Do jeito que o cliente quer

Casa feita sob medida tem como diferencial exclusividade e economia

A possibilidade de ter um imóvel personalizado é uma grande vantagem na hora de optar por uma casa projetada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/08/2018 15:37 / atualizado em 29/08/2018 15:41 José Alberto Rodrigues* /Estado de Minas
Casa do empresário Filipe Geraldes, de 31 anos, que foi personalizada como ele sempre sonhou - Uarlen Valério/Divulgação Casa do empresário Filipe Geraldes, de 31 anos, que foi personalizada como ele sempre sonhou

A construção da casa própria é a realização de um sonho para grande parte das pessoas. Melhor ainda quando há possibilidade de personalizar o imóvel e deixá-lo do jeito que sempre desejou. “Mas, além dessa vantagem, a casa feita sob medida pode ser bem econômica”, afirma Guilherme Vargas, sócio-administrador da Hauz Construções Personalizadas, empresa do Grupo Katz.

O diferencial das casas planejadas começa quando se analisa o custo por metro quadrado de construção de uma casa, incluindo o lote, em comparação ao preço de venda de apartamentos na planta. “Normalmente, o valor do metro quadrado de apartamentos novos é superior ao da construção de uma residência unifamiliar. Outro ponto é que, quando a pessoa opta por construir, ela pode negociar, por exemplo, o preço de cada matéria-prima e da mão de obra. Além disso, se em um mês os recursos financeiros estão mais apertados, o ritmo da obra pode ser reduzido e retomado quando a pessoa desejar”, comenta Guilherme Vargas.

A exclusividade é também uma das principais vantagens para quem projeta a própria casa. “É possível pensar, por exemplo, em cada detalhe do banheiro, como será a sala, se vai querer uma adega, onde ficará a sauna. Cada espaço pode ser pensado. O grau de detalhes é bem alto, indo desde sistemas de aspiração de pó nos rodapés até a climatização de diversos ambientes”, destaca.

De acordo com o administrador, além de o custo de construção, mais a compra do terreno, por metro quadrado, ser inferior ao valor de venda de apartamentos com o mesmo nível de acabamento, o fato de a casa ser projetada já abre espaço para gerar economia. “A economia em cada área também vai de acordo com o que o cliente quer e deseja, pois até isso é personalizado. A construtora que executa os projetos deve investir em tecnologia e ferramentas de gestão modernas para garantir o perfeito andamento das obras, a transparência e a qualidade de seus serviços. Isso certamente gerará um menor custo no valor final da construção.”

VIVÊNCIA

A personalização da casa dos sonhos e uma expectativa de economia fizeram com que o arquiteto e empresário Filipe Geraldes, de 31 anos, buscasse esse serviço. “Morar em casa sempre foi um desejo familiar. Ter uma casa grande para a família e receber os amigos sempre fez parte dos nossos planos. Poder fazer a casa de acordo com as nossas necessidades, desejos e gostos foi o grande diferencial na hora dessa escolha.”

É importante pensar ainda que quando se investe em qualquer imóvel ou terreno, é fundamental observar a localização, o potencial da região, a infraestrutura do entorno. “Segurança e localização próxima da cidade foram os principais pontos que observei para a escolha do local”, afirma o arquiteto.

Os principais desafios que o empresário teve foram alinhar as expectativas com a realidade, tamanho dos cômodos, cozinha, área externa e principalmente com o orçamento disponível. “Ter bons profissionais participando do projeto e principalmente da execução foi fundamental pra deixar o projeto mais econômico. Os modelos de gestão e execução da construtora foram o grande diferencial.”

Guilherme Vargas afirma que todos esses fatores são imprescindíveis na hora da comercialização e sem dúvida poderão contribuir para aumentar o poder de venda no futuro. “Por isso, é essencial ter o apoio de uma empresa especializada em construção, que planeja a obra e faz a gestão da mesma. Quando, por exemplo, o objetivo do comprador é fazer uma casa sob medida para morar por pouco tempo e logo depois vender, tudo será feito de acordo com isso. Desde a escolha do terreno até a forma como será estruturada a casa. A personalização é específica até nisso”, pondera.

INVESTIMENTO

Para quem sonha em projetar a sua própria casa, a primeira atitude é contratar um arquiteto que consiga compreender os pedidos e desejos do proprietário da casa. Em seguida, contratar uma construtora de confiança para auxiliar com a contratação de projetos complementares, como estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros e, posteriormente, executar o projeto.

"Quando a pessoa opta por construir, ela pode negociar, por exemplo, o preço de cada matéria-prima e da mão de obra. Além disso, se em um mês os recursos financeiros estão mais apertados, o ritmo da obra pode ser reduzido e retomado quando a pessoa desejar"- Guilherme Vargas, sócio-administrador da Hauz Construções Personalizadas, empresa do Grupo Katz
“Somente empresas confiáveis, com profissionais qualificados, podem garantir as melhores técnicas construtivas, o uso de materiais de qualidade na construção do seu imóvel, o respeito ao meio ambiente e à legislação. E isso, lá na frente, vai fazer muita diferença, garantindo que seu imóvel tenha mais tempo de durabilidade e a qualidade que você sonhou”, analisa Guilherme Vargas.

“O que recomendamos é ter atenção na hora de escolher o terreno para construir, na hora de planejar a obra, nos recursos que pretende investir, entre outros, para evitar problemas com custos, descumprimento de prazos e necessidade de reparos futuros. Por isso, é importante ter uma empresa qualificada para dar todo o suporte na hora de construir”, comenta o administrador em relação aos cuidados na hora de escolher o serviço.

Uma obra personalizada exige um atendimento exclusivo, que soluciona, evita problemas e que cumpre o que é combinado. “Executar a obra é a finalidade do nosso trabalho, mas o objetivo principal é entregar a casa pronta, do jeito que o cliente sonhou, sem qualquer tipo de complicação, por isso escutar o cliente, compreender o que ele precisa e executar um planejamento bem definido é imprescindível”, argumenta.

ALIADA

Para o administrador, as construtoras devem estar sempre atualizadas às mais recentes novidades do mercado. “Uma das tecnologias utilizadas pela Hauz é o Building Information Modeling (BIM), sistema de modelagem que está na vanguarda dos projetos de construção. Diferentemente do desenho usual em 2D, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D, mais fáceis de assimilar e que fornecem informações aprofundadas sobre cada detalhe das construções. É fundamental utilizar o que há de mais moderno em técnicas de construção, pois dessa forma podemos oferecer ao cliente um imóvel de qualidade e com os detalhes que ele sonhou”, ressalta Guilherme Vargas.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2018
15 de outubro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura