainda na planta garantem maior economia e valorização do bem

Construir uma casa do jeito que sempre quis e decorar cada ambiente da forma que achar melhor é a realização de um sonho. Principalmente quando é possível escolher cada detalhe. A preocupação em atender os desejos e necessidades dos compradores de imóveis é interessante na visão das construtoras e incorporadoras, com isso, algumas empresas abrem oportunidade para que o futuro morador faça alterações no apartamento desde a planta.

O mercado imobiliário vem apostando na personalização como forma de deixar o imóvel com a cara do futuro inquilino. O diretor de Incorporação da Katz Construções, Athos Bernardes, conta que a demanda é muito grande nessa tendência de imóveis personalizáveis, principalmente nos mercados premium e de luxo. “As pessoas querem ter a sua casa como sempre sonharam. E esse mercado está crescendo bastante, é uma forte tendência. Quando a construtora oferece possibilidades para o cliente ter unidades singulares e diferenciadas, isso agrega significado para o sonho”, comenta.

Segundo Athos Bernardes, há três razões básicas para o aumento dessa demanda: “Primeiro é que naturalmente se economiza muito com essas alterações na casa durante a obra. Podemos citar também a valorização do imóvel por ter aspectos diferenciados dos outros. Uma outra razão é a alta liquidez, por ser um imóvel único, e na hora de revender ou alugar o imóvel há um fluxo maior”.

“Quando os clientes nos procuram, tentamos entender o produto padrão e o perfil do cliente. Com base nesses dados, oferecemos alguns kits”, destaca Athos. O cliente passa a ser uma peça importante na hora de moldar o novo lar. “Além de acabamentos, louças e metais personalizados, é possível alterar o leiaute da planta. Pode se oferecer cozinhas abertas, fechadas, americanas, cozinhas integradas com a sala. Há também a possibilidade de diminuir o quarto para aumentar a sala, juntar os quartos para se ter um dormitório maior”, diz.

"Quando as alterações são feitas na planta, a construtora já entrega do jeito que o cliente planejou. Não tem a necessidade de fazer reformas extras, o que é um incômodo e adia o sonho da moradia" - Athos Bernardes, diretor de Incorporação da Katz Construções
Uma das vantagens em optar pelas alterações direto com a construtora ainda na planta é o conforto de não ter que gerenciar reformas depois que o apartamento estiver pronto. “Quando as alterações são feitas na planta, a construtora já entrega do jeito que o cliente planejou. Não tem a necessidade de fazer reformas extras, o que é um incômodo e adia o sonho da moradia”, analisa Athos.

 Porém, tudo tem um preço. Essa comodidade pode ser sinônimo de custo mais elevado entre fazer essa personalização com a construtora ou por conta própria. Por isso, é importante pesar o que será melhor e a relação custo/benefício. “O preço varia em relação aos pacotes oferecidos, há upgrades sem custo nenhum e também customizações bem mais intensas, mas em geral não passam de 10% do valor imóvel”, finaliza.

CUIDADOS

Essa personalização ainda é uma forma de se precaver de erros e evitar situações desagradáveis em todo o processo da obra. “Quando a obra não está em execução é mais simples projetar os ajustes. Se a personalização é depois da obra pronta, é necessário algumas medidas externas, como verificar se o ajuste não impactará na estrutura do prédio”, destaca Guilherme Vargas, engenheiro da Hauz Engenharia, empresa de construção personalizada do Grupo Katz.

Uma obra personalizada exige um atendimento exclusivo e transparente com o cliente. Quando se lida com pessoas, uma comunicação entre as partes é essencial. “Um imóvel personalizado vai além da escolha do que será utilizado ou colocado em cada ambiente. Inclui transparência, confiança, respeito a prazos e gestão, sem qualquer tipo de complicação. Por isso, escutar o cliente, compreender o que ele precisa e executar um planejamento bem definido é imprescindível”, comenta o engenheiro. 

Gustavo Xavier/Divulgação

Guilherme Vargas aconselha que para uma reforma feita em construção já pronta é preciso ter os pés no chão e foco. “A pessoa tem de entender o que ela deseja e ver se o projeto é viável. Estabelecer um valor de custo e não extrapolar. E ficar de olho para que o projeto não saia do foco.”

Além disso, personalizar um imóvel exige um projeto com responsabilidade técnica e controle dos processos de execução da obra. “Um imóvel customizado é único, pois tem tudo que foi desejado pelo proprietário, mas, ao mesmo tempo, quando não é bem conduzido, ou não é construído com matéria-prima de qualidade, ou não é bem planejado, a pessoa pode ter, por exemplo, problemas com custos, descumprimento de prazos e necessidade de reparos futuros”, alerta.

Outra vantagem da personalização apontada pelo engenheiro é a da garantia do imóvel e o acompanhamento constante do projeto. “Quando o cliente não pode ficar monitorando a obra de perto, a comunicação é importante. Costumamos oferecer um relatório fotográfico da evolução do projeto para que o cliente veja o andamento da obra. Ele tem que saber o que está sendo investido no projeto e aprove todas as mudanças”, finaliza.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram

Tags: imóveis personalizados decoração construção tendência

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
15 de julho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura