Saiba o que pode valorizar seu imóvel para venda ou aluguel; Confira 7 dicas

Para um imóvel ser valorizado ou desvalorizado, é importante considerar aspectos como localização, segurança, comércio local e documentação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/05/2019 10:18 / atualizado em 30/05/2019 11:21 Estado de Minas


KlausAiresAlves/Pixabay

 
Antes da compra ou venda de algum imóvel, é essencial pensar em fatores que podem depois valorizar ou não a residência. A lei da oferta e procura é um dos principais fatores. No entanto, devemos ter muito cuidado pois não é porque um imóvel é raro que ele vale mais; às vezes, isso pode ser até um fator limitante. Muitas vezes os atributos intangíveis tendem a produzir uma melhor relação de valorização no bem imóvel.
 
“São muitas características que podem influenciar diretamente no valor de um imóvel e tudo vai depender de qual é a finalidade destinada a ele e também do tipo de público que esse imóvel será destinado. Sendo assim, cada um terá as suas particularidades que contribuirão positivamente para uma maior valorização”, explica o diretor-geral do Grupo Realibras/Conspar, Eufrásio Humberto Domingues.
 
Cunha afirma ainda que, muitas vezes, o acabamento de um imóvel pode ser mais importante para um locatário, por exemplo, do que a própria localização. “Há várias questões relativas nesse contexto, mas o mais importante é buscar informações que construam um perfil desse imóvel para atingir clientes com aspectos correspondentes e assim conseguir um resultado satisfatório de valorização na hora de alugar ou vender."
 
 
1 – Bairro
A localização não é o único ponto a ser levado em consideração, mas ainda assim é fundamental para que um imóvel seja mais valorizado. Portanto, imóveis mais afastados do Centro geralmente costumam valer menos, enquanto os mais próximos de comércios e avenidas principais valem mais. Porém, é preciso se atentar aos pontos positivos e negativos de cada um deles.
 
2 – Móveis e armários embutidos
Caso ele seja destinado à locação, este pode ser um ponto de grande valorização, já que existe a comodidade do locatário não ter todo o trabalho de levar os seus móveis ou comprar novos. Inclusive, tem sido uma tendência e oportunidade alugar imóveis já mobiliados. Por outro lado, se a finalidade desse imóvel for a venda, os móveis e armários embutidos podem causar o efeito contrário, já que a maioria das pessoas que buscam comprar um imóvel querem dar um toque pessoal ao lugar, uma vez que irá ficarão nesse local por mais tempo.
 
3 – Planta
Alterações no projeto e planta original de um imóvel podem levar à desvalorização, principalmente no caso de um que será colocado à venda, uma vez que as possibilidades de novas mudanças se tornam mais restritas. Por outro lado, esse ponto não tem muita influência em imóveis destinados à locação.
 
4 – Documentação
Independentemente da finalidade e perfil de comprador ou locatário do imóvel, a documentação sempre deve ser olhada com atenção. É importante que ela esteja regularizada, já que quaisquer pendências nesse caso costumam gerar muita burocracia e custos, o que faz com que muitos desistam do negócio, principalmente se for no caso de compra.
 
5 – Segurança
Imóveis localizados em áreas e até mesmo cidades com altos índices de criminalidade, com casos recentes de roubos e assaltos, tendem a ser desvalorizados. Atualmente, é muito mais fácil ter acesso a esse tipo de informações, portanto fique atento para escolher um local seguro.
 
6 – Opções de transporte
Novamente, o perfil do comprador ou locatário determinará a valorização ou desvalorização do imóvel quando a questão é o transporte público, isso porque o acesso a estações de trem e metrô ou corredores de ônibus, por exemplo, tende a ser um ponto mais valorizado por pessoas de média e baixa renda. Por outro lado, nem sempre essa proximidade é tão benéfica por conta de aspectos como trânsito, circulação enorme de pessoas e barulho por períodos mais longos. Mesmo assim, imóveis localizados no entorno são mais valorizados.
 
7 – Vista
A vista de um imóvel pode fazer com que ele seja valorizado ou não, principalmente no caso de apartamentos, mesmo aqueles que estão no mesmo empreendimento. A vista e a iluminação natural que entra nos cômodos é um fator levado em consideração. Um apartamento com as janelas voltadas ao prédio vizinho, por exemplo, onde a luz natural é bloqueada, certamente valerá menos do que os que não têm.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023