Mudança total

Obra revitaliza estúdio de garagem abandonado para ser um loft confortável e minimalista

A reforma foi completa e o desfecho é de fazer saltar os olhos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/04/2018 13:33 / atualizado em 05/04/2018 13:39 Joana Gontijo /Lugar Certo
David Foesse/Atelier Wilda

Menos luxo, mais aconchego. Viver de maneira simples, desapegada, aproveitando ambientes reduzidos e, ao mesmo tempo, eficientes. A relação com o morar tem se transformado nos últimos anos, fazendo nascer uma nova forma de encarar e se relacionar com o lar. Essa é uma das grandes tendências da atualidade e premissa básica em projetos de arquitetura inovadores.

A ideia se reproduz pelo mundo, como nessa intervenção em um estúdio de um artista em Paris. O local estava abandonado e foi o alvo para a total revitalização comandada pela empresa francesa de design Atelier Wilda. Agora, o espaço se tornou amplo e arejado, e é a vivenda de uma família. A reforma finca o pé na certeza de que, ainda que modestos, recintos pequenos têm potencial, se trabalhados com boas alternativas.

David Foesse/Atelier Wilda

David Foesse/Atelier Wilda

David Foesse/Atelier Wilda

O desenho original foi alterado por inteiro, chegando a um efeito incrível. Todos os forros e as antigas paredes existentes foram removidos, restando presentes somente os elementos estruturais. A fachada ganhou várias janelas, e a construção recebeu móveis planejados, seguindo um tom estético minimalista.


O leiaute compacto não influencia no conforto. Agora funcionado como um loft, a obra abre-se generosa na área de estar. Também um tanto extensa, a cozinha aparece com bancada linear e numerosos armários. As primeiras vigas em madeira que foram mantidas permitem que a luz natural avance delicadamente pelas janelas. O banheiro, por sua vez, fica logo na parte posterior da escada, estreito, mas muito bem articulado.

David Foesse/Atelier Wilda

David Foesse/Atelier Wilda

Prático, o planejamento do lof t não abre mão da versatilidade. Pensada para armazenar objetos, sentar e subir, a mobília do interior é para lá de funcional. A dificuldade em especificar uma escada de tamanho convencional foi solucionada com a colocação de uma escada com degraus alternados. Há dois dormitórios, um situado no térreo, seguinte à cozinha, e o outro ocupa o mezanino, equipado com uma cama de casal e uma mesa dobrável, que pode ser utilizada como escritório.

Renovação total

De acordo com o canal online Contemporist, a estrutura inicial tinha 50 metros quadrados e foi erguida nos anos 1950, no começo uma garagem. Pelos idos da década de 1970, o espaço foi convertido para ser um estúdio de arte. Até então, a construção contava com uma singela cozinha, um quarto e um banheiro. Em 2014, o estúdio, que à época já era da filha do proprietário, começou a ser usado como um cômodo para receber hóspedes, porém estava praticamente largado. Um tempo depois, a mulher resolveu reformar o ambiente para ser um loft para alugar, e aí foi o momento em que contratou os profissionais do Atelier Wilda para tomar frente à obra.

Antes e depois da reforma - David Foesse/Atelier Wilda Antes e depois da reforma
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023